21 março 2015

MariResponde #1: Tamanho do Canal, Meu Blog e Meu Público

Acho que algumas perguntas do #MariResponde terei que sair escrevendo bíblias, porque se não existem umas que dariam vídeos enormes... Acabou de ter uma na minha página do Face que já recebi outras vezes, escrita de outros modos, por outros meios, mas sempre divagando sobre um tema que merece uma resposta. Então vamos lá:

A pergunta (da @Aliny Cruz): 


"Mari, te acompanho desde de inicio, e vejo que muitas blogueiras se inspiraram em vc pra começarem a fazer vídeos. Eu adoro os seus vídeos, te acho superrrr e fico um tanto inconformada por outras blogueiras terem mais inscritoss que vc. Como vc se sente quanto a isso?"

#MariResponde: 


Claro que não é lá a melhor coisa do mundo, mas consigo ver porque isso aconteceu. Uma parte da culpa é minha, por só ter pego o canal seriamente depois de uns dois, quase três anos, já iniciado. Algo que também me culpo é porque durante muito tempo não entendi quase nada de marketing e de como isso funciona e impulsiona o canal. A outra parte, que sei que é fora do meu controle, é que meu público foi e sempre será diferente do público padrão de quase todas as blogueiras grandonas.

O que é diferente? A faixa etária, ao invés de mais novas (embora também tenha mais novas) é parecida com a minha, dos 18 aos 25. Essa faixa não é tão ligadona em blogs quanto as mais novas, abaixo dos 18, que são um público gigantesco. Outro ponto é que sou um tanto "nem lá, nem cá": entendo de moda mainstream, mas não sou lá muito mainstream. Entendo de moda alternativa e posso segui-la, mas não estou ligada tão pouco em tendências alternativas quanto meu estilo mais "fofo" não costuma ser levado em consideração como alternativo. Logo, tem gregos e troianos ai que não consigo agradar: as pessoas que querem o mainstream, as pessoas que querem o alternativo pesadão.

Outro fator decisivo que só passei a prestar atenção em tempos mais recentes: blog. Canais do Youtube grandes de maquiagem, moda e beleza cresceram muito² tendo blogs. Meu blog sempre foi deixado de lado por mim mesma e isso sem dúvida me colocou para trás também.

Esse ano, que estou com apenas o blog e o Youtube como responsabilidades profissionais (coisa que não ocorreu no passado - hoje, pela primeira vez, eles são 100% a minha fonte de renda), estou me dedicando mais ao canal, tendo uma agenda fixa e me dedicando também mais ao blog. Isso se deve ao meu desejo de correr um pouco atrás nessa "corrida maluca", mas também ao tempo que agora tenho disponível para por as mãos na massa quanto à isso.

Independente disso tudo, serei sincera com vocês: não tenho pretensão ou achismo de que serei uma blogueira giganteeeeeesca como algumas são. Não por não acreditar no meu potencial, na qualidade do meu conteúdo ou qualquer motivo do gênero! Não, não: acredito na minha capacidade e sei que estarei sempre melhorando para vocês e por mim também. Aqueles dois pontos - da faixa etária e do público mais "especializado" - sei que continuarão me deixando para trás. Não irei ficar me transformando para conseguir abraçar todos os públicos diferentes - acho que isso me levaria à perder a essência - embora obviamente me interesso e me empenho em alcançar o maior número possível de pessoas. No final do dia, minha intenção é capturar todas as pessoas que se identificam comigo, com meu estilo ou com a mensagem que quero passar.

E, posso falar? Meu público, sendo menor que muitas, e ainda sendo grande de muitas maneiras, é o melhor que já vi por ai. Não recebo haters, praticamente (se é um por mês, tá muito ainda!). Recebo uma quantidade de amor tão sincero, tão genuíno, tão especial; e que, ao meu ver, vem de uma conexão singular que tenho por ser eu mesma. Valorizo demais cada uma de vocês e valorizarei sempre quem entrar no meu time. Pode ser que nunca alcance número enoooormes, mas sou muito feliz com a fidelização de público que tenho e com o engajamento de vocês. Não troco por nada!

Quero continuar crescendo, sim. Quero correr atrás das partes que deixei para trás por culpa minha, sim. Mas também não quero me dedicar à esse trabalho apenas por sonhos de grandeza ou "pseudo-fama". Isso vai contra tudo que me proponho a realizar na vida; nem é falando só de trabalho. Embora seja extremamente frustrante ter sido uma das pioneiras do meio e ter sido deixada para trás, não culpo ninguém além de mim mesma por isso. Mas, claro, é algo que pode causar frustrações e que já me deu até mesmo dúvidas sobre continuar nesse caminho.

Meus planos profissionais atuais sempre incluem o canal e o blog de agora para frente, mas não apenas eles. Quero fazer pós, quero começar a trabalhar de fato no meio da consultoria de imagem (que me descobri apaixonada nos últimos anos) e quero continuar encontrando novas fronteiras. Talvez essa fronteiras incluam novos tipos de público, talvez eu continue multiplicando o mesmo. Seja como for, posso garantir que farei com dedicação, carinho, amor, profissionalismo, transparência e uma dose alta de qualquer magia que encontre em mim. ;)


Comente com o Facebook:

16 comentários

  1. Own Mari, não sou boa com palavras mas te acompanho a tanto tempo e vc pra mim não é só uma Youtuber mas sim uma menina especial que me ajudou muito em diversos momentos da minha vida, vc é linda por dentro e por fora , e é uma grande inspiração pra mim , sempre desejo tudo de bom e de mágico pra vc , até já sonhei com vc um dia rs , bom é isso , eu nunca comento , mas hoje quis tentar expressar um pouco do carinho e admiração que tenho por vc , beijos !

    ResponderExcluir
  2. Nem acreditei qdo vi que vc respondeu. Muito obrigada! Entendi tudo que vc disse . Todo o seu publico te acompanha desde o inicio. Lembro como se fosse hj , em 2008 comecei a ver teus vídeos tive uma desilusão amorosa e sem ver nem pra que fui parar no youtube e descobri uma menina muito simpatica q falava de maquiagem e assuntos de beleza, começei a gostar de maquiagem apartir dali. Sempre vejo nos comentarios e todos falar quase a mesma coisa, que te acompanha desde o começo e isso é muito legal. A forma com que vc fala é com muita propriedade, se vc fizer algum tipo de publicidade é de forma muito discreta e natural. Em fim mari, vc é uma linda. Continuarei aqui firme e forte te acompanhando, e assim meus dias continuarão sendo mágicos, obrigada pelo carinho e atenção que teve a minha pergunta. Um bjo .

    ResponderExcluir
  3. Mari, você é uma menina alternativa! Me lembra muito a Luna, sabia? Vejo como seus inscritos/seguidores têm carinho por você. É tão bonito ver que as pessoas que estão sempre aqui te assistindo estão porque amam sua voz, seu rostinho, suas ideias e pensamentos! Você tem um público muito bonito. Não é um público que te vê para olhar coisas caras que são "itens de desejo" e nem consomem sua energia naquelas coisas de se realizar através do que você faz ou tem. O seu público, que venho observando há algum tempo, é um público que te ama por quem voce é e principalmente por você mostrar quem é.

    Não somos pré-adolescente fissuradas em você, somos pessoas que te admiram, que te querem bem, que topariam te acompanhar em qualquer projeto novo porque sua personalidade nos cativa.

    Nunca pensei no seu canal como pequeno, é na verdade o maior que acompanho. Mas, ficam essas palavras para quem se interesse a ler.


    /Mandy Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Te acompanho desde... 2012, acho. Mais ou menos. Já no primeiro vídeo, eu "me apaixonei" pelo seu jeito. Você é sincera, gentil, descontraída e ao mesmo tempo didática. Você não tem medo de mostrar quem é, seus gostos, seu estilo, até mesmo sua orientação sexual, que mostrou mais recentemente. Isso tudo somado ao fato de que compartilha não apenas suas alegrias, mas também suas tristezas, e sem expor demais a própria vida, é o que diferencia você das outras blogueiras e vlogueiras de moda e beleza pra mim. Acompanho seu canal e seu blog não só porque você dá boas dicas, mas também, e principalmente, porque vejo em você alguém com quem me identifico e que tá sempre lá pra me dizer uma palavra amiga.

    Um grande abraço, e que você consiga realizar todas as suas metas!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou adorando que esse ano você tá super comprometida com o blog e canal, mas adoro mais ainda o fato de vc ser como é, se vc ser a Mari e não alguém que faz tudo pra ter inscritos e fala do que não gosta só pq o público gosta.
    www.issoaquiloetal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olha não sou a melhor pessoa do mundo com palavras mas vamos lá.

    Você é e sempre vai ser minha blogueira e youtuber favorita. Motivos:

    -Porque mesmo com tantos anos de canal você nunca, nunca mesmo deixou de ser você mesma ou perdeu sua essência. Seu canal não é PURA PUBLICIDADE como os outros.

    - Suas resenhas são as melhores e mais detalhadas.

    - Até seus vídeos de 'comprinhas e recebidos tem conteúdo.

    - O que sei de maquiagem hoje, aprendi com você.

    - Mesmo quando não postava com muita frequência, era notável o quanto você se esforçava pra fazer um vídeo de qualidade e não um qualquer ''feito das coxas''

    - VOCÊ É LINDA POR DENTRO E POR FORA.

    Você me inspira muito, ontem fez 1 ano que me tornei vegetariana, e sim, você foi minha musa inspiração. Enfim, tua voz passa uma tranquilidade, uma paz... que pode até parecer estranho mas quando tenho insônia vou logo correndo no seu canal para uma ''maratona de vídeos da mari'' hahah.

    To muito, muito feliz msm com essa nova frequência de vídeos. Por favor continue! ♥

    Amo muito você Mari!

    ResponderExcluir
  8. Mari, acompanho você há um tempinho e, apesar da nossa grande diferença de idade (tenho 37), aprendo muitas coisas com você.
    Você é uma menina muito doce e muito verdadeira com quem você é, e te admiro por isso.
    Te desejo muito sucesso e felicidades.
    Não sou muito de comentar, mas estou sempre por aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, confesso que não entro muito aqui no blog, Mari. Gosto de te acompanhar lá no YouTube, mas sei o quanto é importante as visualizações das pessoas por aqui, né? Vou tentar entrar e comentar sempre que possível.

    Sou blogueira também (e até faço uns vídeos para o blog), tenho 19 anos e sei que a maioria do público de blogs são meninas que adoram maquiagem e tudo mais, mas eu não sou assim. Acho que acabo sofrendo como você, por causa do público, mas também tenho um público fiel que sempre comenta e curte as coisas do blog.

    O seu post me deu motivação para continuar com o blog e realizar um sonho: ter o blog como fonte de renda.

    Que você tenha muito sucesso e muita magia em sua volta!!! <3 <3 <3

    Beijos.
    Visite Coisas do Tempo

    ResponderExcluir
  10. Mari, querida... confesso que já me peguei fazendo as perguntas que essa leitora fez. Acho que durante a sua trajetória você se manteve muito fiel a quem você é... É muito delicada, gentil. Outra coisa que eu penso é que você é muito sensível. É a que melhor resenha produtos e descreve perfumes. Vc tem muito conteúdo e muito conhecimento!!!
    Adoro seus posts, seus vídeos e adoro vc!
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mari, não sou muito de comentar, mas hoje senti vontade. Diferente da maioria, eu conheci o seu trabalho primeiro pelo blog (quando ainda era rendas de metal e andava mesmo meio abandonado). Sempre curti muito moda, mas até então nunca havia encontrado uma blogueira com um estilo parecido com o meu (não sigo moda alternativa japonesa, mas gosto muito de vestidos e de misturar elementos mais românticos com outros mais urbanos, e parece que a maioria das blogueiras segue o mesmo estilo: veste o que tá na moda, de preferência, o que é caro e só fica bem em pessoas super magras). Assim que vi teus outfits no blog, me apaixonei. Comecei a ver os vídeos e foi identificação total! Mesmo tipo (com os mesmos problemas, inclusive) de pele, de cabelo... enfim, seus vídeos me ajudaram e ainda me ajudam muito!
    Aliás, para mim, o grande diferencial que você tem é o fato de se mostrar sempre como uma pessoa comum, com emoções, com dores e alegrias, e compartilhar isso tão lindamente com os que te seguem. Posso até estar enganada, pois não acompanho muitas blogueiras de moda, mas não lembro de já ter visto até hoje alguma outra falar sobre questões tão pessoais (e tão sérias e importantes) como depressão e sexualidade. Sempre tenho a impressão que a maioria vive de forjar uma felicidade para se mostrar mais "cool", e isso não sinto - mesmo! - em você. Sem dúvidas, é essa uma das razões pra quem te acompanha nunca deixar de acompanhar, pra termos tanto carinho por você (pela pessoa Mariana e não só a blogueira) e torcermos tanto pelo teu sucesso.

    Parabéns pelo teu trabalho!

    Gabi


    PS: se não fosse você, eu nunca teria tido coragem de pintar meu cabelo de rosa, que sempre tive vontade, mas tinha receio por já ter cara de adolescente e ser professora, doutoranda, blablablá... tudo besteira! hahaha Hoje não me vejo mais sem meu cabelo colorido e ninguém deixou de me dar credibilidade profissionalmente por isso.

    ResponderExcluir
  12. O seu canal foi o primeiro que conheci em 2010 e através dele conheci outros...
    Mas é um dos poucos que continuei a seguir... Admiro seu trabalho!
    E sempre vou estar aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Mari,
    Assim como muitos meninas e meninos que são seus fiéis seguidores, você foi a primeira desse mundo de Youtube que comecei a acompanhar. E mesmo com o passar dos anos, você sempre se manteve fiel ao que acredita e isso é claro aos que te assistem. Você transparece uma bondade que é muito difícil (infelizmente) de ser ver por aí, que se refletem na sua voz mansinha e acalentadora, e nos seus gestos e palavras de carinho e conforto aos que precisam. O mais legal é que você vai além da superfície, suas opiniões são firmes e as melhores resenhas, com a maior riqueza de detalhes, são as suas! :) Seu público fiel aqui precisa da sua companhia! Siga em frente e perseverante no caminho, estaremos sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  14. Mari, só tenho para te dizer que você é uma pessoa maravilhosa e continuarei sempre te seguindo, pois a sua sinceridade faz você ser essa pessoa tão especial, para mim sempre será um prazer te acompanhar seu trabalho impecável, pois é em você que me espelho e tenho orgulho disso, mesmo sendo menino, nem utilizo maquiagem, mas a sinceridade comigo e com todos ao meu redor. Parabéns e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  15. Mari, você foi a primeira youtuber que comecei a acompanhar! Eu tinha 16 anos, agora já estou com 20... e posso afirmar que você é a única que eu assisto todos os vídeos, sem exceção! Parabéns por tudo o que você conquistou, e torço para que cresça ainda mais :)

    ResponderExcluir
  16. Olá Mari! Conheço o seu canal há muito tempo, não sou super fã de maquiagem, mas foi através disso que a conheci. Me identifiquei muito com você e passei a acompanhar os vídeos sobre livros, intercâmbio e outros assuntos. Confesso que fiquei um tempo sem passar no seu canal e justamente hoje me deparei com o seu vídeo "Draw my life" e mexeu muito comigo. Pois, passei e ainda passo por situações bem parecidas com as suas, acredito que conviver em sociedade é a coisa mais difícil do mundo. No entanto, não será por isso que deixaremos de aproveitar o que a vida nos oferece de bom e estamos aqui apenas por uma vez.
    Bom até hoje tem uma galera que me chama de esquisita, mas as diferenças "o estranho" é que nos tornam únicos e especiais né!
    Mari continue sendo esse ser lindo, iluminado e cheio de amor. Seu público fiel agradece <3

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.