13 maio 2014

Vídeo: Usando Máscaras de Argila Para Cuidar da Pele

No vídeo que gravei com o tour pelo meu banheiro, onde mostrei os produtos que guardo por lá, apresentei para vocês minhas coleção de argilas e óleos essenciais. Na ocasião, me ofereci para gravar depois um outro segmento, falando especificamente sobre as benditas, como usa-las, os benefícios que trouxeram para minha pele... E finalmente isso foi ao ar:


Argilas naturais tem várias vantagens e benefícios. Os benefícios principais dependem da cor do produto utilizado, que o caracteriza com propriedades diferenciadas de suas demais contrapartes.

  • Argila Verde (montmorilonita): controla a oleosidade da pele, elimina tóxicas e é essencial para cuidar de peles acneicas;
  • Argila Branca (sílica): clareadora e maravilhosa se sua pele está sensibilizada. É a minha escolha como base para quase todas minhas máscaras;
  • Argila Roxa (magnésio): gosto muito de usar essa aqui quando minha pele está repuxada, com aquela sensação de desconforto. É uma das que mais indico para quem sofre com isso durante os meses mais frios, que estão chegando;
  • Argila Amarela (potássio): bem esfoliante, minha pele sempre fica muito luminosa após seu uso;
  • Argila Vermelha (ferro): tem propriedades anti rugas e é MUITO esfoliante. É a única com a qual minha pele não se dá bem, o que prova que você não tem que testar qual será a melhor para sua necessidade. No meu caso, não gosto dela porque minha pele não reage bem a uma mega esfoliação... No entanto, é aconselhada para quem quer rejuvenescer a cútis; 







O Mais Legal De Fazer Suas Próprias Máscaras de Argila...


  • São customizáveis para sua necessidade do momento;
  • É um produto natural e orgânico; 
  • Benefícios visíveis imediatamente e que são extremamente potencializados a médio prazo;

Apesar de haverem opções maravilhosas para misturar com suas argilas em um local tão próximo quanto sua cozinha, meu ingrediente predileto para potencializar seus efeitos são óleos essenciais. Esses óleos contém mais de 2kg da essência benéfica de alguma planta contidos em seus 10ml, e apenas algumas gotinhas já trazem efeitos maravilhosos para o processo cosmético. Alguns dos meus prediletos:

  • Lavanda: ações calmantes e relaxantes, tanto na pele quando na aromaterapia.
  • Lemongrass: fantástico² para a pele oleosa. MESMO! Se sua pele é do tipo que pinga óleo no final do dia, lemongrass e argila verde mudarão sua existência.
  • Menta: super refrescante, tem uma ação muito boa em espinhas císticas que estão inchadas e doloridas. Alivia um pouco o desconforto, mas tem que ser usado com parcimônia. 
  • Palmarosa: ajuda a clarear manchas e, dizem, é um dos melhores para peles mais maduras.
  • Melaleuca: outro essencial (sem trocadilhos intencionais aqui! hehe) para peles com acne. Tem efeito cicatrizante e antisséptico. Também gosto de tê-lo sempre pois é muito bom para usar em picadas de inseto no geral, e é seguro o suficiente para ser usado em crianças nessas situações.








Receitinhas prediletas da Mari:


Eis minhas misturas prediletas! ♥ Deixo todas elas por uma média de 10-15min no rosto limpo, e depois apenas removo com água em temperatura ambiente e sigo com o meu hidratante normal.

Máscara Anti-oleosidade:

  • 2/3 argila verde
  • 1/3 argila amarela
  • 3 gotas óleo essencial de melaleuca
  • 3 gotas óleo essencial de lemongrass
  • Líquido de escolha para a mistura: água de coco gelada ou água filtrada

Máscara Calmante (para a pele sensível):

  • Argila branca
  • 5 gotas óleo essencial de lavanda
  • 2 gotas óleo vegetal de rosa mosqueta
  • Líquido de escolha para a mistura: água thermal de lavanda ou água de coco gelada

Máscara Anti-Acne (pode ser usada em peles mistas, não apenas nas super oleosas, ou também como um tratamento pontual das espinhas):

  • 1/2 argila verde
  • 1/2 argila branca
  • 1 colher de sobremesa (rasa) de mel
  • 4 gotas de óleo essencial de melaleuca
  • Líquido de escolha para a mistura: água de coco gelada ou água filtrada ou água thermal

Máscara Hidratante:

  • Argila roxa
  • 2,5ml de óleo vegetal de abacate
  • 3 gotas de óleo vegetal de rosa mosqueta
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda
  • Líquido de escolha para a mistura: água de coco ou água thermal de lavanda

Máscara de Nutrição e Controle de Acne (minha receita básica, que uso a maior parte das noites):

  • 2/3 argila branca
  • 1/3 argila verde
  • 2,5ml de óleo vegetal de abacate
  • 2 gotas de óleo vegetal de rosa mosqueta
  • 1 gota óleo essencial de laranja doce
  • 2 gotas óleo essencial de melaleuca
  • 3 gotas óleo essencial de lavanda
  • Líquido de escolha para a mistura: água thermal de lavanda 

Espero de coração que o vídeo e o post sejam úteis e que motivem vocês a explorar um pouco esse universo fantástico! É uma delícia fazer suas próprias misturas, perceber como sua pele vai melhorando aos poucos, customizando cada dia para uma necessidade... Além de ter notado benefícios enormes na minha pele e nos problemas que sofro com ela, as minhas máscaras de argila se tornaram um momento de relaxamento do meu dia.

Se tiverem dúvidas, darei meu melhor para responder os comentários por aqui e pelo vídeo no Youtube. Se quiserem um post entrando em mais detalhes sobre outros usos dos óleos essenciais, é só me avisarem ♥



Comente com o Facebook:

25 comentários

  1. Mari,adorei o vídeo e o post estou super empolgada para começar a fazer minhas máscaras tenho acne e nesse clima a pele está super ressecada,queria saber por quanto tempo você deixa a argila na pele,se tem restrições de quantidade de vezes de uso da máscara por semana.
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  2. Mariana, sua bela, qd vc diz 1/2, 1/3 você se refere a que medida? Meia colher, Meio o que??? Não entendi. Help que já to comprando as argilas pra fzr!! bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá Mariana.
    Sou uma leitora portuguesa bastante assídua aqui no seu blogue e no canal do youtube.
    Gostei bastante do vídeo e das receitinhas.
    Queria pedir que fizesse um vídeo onde demonstrasse todo o processo da preparação da pele para receber a mascara, a preparação de uma das mascaras e explicasse o tempo que a mascara precisa ficar no rosto.
    Ou seja que faça um vídeo prático para complementar esse vídeo teórico.
    Gosto muito do seu trabalho ♥
    1 GRANDE BEIJINHO DE PORTUGAL

    ResponderExcluir
  4. Adorei, Mari! Vou começar. Obrigada pela ajuda, estava realmente à procura de tratamentos naturais. <3

    ResponderExcluir
  5. Mari,posso colocar óleo de coco e/ou óleo de argan na máscara ?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. como você aplica e retira a máscara mari ?! Deixa ela por quanto tempo ?!
    tenho problema de acne tbm, e minha pele é mista !

    ResponderExcluir
  7. Mari, não passa na área dos olhos? Então a branca clareadora não serve para olheiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, muito boas as dicas! Onde encontro óleos essenciais? Bjoo

      Excluir
  8. Mari como você mede a quantidade para as argilas? Qual a frequência ideal para usa-las? Você recomenda algum site para comprar esses produtos? Muito obrigada pelo video, sério! Estou fazendo a minha transição para produtos orgânicos e estou perdida :S

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Mari, minha pele é mista com uma super oleosidade na zona T e eu fiquei louca pra testar as argilas e tenho algumas curiosidades! Misturar qualquer argila pode? Fiquei com vontade de tentar branca com verde, já que também tenho um pouco de acne e manchinhas. O uso é diário? Usar sem os óleos já dá uma boa melhorada? Não sei se quero investir neles logo de cara, acho que prefiro ir testando antes. :p E, ah, fui olhar o site da WNF e tá desativado, bleh :( mas vou dar uma olhadinha nos preços por aí e quem sabe comece a me aventurar nesse mundinho dos orgânicos, yay!
    Desculpa o montão de perguntas, mas fiquei com muita muita vontade de testar e gosto dos seus posts, sempre ajudam. Obrigada. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires, liguei na WNF e eles me passaram o site deles oficial de vendas.
      Comprei nele:
      www.lojaaromagia.com.br
      Bjs

      Excluir
  11. Oi Mari!!
    Nossa, eu me apaixonei por essas argilas só de ouvir você falar hehehe
    Eu já tinha vontade de experimentar essas mascaras, mas nunca tinha achado pra vender e fui adiando. Depois do seu vídeo, eu resolvi procurar essa ai... Liguei pra uma porção de Farmácias de Manipulação e NENHUMA vendia...! Liguei lá na loja da WNF e acabei descobrindo que no MUNDO VERDE também vende e tem uma loja bem pertinho de casa!! Ai que felicidade hehehehe!!!
    Vou comprar ainda hoje :)
    Beijos e obrigada pelas dicas, vou testar todas e ver se funciona comigo também!!!!! <3

    ResponderExcluir
  12. Mari Mari-Chan!
    Adorei o post e o video! esclarecedor!
    Você por acaso "queima" essencias pra dar aquele cheirinho no cômodo? incenso? aquelas paradinhas tipo glayde? se sim, connnnnnnnnte-nos tutto! passa as dicas de cheiro aí =D ( <- dica de video)

    ResponderExcluir
  13. Mari,

    Adorei este post mais completo sobre as argilas. Lembro de um vídeo antigo em que vc fala delas e até usava limão. Vc ainda usa limão nas máscaras? E elas são indicadas pra usar uma vez por semana?
    Vou procurar essas argilas aqui perto de onde moro e testar. :)

    Beijinhos!!!
    Leca

    ResponderExcluir
  14. Mari,
    adorei o post!!! tbm sou vegetariana e sempre procuro comprar produtos cruelty free!!!
    adorei o post das argilas!! é uma alternativa natual, sem muita quimica e principalmente n usa nossos amados bichinhos como cobaias
    vou comprar com certeza... ja ate estou procurando e pesquisando precos pela internet!!! vc mencionou no video que no começo comprou as argilas em pequenas quantidades para testar o que se dava com sua pele... mas n achei nenhuma opção menor que os potinhos ai do seu video (pelo menos nao dessa marca wnf que vc indicou)!
    sabe onde posso encontrar potinhos ou saquinhos menores para testar??
    obrigada =**

    ResponderExcluir
  15. Adorei já tenho o oLeo de melaleuca falta só as argilas mas a minha dúvida é protetor solar posso usar numa boa durante o dia . quantas vezes por semana pode ser feita a máscara tenho pele mista e o lugar onde moro e super agente.

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari, gostei muito das dicas! No entanto acho que voce está colocando óleos essenciais demais... claro que cada organismos reage de um jeito, mas já tive problema com alergia por causa de alta dosagem dos OE... pro rosto o ideal são 2 gotinhas, ou no máximo 3 no caso do de lavanda.
    Tem esse grupo do face que eu participo, lá tem várias moças que trabalham com aromaterapia e falam bastante sobre isso https://www.facebook.com/groups/672464612774537/
    Mas, como eu disse, cada organismo é diferente, então se pra voce funciona assim, vá em frente! Tambem adoro os oleos essenciais (:

    ResponderExcluir
  17. Mari, adorei o video =D foi muito útil e esclarecedor.
    Já comprei as argilas e estou testando as mascaras no meu rosto, embora seja apenas o segundo dia de teste posso dizer que a minha pele está muito mais limpa, mais clara e menos oleosa \o/
    Muito Obrigado, pelas dicas e pela informação de otima qualidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Mari linda, adorei as dicas, to ansiosa pra saber como se comportará na minha pele.. Mas gostaria de saber se algum desses ingredientes, ou algum outro, pode ser usado na área dos olhos, para tratamento de linhas finas? Aguardo ansiosamente sua resposta.. Um beeijo!

    ResponderExcluir
  19. Estou vendo uns kits de argila com até nove cores, tenho 40 anos nunca tive disciplina e agora estou correndo atrás do prejuízo, qual é o procedimento? Já que cada uma tem seus benefícios? Devo usar quantas vezes? Obrigada

    ResponderExcluir
  20. olá marii, super amei seu vídeo e seus truques de beleza, sua pele é realmente muito linda....maravilhosa!
    Gostaria de saber quantas vezes na semana eu posso usar a mascara anti-acne?
    grande beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi mari meu nome é Lavínia e nesse mês completa um ano que uso argília, foi incrível para a minha pele, a minha preferida e a verde, pois tenho a pele oleosa e isso me causava muitas acnes.Durante este período tive uma ótima melhora na aparência da minha pele, claro que a melhora foi possível ver nos primeiros meses, aconselho muito agora estou ficando apaixonada pela argila branca também pois tenho algumas manchinhas, Pessoal nunca e tarde para começar esse tratamento natural é ótimo... a pele vai acostumando!

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.