14 janeiro 2015

Como Cuidar Do Cabelo (Especialmente o Colorido) No Verão

Todo cabelo sofre um pouco mais quando chegam as estações mais polarizadas: seja pelo extremo do Verão ou pelo Inverno, as necessidades mudam e é preciso saber como lidar com essas peculiaridades. Como recebi algumas dúvidas sobre como manter o tom fantasia (e, por baixo deles, os fios descoloridos) com uma aparência e vitalidade boas agora no período mais quente do ano, aqui vamos nós.

Os produtos e dicas apresentados aqui valem para qualquer cenário, mas me foram especialmente úteis durante o tempo que passei na praia. Como durante esse período precisei lavar o cabelo todos os dias e entrei em mar, piscina e rios diariamente, foi uma situação mais extrema e que pediu cuidados de acordo. Agora de volta em São Paulo posso não precisar fazer os mesmos passos todos os dias, mas ainda são minha cartilha para manter os fios saudáveis.

Cavalaria: Prevenir é Melhor Que Remediar


Acho que o maior segredo para manter minhas mechas (e demais fios, por sinal) são e salvos é blinda-los antes de qualquer outro dano. Assim, todos os cuidados extras que tomamos para que os fios não sofram é melhor do que os remédios para depois que eles sofreram.

Meu arsenal de produtos nesse fronte:




  • Leave-in com filtro solar. Usei muito o da Fluído de Proteção Solar da NaturaPlant [resenha] e foi fantástico para meus fios. É importante usa-lo para evitar o desbotamento pelo sol e como um escudo protetor contra a ação do mesmo.
  • Leave-in oleoso leve. Dá um pouco de medo colocar óleo nos cabelos, mas se você optar por uma fórmula levinha ela agirá como uma capa protetora: a água salgada ou com cloro não conseguirá atingir tanto seus cabelos e eles ficarão mais hidratados quando confrontados por esses agentes que ressecam. Como verão nessas fotos, sou muito² fã da marca Organix e o spray de óleo Weightless Hydratating Oil da linha Coconut Water é fantástico - e pontos extras pelo cheirinho de coco, que é uma das coisas que mais amo tomar e comer na praia!
  • Leave-in extra hidratante. Para quando precisar pentear os fios depois de entrar na água. Jamais, em hipótese alguma, pense em escova-los antes de protege-los! A elasticidade é mais preservada com um produto que ajude os nós a se desfazerem sem ação mecânica. O Sheer Hydration Leave-in Mist da linha Moroccan Oil Créme da Organix é o que uso. 
  • Óleo para as pontas. Pois essas são as que mais precisam de uma ajudazinha extra, e portanto aguentam uma quantidade mais generosa de um óleo reparador - argan, linhaça... tem tantos no mercado! Escolha seu favorito e capriche no final dos seus fios, sejam eles longos ou curtos. O tipo de óleo favorito do meu cabelo é o de Argan mesmo, embora costume variar: como já dei o spoiler de que minha necessarie é cheia de Organix, ai vai sem segredos que o que levei comigo na viagem foi o Penetrating Oil da linha Argan Oil of Morocco.
  • Pente de madeira de dentes largos. A maneira mais suave de desembaraçar os fios, seja depois do banho de mar ou do banho de chuveiro mesmo. Além da madeira evitar estática, os dentes largos ajudam a não puxar os cabelos.
  • Usar chapéu sempre que possível. Todo mundo que já vi com uma queimadura solar no couro cabeludo foi bem incisivo em me dizer que era o inferno na Terra, então convém dar uma proteção solar física para sua cabeça sempre que for passar muito tempo debaixo do sol.


















Confissão: me sinto como um cogumelo falante ao usar chapéus de aba larga... Embora sejam super charmosos, meu 1,55m me faz pensar que alguém pode berrar "1 Up" e querer saltar sobre mim! (Piadinha de Mario Bros, alguém?)

Infantaria: Ou Como Cuidar Dos Danos Que Passaram Pelos Escudos


Por mais eficiente que sejam os cuidados preventivos, haverá alguns danos que passaram pelos seus escudos e que precisam ser solucionados em um outro momento. No caso, se você foi disciplinada na sua prevenção, creio sinceramente que basicamente qualquer problema que surja pode ser resolvido em casa durante o banho e lavagem. 














  • Shampoos sem sulfato, sem sal e com agentes fortalecedores. Biotina, colágeno e ceramidas irão nutrir os fios e são bons ingredientes para procurar. A ausência de agentes muito abrasivos, como os sulfatos, ajudam a limpar delicadamente quando é necessário ter lavagens diárias - e também são os únicos que, por si só, não irão retirar a cor dos seus fios mais rapidamente. Pedindo novas desculpas pela repetição, apresento minhas escolhas: a dupla de Biotin & Collagen da Organix. 
  • Máscara de reconstrução. Dependendo do estado dos seus fios, pode ser que seja melhor usa-la em toda lavagem. No meu caso, com os "primeiros socorros" sendo colocados antes mesmo de haver algum problema, só achei necessário utiliza-la há cada duas lavagens e de resto utilizar ampolas de tratamento. Minha lógica para isso é que não era necessário reconstruir os fios se havia uma prevenção anterior, além de cuidados extras (ampolas) nos pontos onde eles poderiam precisar de uma ajudinha maior, como resistência. Assim, a máscara serviu sua função de reconstruir e os demais danos eram evitados ao invés de curados... Minha favorita desse último ano foi a da Advance Techniques, da Avon.
  • Ampolas. De hidratação, de nutrição, de brilho... Ampolas são um amor na vida! Além de agirem super rápido (a maioria cumpre seu papel em no máximo 5 minutos), são práticas e fáceis de aplicar, sem mistério algum. Usava uma em toda lavagem, rotacionando para dar um benefício diferente toda vez. Minhas favoritas são da Alfaparf, Lacan e Natura Plant

Prevenir é sempre o melhor remédio e juro juradinho que esses passos podem parecer muitos, mas são práticos de se incorporar na sua rotina pré-praia/piscina e poupam muito trabalho depois. E ninguém quer ter que correr atrás do prejuízo só quando ele já está muito grande, não é mesmo? 

Embora tenha mostrado e, portanto, sugerido produtos que são de um orçamento mais mediano, nem tão acessível, há produtos de qualidade em linhas de diversas faixas de preço. O mais importante é procurar por bons ingredientes e marcas confiáveis - o que não é sinônimo de caras, heim?. Se souber escolher os produtos com carinho, tenho certeza de que o investimento feito aqui será menor e mais duradouro do que inúmeras idas ao salão para tentar concertar o que não foi cuidado a principio... 

Se tiverem qualquer outra dica, sugestão de produto ou comentário, não deixem de fazer: vamos dividir e, juntas, ter cabelos saudáveis o ano inteiro. 

Comente com o Facebook:

Seja seu o primeiro comentário!

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.