10 fevereiro 2015

Papo de Estante: 12 Livros Que Quero Ler Em 2015

Final do ano sempre é uma época apropriada para fazer listas: o que queremos conquistar, fazer, para onde queremos viajar, o que queremos comprar... Demorei, mas completei minha mania Tipo A de fazer listas com os nomes dos 12 livros que definitivamente não quero deixar de ler esse ano.

Fiquei extremamente aliviada quando, em Janeiro, finalmente consegui voltar a me dedicar a leitura como sempre gostei. Passei muito tempo sem energia e sem animo para estar junto dos meus primeiros amigos, que são os livros; voltar a mergulhar nas páginas, então, foi como um retorno ao lar. Se você deseja começar a ler mais ou está procurando forças, recomendo ir primeiro atrás das histórias que já tem um lugar cativo no seu coração (talvez um filme que você adore tenha sido baseado em uma peça de literatura antes) ou temas pelo qual seja muito apaixonado. Sei que foi com uma paixão - Marvel, no caso - que reencontrei as delícias que existem por detrás de uma capa.





  • Minha Breve História - Stephen Hawking
Mal vejo a hora de assistir A Teoria de Tudo, filme que se baseou nessa autobiografia. Li uma obra de Hawking pela primeira vez quando estava no colegial (O Universo Numa Casca de Noz) e lembro de me encantar com seu humor e sua genialidade. Para jogar uma real com vocês, confesso que foi na mesma época que meu coração quase se decidiu em cursar física!

  • Leituras de Jane Austen no Séc XXI - Lajosy Silva
Li algumas boas resenhas desse livro, que reúne ensaios sobre as ligações entre as obras de uma das minhas autoras prediletas com a sociedade e cultura contemporânea. 

  • Trilogia "A Fundação" - Issac Asimov
Não sei qual desculpa dar para esse desfalque na minha prateleira de ficção cientifica. Só sei que preciso dar um jeito nisso para ontem.

  • Rainha da Moda - Caroline Weber
Tem literalmente anos que namoro esse livro e nada de compra-lo. Vou finalmente deixar de ser teimosa e esse ano faço questão absoluta de ler esse misto de biografia da rainha Maria Antonieta com um retrato sobre sua interferência no vestuário da época. 

  • Eu Sou Malala - Malala Yousafzai
Só escrevendo esse post noto que há um número considerável de biografias e autobiografias nessa lista: a explicação é que acho extremamente inspirador saber mais sobre figuras que, de uma maneira ou outra, admiro ou sou enfeitiçada pela história. No caso da pessoa mais jovem a ganhar um prêmio Nobel, definitivamente estamos na zona da admiração.

  • Roverandom - J. R. R. Tolkien
Um dos poucos livros do Tolkien que não li e não tenho na minha coleção; ambas situações que precisam ser remediadas. A história inventada por ele sobre um cachorro que é enfeitiçado por um mago precisa estar presente na minha vida.

  • Cartas Extraordinárias - Shaun Usher
Uma coletânea de cartas de pessoas famosas, de Gandhi á Leonardo da Vinci, da rainha Elizabeth I á Eisnehower: pareceu-me algo que vale a pena ler.

  • O Rei do Inverno - Bernard Cornwell
Embora o autor seja super reconhecido pelos seus romances épicos históricos, o único livro que já li dele foi O Arqueiro. Essa obra, baseada na vida do Rei Artur, me parece super convidativa - além de lidar com uma mitologia que, por si só, sempre me cativou desde que li As Brumas de Avalon quando era pequena. 

  • A Filha da Tsarina - Carolly Erickson
Um dos episódios históricos que sempre me dava uma sensação de curiosidade tremenda foi a queda do tsar Nicolau II e da Rússia Imperial. Mesmo antes de assistir o filme Anastácia (cujo pedido para get the look está bem anotado, viu?), li pela primeira vez a história da família imperial em uma revistinha Seleções na casa da minha avô materna e nunca esqueci. Esse romance não é com a grã-duquesa mais famosa de todas, e sim relatado ficcionalmente por sua irmã., Tatiana. Só pelo backstory, já estava nessa lista antes de muitos outros.

  • O Tempo Entre Costuras - Maria Duenas
Outro livro que namoro há alguns anos e que ainda não li. Aqui, o romance é pontuado pela Guerra Civil Espanhola e pela Segunda Guerra Mundial ao seguir os passos de uma costureira. Sinceramente, espero não me decepcionar com essa história que há tanto quero ler!

  • Sidarta - Hermann Hesse
Mais uma biografia na minha lista... essa contando a história de Siddahrtha Gautama, o fundador do budismo. 

  • O romance sequência de "O Diário da Princesa", ainda sem nome - Meg Cabot
Meg Cabot marcou minha adolescência com suas séries e foi com um super prazer que li a notícia de que ela iria lançar um romance para adultos acompanhando o que aconteceu desde então com minha querida Mia, princesa de Genóvia. Mal vejo a hora do lançamento para me divertir nessa leitura que sem dúvidas será leve e engraçada. 



Sinceramente, preciso de indicações de bons livros nacionais. Quem tiver alguma, por favor, não deixe de deixa-la aqui nos comentários!! E sua lista de leituras para 2015, qual é? 


Comente com o Facebook:

12 comentários

  1. Princesa Mari, você não imagina a minha felicidade, quando tem um post ou vídeo novo. Gratidão por sua dedicação a esse cantinho tão amado <3 Adorei sua listinha e nacionais indico: O Tempo e o Vento do Érico Veríssimo e A Bela e a Fera da Clarice Lispector

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, se quiser ler uma obra longa, reforço a indicação do tempo e o vento, amo demais, mas sou suspeita, escolhi estudar ele na faculdade e tals

      Excluir
  2. Chega me deu um friozinho na barriga ao ler "Sidarta" na sua lista. Esse livro é incrível e mexeu muito comigo... o Herman Hesse é um escritor sensacional! Sobre o mesmo tema, recomendo fortemente "Eu, Siddharta, o Buda" do José Frèches.
    Nunca li nada do Stephen Hawking, apesar de admirá-lo profundamente, mas ultimamente tenho me encantado com o Carl Sagan. O livro "O mundo assombrado pelos demônios" é daqueles pra ler e refletir bastante. Também indico qualquer coisa do Oscar Wilde! ♥
    Sobre literatura nacional só tenho uma indicação, que é o livro "A Friagem", da autora Augusta Faro. É um livro totalmente voltado para a condição da mulher dentro da nossa sociedade, com contos super poéticos e reflexivos.
    Beijos e ótimas leituras pra você! ♥

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler Bernard Cornwell! O filho do meu ex chefe sempre falava pra eu ler, mas sempre adiei. Pior é que tenho certeza que vou gostar.
    Meu estilo é mais high fantasy, então a maioria dos livros da minha wishlist são deste gênero. Tenho amado a série Throne of Glass (apesar de ter me decepcionado um pouco com o último livro lançado), The King's Killer Chronicle virou favorito da vida e adorei Cinder, de The Lunar Chronicles. Quero já ler o segundo, Scarlet. Outra coisa que percebi, só leio séries. hahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler Bernard Cornwell! O filho do meu ex chefe sempre falava pra eu ler, mas sempre adiei. Pior é que tenho certeza que vou gostar.
    Meu estilo é mais high fantasy, então a maioria dos livros da minha wishlist são deste gênero. Tenho amado a série Throne of Glass (apesar de ter me decepcionado um pouco com o último livro lançado), The King's Killer Chronicle virou favorito da vida e adorei Cinder, de The Lunar Chronicles. Quero já ler o segundo, Scarlet. Outra coisa que percebi, só leio séries. hahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Não fiz nenhuma lista organizada das minhas leituras, pretendo primeiro terminar o que estou lendo (fronteiras do universo), acho que ler o 2o volume do don quixote e aí partir pros livros que tenho em casa e não li. Inclusive estava querendo reler o hobbit, ver os filmes no cinema me fez ver o quanto eu não lembro bem. Roverandom é lindo, leia sim.
    www.issoaquiloetal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Mari lindona, acho que não conhecia quase nem um livro desses que você citou. Bom de autor nacional, tenho um projeto no meu blog, que se dedica exclusivamente a divulgar o trabalho desses autores, então quero citar alguns que me encantam.
    Um livro perfeito, com textos que emocionam, é o Não faça jogo, faça amor. Do ique do blog the love code. O livro fala sobre o amor, sobre acreditar no amor e na vida, mesmo quando todas as circustÂncias conspiram contra.
    Outro livro, é Uma Canção Para libélula (Juliana Daglio). O livro conta a história de Vanessa, que devido ao um problema de saúde de seu pai, ela tem que retornar a sua antiga casa e reviver os fantasmas do passado. È emocionante, chorei em várias partes do livro.Me identifiquei em partes com a autora.
    Outro livro muito bom é Extraordinário. Não é de autor nacional, mas tem tanta mensagem do bem e de sabedoria nesse livro, que achei que valia apena indicar.
    Beijos minha linda.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. É, experimente conhecer a história do Sul, do Continente de São Pedro lendo "O tempo e o vento". Também tem um autor incrível Sul americano, Eduardo Galeano. Pra começar a conhecer ele sugiro "As palavras andantes". Lúdico, crítico, poético, lindo.

    ResponderExcluir
  8. Acho que da sua lista, os únicos que eu quero ler são "Rainha da Moda" e "Roverandom"... Mas tenho mais de ler vinte livros só pro vestibular (Cásper, Mack e USP), então creio que irei focar só neles esse ano... Os livros que eu recomendo são: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros (Fábio Yabu), O Código Élfico (Leonel Caldela), Os Sete, O Sétimo, ambos de André Vianco... Talvez eu goste do número 7, hehe.

    Com carinho, UNIcornizada ♥

    ResponderExcluir
  9. Óia, vou te mandar a real: O Rei do Inverno dá de 1000 a zero no Arqueiro. As personagens são muito mais agradáveis, são bem mais reais e diferentes, estranhamente, ali tem uma aura de algo possível de acontecer muito grande. O Arqueiro tem uma cara meio de filme do Chuck Norris na Guerra dos Cem Anos.
    A personagem principal do Rei do Inverno também tem uma ascensão social inesperada, mas você não consegue não achá-lo adorável (personagens leal bom <3). O Merlin e Nimue também são incríveis. E apesar das poucas mulheres dentro do livro, estão entre as melhores que ele escreveu (Não existe uma Jeanette que aparece do nada às vezes para ser par romântico)

    ResponderExcluir
  10. Mari, estou lendo O Tempo entre Costuras no momento e tem sido meio que uma decepção =( Não estou amando como achei que iria e isso me deixa triste porque também fiquei namorando o livro por muito tempo... Espero que melhore até o fim e que contigo a experiência seja bem diferente.
    Também quero ler Eu Sou Malala e Cartas Extraordinárias!
    Sempre adoro quando você resolve falar de livros <3
    Beijos!

    www.taryzottino.com.br

    ResponderExcluir
  11. No momento, estou lendo Sex And The City, que eu não esperava achar tão interessante. Este livro está na minha lista de livros para 2015, que na verdade é uma lista de opções, não de obrigações. Fora os que já tenho em casa, os que quero pelo menos comprar são: Os Miseráveis, Peter Pan, O Corcunda de Notre Dame, O Conde de Monte Cristo, O Mágico de Oz. Sim, todos clássicos, porque acredito que certas obras são necessárias pra se entender uma mídia. Claro que nem tudo que leio, como você pôde perceber na minha primeira frase, são clássicos. Um livro que li no ano passado e amei foi Azar o Seu, da Carol Sabar. Aliás, Mari, acho que você vai gostar bastante desse. É um livro divertido, de leitura fluida, com várias referências à cultura musical brasileira e uma narrativa que, sendo sincera, é o maior charme do livro. Sério, em relação a Chick-Lit, a Carol Sabar é uma das minhas "narradoras" preferidas.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.