03 fevereiro 2015

Poupando Água Na Sua Rotina de Beleza

Que São Paulo está com a pior seca de sua história acho que não é novidade alguma: é comum as matérias sobre medidas que estão sendo tomadas para aproveitar a água da chuva do melhor jeito possível, sobre como uma caixa d'água faz diferença, sobre o possível racionamento 5 por 2... Aqui em casa conseguimos adaptar muitas idéias nos cuidados como um todo e estamos fixando metas concretizáveis e bem baixas, com orgulho. O que acho que poucas pessoas pensam é que nossas rotinas de "manutenção" muitas vezes consomem muitos e muitos litros do líquido mais precioso do planeta - e que existem maneiras fáceis de economizar água, sem economizar beleza.











  • Desligue a água do chuveiro na hora de se ensaboar e de lavar os cabelos. Aproveite que o calor está ajudando e ligue o registro apenas na hora que precisa molhar os fios e o corpo, ou enxaguar os mesmos. Por mais gostoso que seja um banho quentinho, faça o sacrifício e pense que ao menos assim você não corre o risco de a água tirar seu condicionador antes daqueles dois minutinhos. Cronograme seus banhos para serem os mais rápido possíveis e saiba que há outras maneiras de descansar que não envolvem água caindo.
  • Intercale os dias de lavar o cabelo e use shampoo a seco entre lavagens. Uma medida que não apenas faz bem aos fios como poupa água! Aproveite a textura de segundo e terceiro dia para experimentar com penteados e tranças, que tem tudo a ver com o verão. Se precisar de sugestões extras, tenho um vídeo com 5 fáceis. 
  • Limpe seus pinceis com um spot cleaning: pode ser um lencinho umedecido, um produto próprio para a limpeza (adoro o Higienizador de Pincéis da Marina Smith, do 2beauty, mas há outros como da Contém 1g e [quem disse, berenice?] no mercado). Assim suas ferramentas ficam higienizadas sem a necessidade de ligar a torneira. Falo sobre spot cleaning nesse vídeo aqui.









  • Não se depile no chuveiro. Sei que um dos métodos preferidos da maioria das mulheres é a lâmina e que o banho costuma ser o momento escolhido para a tarefa, mas considere trocar para um depilador elétrico ou fazer a depilação separadamente. Ao menos se você utilizar espuma e uma tigelinha separada para limpar o aparelho, não gastará tanta água como se fizesse a depilação com o chuveiro correndo. 
  • Use demaquilantes e loções de limpeza que não precisam de enxague. Ao invés de lavar o rosto diversas vezes para remover o make, lave-o apenas uma vez após ter usado produtos demaquilantes. Pode parecer trabalho extra, mas são vários litros de água que podem ser poupados assim - e o processo é rapidinho, prometo!
  • Desligue a água da torneira, por sinal, também faz toda a diferença. Dê aquela fechada nela enquanto escova os dentes, esfolia e lava o rosto...








  • Recolha a água do banho. Pois é. Colocar um balde debaixo do chuveiro para recolher o que cai pode parecer muito estranho, mas é uma medida extremamente verde e acho difícil que suas plantas do quintal fossem se incomodar em receber a água gelada do chuveiro ou aquela que molhou seu corpo antes de molhar a terra delas. Ninguém está falando para você reutilizar a água em si mesmo, mas existem vários outros usos para ela ao redor da sua casa, definitivamente.
  • Cante menos no chuveiro e mais por todo a casa. Porque seu palco é o mundo, não apenas o banheiro!!!

Comente com o Facebook:

5 comentários

  1. Acho importante poupar água sempre, mas acho também bom lembrar que o consumo doméstico é baixissimo e de nada adianta a gente lavar menos o cabelo e o agronegócio continuar gastando água igual.
    www.issoaquiloetal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei os gifs do post!!
    Pois é.... A situação em SP não está fácil e quanto mais a gente fizer pra ajudar e economizar, melhor pra todos. Pena que tem gente que ainda não pensa assim e lava a calçada com mangueira.
    Torcer para que a previsão do diretor da SABESP não se concretize porque 5 dias SEM água vai ser complicado. =\

    Beijinhos, Mari!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas Mari, vamos economizar água minha gente. Blog lindo parabéns. Um grande Beijo :*
    http://lorenahmoreirah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas!!
    Simples e fáceis e que todas podem tomar!

    Beijinhos...

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.