07 abril 2017

Óculos: Amigo ou Inimigo do Make?

Como usuária de óculos (miopia e astigmatismo, quem mais tá no meu time?✋), é comum receber pedidos para gravar um vídeo de maquiagem especial para quem usa óculos. Nunca saiu do forno porque sempre tinha uma pauta mais quente em cima ou mesmo mais querida, especialmente pela questão principal para mim: não querer perpetuar o estereotipo de quem quem usa lentes corretivas não pode usar a maquiagem que bem entender.

Claro que compreendo que as armações escondem certos visuais, como esfumados trabalhados, e certas lentes podem até mesmo deformar de certa forma os olhos e isso pode pedir certas adaptações de sua parte na maquiagem. Sem contar os desafios que se apresentam para quem tem graus altíssimos e sofre na hora da aplicação no geral. Em contrapartida á esses argumentos, também é certo que as armações podem conferir um interesse visual á mais no seu rosto e até mesmo trabalhar em conjunto com seu make para elevar a intenção dele!

Então, eis a questão: óculos, amigos ou inimigos do make?


As Armações Como Parte da Obra



Recentemente temos visto uma tendência, importada do Japão e da Koreia, de pessoas que não precisam de correção na vista usando armações apenas pelo fashion statement. Sempre tivemos a percepção de que armações evocam adjetivos como nerd, intelectual, mas hoje em dia elas começam a ter as mais diversas conotações - da moderna á sexy - bastando saber escolher. 

Entendo que para alguém cuja visão pessoal jamais envolveu esse acessório, a idéia de estar preso aos óculos possa ser horrível, mas há aqui muitas possibilidades interessantes de usa-los como elemento compositor do look. Há até mesmo a possibilidade, para aqueles cujo grau já está estabilizado, de ter um pequeno acervo de dois ou três pares: talvez um para cada humor ou tipo de roupa? Eu, apesar de amar meus óculos e considera-los praticamente perfeitos parra mim, adoraria ter a estabilidade e um dia somar á eles talvez uma outra, bem vintage e trocar nos meus looks mais pinup. E um dia uma terceira, redondinha, metálica e delicada para visuais de moda Lolita. 

Mas até ai, mesmo com apenas um em mãos, escolhi o modelo que combinava com tudo no meu mundo (cor de rosa, dã). No meu caso, o tom é neutro o suficiente para ir com todos os as cores de roupas ou de maquiagem que uso, o que considero ideal para uma única armação. Antes dela, durante anos, tinha tentando escolher looks estilo "não uso óculos" e sempre me senti envelhecida pela falta de personalidade deles: minha arma aqui foi colocar minha personalidade diretamente em um par que era moderno de linhagem, mas romântico em tons, degradê (uma paixão) em seu entorno para não pesar no meu rosto que é menorzinho e admitir que SIM, preciso deles. 

Por quê digo isso? Porque, se sua maquiagem combina com sua personalidade e ambos combinarem com sua armação, tu já terá ai uma tríplice harmônica. Seu trabalho será reduzido em buscar cores complementares e a técnica de make que irá de fato aparecer e favorecer seu olhar. 


Independente da atmosfera que você queira invocar com suas roupas e look no geral, sempre há uma armação que combine contigo. 




O Make Que Não Aparece


Por mais que suas armações sejam o amor da sua vida, a continuação natural do seu rosto e você as ame mais do que sorvete com cobertura de Nutella, há aquele momento em que você as amaldiçoa: o olho esfumado. O delineador tudo bem, sabemos conviver e ele costuma casar bem com a maioria dos óculos e um truque já manjado é adaptar o gatinho para conversa com sua armação: se ela for mais puxadinha para cima, fazer o mesmo com ele fica super equilibrado, por exemplo. Mas e o olho conceitual, e os delineador gráficos, e se você quer ser a Cleópatra dos século XXI?

Se você é abertamente uma auto-maquiadora experimental e sabe que todo final de semana vai chorar se não puder misturar todos os tons de preto até reescrever as teorias do Stephen Hawking nas suas palpébras e criar até as estrelinhas sendo puxadas para o buraco negro no cantinho interno, aconselho pensar em armações maiores que não irão cobrir tanto da sua obra prima. O grande x da questão é o tamanho delas vs. seu rosto, mas leve em consideração que se você usa-las com seu make trabalhado o resultado final dará simetria diferente do que seria quando você está de cara lavada. Nesse caso, é muito delicado o balanço e recomendo que não cruze a linha do desproporcional para que não seja esquisito o resultado nos dias em que seu rosto ficar só no protetor solar. 

Não deixe os óculos te impedirem de ser livre: olhe tanta mulher linda arrasando no olhar poderoso, esfumado, colorido, delineado e ainda colocando suas armações!


Armações menores dão menos espaço para brincar, sim. Isso é um fato e não há nada que possamos fazer para mudar. Se sua intenção com o make é fazer um mega olhão, é preferível ter o espaço maior para que seja possível enxergar; e então, seus óculos serão a moldura valorizando todas aquelas sombras lindas.

Mas não tema caso você seja toda pequenucha e goste de miudezas: e os glitteres e purpurinas, minha gente? Se jogue neles. Tente Focar em esfumados mais centrados na raíz dos cílios, inferiores e superiores. Não é só de mega côncavos que se faz o make. 

O moral da história é: existe sim, espaço - tanto físico, no seu rosto, quanto criativo e inspirador - para usar todos os tipos de maquiagem com seus óculos. 


Dicas Práticas 


  • Suas sobrancelhas importam mais do que nunca quando você está de óculos. Enquanto que as armações emolduram seus olhos, as sobrancelhas emolduram as armações. Preencha-as, retire os pelinhos que resolveram causar um distúrbio á paz e se necessário visite um profissional para remodelar para um formato mais harmônico ao seu rosto.
  • Primer é fundamental aqui: recomendo inclusive usar um de sombras, mais poderoso que os de rosto, nos cantinhos onde os óculos encostam no seu nariz, para evitar que sua base saia de lá! Ele também irá impedir que sua sombra saia do lugar. 
  • Muita gente fala para dispensar o alongamento dos cílios quando se usa armações, mas eu diria que enquanto as pestanas não estão batendo nas lentes, tá tudo certo. Inclusive, raros são meus pares até de cílios postiços que me causam esse incômodo. No entanto, ainda assim, prefiro os modelos de postiços que dão mais volume do que os super alongados: nada pior do que piscar e sentir eles batendo, urgh! 
  • Maquiagem a prova d'água é um must para quem sofre com o abafado que as lentes causam. Procure as hipoalergênicas que você ganhou na loteria e ainda por cima tem olhos sensíveis. 
  • Quando quiser criar um visual super harmônico, coordene algo no seu make com a cor da sua armação se ela for colorida. Para mim, isso é super fácil: batom rosa, alguém? 
  • Se seu grau te impede de se maquiar com facilidade, tente achar óculos para maquiagem. Sei que a [quem disse, berenice?] oferece uma armação que você só precisaria ir na ótica colocar seu grau correto, e você ai pode fechar um olho e trabalhar com tranquilidade e enxergando no outro. Pesquisei e existem outras opções no mercado, inclusive em ópticas. 
  •  Agora, se você não curte usar seus óculos na hora do make e nem quer usar uma espelhinho de mão (meu método preferido, apesar de não ter grau tão alto), minha dica é buscar pinceis de cabo curtinho: eles te permitem chegar super perto do seu espelho! A Pink Gloss tem o Kit Travel com a Andreza Gourlart que é show para isso. 
  • Lentes para miopia diminuem os olhos, então se você quiser aumenta-los mais, tente usar lápis claros na linha d'água mesmo em visuais mais escuros. As que corrigem hipermetropia, pelo contrário, aumentam eles: ai, é legal dar uma ligeira e escurecida mesmo que seja no canto externo, caso isso te incomode

E se tudo mais falhar e você realmente não quiser usar óculos... lentes de contato. Apesar de amar minhas armações, vario entre ambos! Não é crime as vezes se sentir melhor com um ou outro, contanto que não se sinta escrava apenas por causa da questão do make: saiba que os produtos de beleza estão aqui para te empoderar, inclusive trabalhando em conjunto com as suas necessidades práticas do dia. 

Se você optou por utilizar armações ao invés de lentes por qualquer razão que seja, não tem que se sentir entre a cruz e a caldeirinha por causa dos seus looks de make: eles estarão sempre contigo, basta ter criatividade e um pouco de ousadia para sair daqueles ditados populares dizendo que "não podia". Sempre pode: basta usar seu estilo, criatividade e algumas dias mais mão na massa para que tudo dê certo e o resultado seja mais lacrador do que nunca! 



Comente com o Facebook:

Um comentário

  1. Bate aqui que temos os mesmos problemas de visão ✋👊

    Hj minha armação é mega aparente, mas a última antes dela era super discreta e mesmo assim bem jovial, eu amava e só troquei pq infelizmente ela descascou após uns 3 anos de uso - só trocava as lentes.

    Eu tbm adoraria ter várias armações, mas minhas lentes precisam de toda a tecnologia antireflexo e protetora solar, daí são mega caras. Mesmo motivo pelo qual não uso lentes de contato, pq elas não trazem esses benefícios que preciso e pq são mais caras pra mim já que meu astigmatismo é maior que minha miopia e lentes para corrigi-lo são especiais.

    Mas eu gosto muito dos meus óculos, amei a dica do primer de olho no nariz!

    Bom ver que voltou a escrever no blog!

    To sempre te acompanhando e amando em tudo ❤❤❤💜💜💜

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.