27 janeiro 2015

Top 5: Filmes e Séries Sobre Ballet

Como uma boa parte sabe, estou afastada do ballet há um ano devido à uma lesão que sofri no tornozelo. Espero voltar a ativa agora em 2015 e mal vejo a hora de calçar novamente minhas sapatilhas e dançar por horas a fio: meu amor por ballet vem desde pequena, e ter começado tardiamente só aumenta meu pique para o momento em que poderei dar minhas piruetas feliz novamente.

Embora esteja mais longe do que gostaria da minha querida barra (na realidade, qualquer distância é muito longe para quem é apaixonado por essa arte), gosto de ficar assistindo e reassistindo mil vezes certos filmes que tem a dança como protagonista. Como sei que muitas gostam que eu fale sobre o assunto, achei que dividir meu top 5 para ver no seu computador - porque quase ninguém hoje em dia vai na tevê, seremos sinceros... - poderia valer a pena! :)

Center Stage (Sob a Luz da Fama)

Se você já assistiu esse filme e faz ballet, sem dúvidas ficava ouvindo "turn out, Jodi" sempre que se descuidava do seu en dehor. Gosto muito como o enredo mostra o quão difícil é várias vezes se encaixar no mundo de padrões tão rígidos e expectativas tão altas e claras que a dança carrega consigo - e, ao mesmo tempo, mostra que nascer com os pés perfeitos não é tudo para ser uma bailarina. Coração e dedicação, se entregar de fato à dança, contam muito para a arte.


Save The Last Dance (No Balanço do Amor)


Hoje em dia a coisa mais clichê do planeta inteiro é um enredo misturando hip hop e ballet. Entretanto, em 2001 isso foi abordado com qualidade (para mim) em No Balanço do Amor: e a Mariana de 11 anos se converteu de vez para esse filme, que até hoje é um dos que mais revejo.

Além das coreografias super legais, o roteiro tem pontos extras por abordar racismo, culpa e como é viver em locais desafortunados em Chicago. Bônus também por mostrar que uma bailarina não começa a dançar hip hop perfeitamente do nada: é algo totalmente fora da zona de conforto do ballet, e me dá nos nervos todo filme que faz parecer que é a coisa mais fácil do mundo deixar a rigidez de lado e começar um break....

The Red Shoes (Os Sapatinhos Vermelhos)


Aqui vale dizer que o meu amor pela estética dos anos 40 e 50 conta em me fazer adorar esse filme, que ainda por cima é baseado no conto Os Sapatilhos Vermelhos, de Hans Christian Andersen, que é um dos meus autores prediletos.

Trágico, delicado e que me faz chorar. De um idealismo romântico impar e belíssimo. 

Dance Academy

Série australiana que segue diversos jovens em seus estudos sobre dança - e que não tem medo de jogar bolas de boliche bem nos nossos sentimentos as vezes. Novamente realística sobre as expectativas desse mundo, os sentimentos que envolvem a dança e sobre a aventura de crescer e amadurecer no geral. Adoro como consigo me ver um pouco em diversos dos personagens. 


Black Swan (Cisne Negro)



Gosto muito do Aronosfky como diretor, adoro a Natalie Portman, curto suspenses inteligentes e fiquei ansiosa até esse bendito filme estrear. Outro que aborda a tensão do mundo do ballet, mas seu crédito para mim vai para ter adaptado O Lago dos Cisnes sem perder a mão e se tornar óbvio. 


~*~

Me prometi só colocar cinco, mas não posso me refrear de também indicar Billy Elliot, O Último Dançarino de Mao, O Sol da Meia Noite e, em uma bola fora da curva, o animê Princesa Tutu!



Comente com o Facebook:

8 comentários

  1. Ah Mari acho um máximo quando você fala de ballet! Eu infelizmente estou afastada a um ano também, mas espero voltar em breve. Não vejo a hora!
    Bem sobre a sua lista tenho que dizer que a minha tem os mesmo dois primeiros melhores, os outros dão uma mudada aqui e ali mas no geral é super parecida. Duas loucas por ballet!
    Que a gente consiga voltar logo a nossa paixão! ^^ Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Mari adoro ver você falando de ballet, fica bem óbvio o quanto você gosta disso. Espero que consiga voltar logo e fazer mais posts sobre o assunto.
    www.issoaquiloetal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro seus posts/videos com o tema, e espero que logo logo você poça voltar a praticar. Acho que da lista só assisti a Cisne negro e No Balanço do Amor, que também é um dos meus faves. The Red Shoes eu nunca tinha ouvido falar mas procurarei justamente por esse ar cinquentinha.
    Em um tema próximo, você já assistiu a "The Cutting Edge"/ "Um casal quase perfeito" o de 1992? É um dos meus favoritos de patinação artística junto com Ice Castle, q tem uma história lindaaaaa, e todos estão no Netflix.

    ResponderExcluir
  4. No Balanço do Amor está entre os meus filmes fofos favoritos. Adoro a Julia Stiles tbm!!
    E Cisne Negro é sensacional! Até deu vontade de fazer ballet (mesmo velha! hahahahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 32 anos e comecei a fazer ballet e o amor pela dança só cresce. Não tem idade para começar a dançar, basta querer.

      Excluir
  5. Tem também uma série chamada Bunheads, da ABC Family, trata sobre o Ballet e é bem leve e boa de assistir! Pena que só lançaram uma temporada :(

    ResponderExcluir
  6. Recentemente saiu a série Flesh and Bone. Achei sensacional!

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.