24 abril 2014

O Que A Mari Usaria: Profissão Professora

Como disse na semana passada, hoje o O Que a Mari Usaria tem como tema a segunda opção mais votada há duas semanas: Profissão Professora.












Eu realmente precisava colar um gif de Escola do Rock aqui. "Você não é hardcore a não ser que viva hardcore"

Não tenho nenhuma experiência pessoal com essa situação, mas o que não faltou foi incentivo de vocês (suas fofas/fofos ♥) para que eu colocasse a mão na massa aqui. Confiando nas dicas da minha mãe, que foi professora por 27 anos, e seguindo as diretrizes que me forneceram por comentários, bolei uma pequena lista do que parece que é o padrão mais comum de "código de vestimenta" das escolas. Também usei, claro, de um tanto de senso comum: ao mesmo tempo que você quer estar bonita e apresentável, quer se sentir confortável enquanto dá seis aulas por dia e não quer dar a impressão errada para seus alunos. Logo:

  • Qualquer coisa mostrando pele acima dos joelhos é uma má idéia;
  • Regatas, ao visto, não costumam ser muito bem vistas na sala de aula;
  • Sapatos confortáveis são os únicos sapatos que importam nesse momento! Ame-os; 
  • É importante usar algo que permita se mover livremente, já que você poderá estar constantemente levantando, sentando, andando entre os alunos, etc. E se você for qualquer coisa como um professor meu de matemática, talvez esteja fazendo malabarismo com os gizes. Juro por Deus;
  • Se você trabalha com educação infantil e passa muito tempo no chão/correndo atrás de crianças/etc, convém mais usar calças, é um fato. Se quiser escapar do jeans, uma boa idéia é procurar as calças coloridas de sarja. Apenas não saia usando calças neon ou pastel, que, no tecido mais casual, podem não ser muito profissionais.
  • Já se você não precisa se preocupar com pequeninhos tão pequenos, saias e vestidos são uma opção. No entanto, é vital pensar em comprimentos maiores: as saias midi são uma ótima alternativa, especialmente para os locais mais frescos, enquanto que os maxi podem ser bem legais também. Apenas procure esses últimos em cortes mais secos, para não ter um monte de tecido revoando como uma capa ao seu redor e atrapalhando sua vida. Capas só funcionam se você ensinar em Hogwarts ou na escola do professor Xavier (onde seus estudantes seriam mutantes, então ninguém realmente tem o direito de criticar suas escolhas de moda entre super heróis).
  • Quando ensinando crianças e jovens adultos, é necessário buscar o balanço delicado entre não ser matrona e nem ser confundida com um dos estudantes. Por mais que você goste de coisas fofas, tente equilibrar seu amor pelo cor de rosa com toques mais adultos e/ou sofisticados. 
  • E, como sempre tento lembrar: se estiver em uma região de calor, sempre use tecidos naturais. 100% algodão é 100% respirável e 100% seu amigo. Poliéster é o Coringa do seu Batman, no caso. 

Espero que, com esses outfits, talvez eu te inspire a sair um pouco das combinações já batidas do seu armário. Foi um pequeno desafio, mas vamos lá!

Mari-Mari
















Nesse outfit, tentei exemplificar o que disse sobre variar a combinação de um jeans e uma camiseta, sem perder um charme e equilibrar a doçura com o lado mais adulto. A calça bordô é um tom feminino, mas não infantil - assim como o tom de rosa envelhecido, aqui usado em um prático relógio e em uma blusa. Perceba que, embora o corte seja recatado e simples, ela tem o charme de um tecido com um toque mais refinado. Isso não impede sua funcionalidade de modo algum, mas ajuda a diferencia-la dos possíveis pré adolescentes da sala de aula.

Tênis são sempre práticos, mas esse aqui é especialmente legal: ele tem uma estampa floral que dá um toque de cor e interesse visual ao look, enquanto que chama para o tom da calça e da blusa ao mesmo tempo. Brincos pequenos não interferem nem com crianças e nem incomodam quando se escreve na lousa. Esses tem formato de borboleta, já que é um dos meus animais prediletos. :)

Mari Moderna














Um mini vestido pode se tornar uma escolha viável quando combinado com uma legging por baixo. Leggings  são uma boa opção para transformar uma peça mini em algo como uma túnica: esconde a "retaguarda", ao mesmo tempo que delineia as pernas sem mostras a pele. Essa que escolhi tem detalhes na barra que a deixam mais intricada, e balanceiam bem o vestido trapézio: um corte modesto, mas com o adendo dos detalhes bordados nas mangas. Bem leve e confortável, ótimo para um dia mais quente. 

Um colar diferente pode dar um toque moderno: escolhi um que é um coelho de origami! Achei extremamente original, e pareou bem com as sapatilhas prateadas: um quê futurista, mas cheio de conforto. 

Mari Boêmia














Um exemplo de uma saia maxi e de corte reto, essa peça ainda tem uma estampa floral delicada, mas com o fundo escuro para torna-la mais apropriada ao ambiente profissional. Combinei com uma camiseta mais básica, mas de modelagem mais solta: ao mesmo tempo que serve ao feel de espírito mais livre proposto nesse estilo, ainda é confortável e não revela demais. Um cinto na cintura manteria a definição da mesma. 

Adoro combinar acessórios com estampas buscando chamar atenção para os tons da mesma: aqui, os brincos florais remetem tanto às rosas da saia quanto às suas cores, enquanto que as sapatilhas bem casuais verdes são uma boa pedida para iluminar a cor da  folhagem. 

Mari Roqueira















Acho que preciso de uma calça bordô ou vinho, já que ao visto estava com essa cor na cabeça durante a preparação desse post hehe A abordagem desse outfit é bem diferente: escolhi uma camiseta xadrez - estampa que remete bastante ao movimento grunge - com uma modelagem diferenciada pelo mix de tecidos, e mais soltinha e comprida. Ela é ajustada na medida certa, o que balanceia bem as calças mais skinny.

Ao invés de um tênis All Star, escolhi um Vans aqui: embora o primeiro modelo seja um clássico, pode remeter mais do que deveria ao bando de Chuck Tailors que haverão abaixo das carteiras durante a aula. Vans é um pouco mais "adulto" em sua roupagem, e ainda assim contém um elemento mais "descolado" (acho essa palavra tão engraçada...). Um relógio de modelo super clássico, mas com o visor e pulseira pretos dando um toque contemporâneo, ajuda a deixar tudo mais profissional. Os brincos são bem "adultos", mas ainda assim interessantes.

Mari Mulherão















Esse foi o desafio da questão, porque a última coisa que eu gostaria de incentivar é que uma professora se vestisse sexy demais na sala de aula. Não é lugar para isso! Mas a leitura que faço do termo "mulherão" seria mais próxima de algo como a feminilidade clássica, e indo por esse caminho as coisas se tornam mais simples.

O vestido maxi tem um decote recatado e, por ser regata, um bolero de mangas curtas pode ajuda-lo a se tornar mais modesto. Adoro como detalhes fazem a diferença, e esse modelo conta com a surpresa da transparência a partir do meio da panturrilha, o que o torna mais interessante visualmente. O cinto caramelo na cintura pode ser completado com sapatos da mesma cor - e obviamente acho que relógios são um must no trabalho, porque tanto nesse post quanto no sobre um ambiente de trabalho em um escritório, quase todos os outfits contam com esse acessório. 

Mas, afinal, você tem que ficar de olho no horário do lanche também, né? Não me engane, que sei que você também está com fome! hehehe

Mari Básica














Um jeans. Pois é. Um jeans. Um jeans normal, azul. Com uma blusa azul - e eis aqui o truque! A blusa é exatamente do mesmo tom da calça, formando um par monocromático mais elegante que a "norma" - embora não seja um visual monocromático real, já que quebrei isso com sapatilhas cobertas de glitter e um colar que segue o mesmo tom principal dessas últimas.

O segredo é, novamente, um modelo de blusa mais adulto. O glitter na sapatilha pode ser o alvo de admiração de suas alunas, mas não é nada fantasioso demais para a escola, já que é delicadamente balanceado pelo resto do outfit mais "morninho". O segredo de um jeans bem sucedido é sua combinação, e essa aqui é feminina e simples na dose certa.

Espero, muito mesmo, que algum desses outfits possa servir como inspiração para tornar mais bonito o dia-a-dia de algumas das profissionais mais importantes do mundo. Por mais que o Brasil desestimule sua profissão, ela é sem dúvida a mais linda de todas e merecia muito mais reconhecimento e agradecimento do que merece. Obrigada à todas que escolhem dedicar suas vidas a ensinar as mentes das crianças, dos adolescentes e até mesmo dos adultos - vocês fazem a diferença. 

E, caso queira participar na escolha do tema do próximo O Que a Mari Usaria, na quinta-feira que vem, basta votar na enquete:

Comente com o Facebook:

12 comentários

  1. Mari-Mari! acho que você seria uma Professora Helena da vida haha

    ResponderExcluir
  2. Achei os looks lindos!! Principalmente o Mari-mari e o Mari-básica! ^^

    ResponderExcluir
  3. Mari básica e Mari boêmia foram os meus favoritos ♥

    ResponderExcluir
  4. Sou professora (nível técnico- adolescentes e adultos) mas vou para o escritório depois das aulas da manhã, então acabo usando as roupas no padrão do outro post, mas AMEI as dicas para usar em uma sexta-feira, quando não vou ao escritório ! Você acertou muito Mari, parabéns !

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!
    Eu sou professora há mais de 10 anos e me identifiquei muito com o post, adorei! Sempre me visto entre os estilos Mari Roqueira e Mari Básica, rsrsrs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Já fui professora de educação infantil, e realmente a calça é fundamental, fiquei feliz em saber que eu acertava no look :), agora eu queria mesmo era ver vc vestida nos looks, não eles apresentados assim rsrsrs, gosto de ver vídeos de vc vestidas em looks inspirados, mas amei viu, usaria tudo ai sem nenhum problema, beijos.

    http://angelimcosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. ahhh, e o gif é o melhor, já previa que você colocaria algo assim ^^'

    ResponderExcluir
  8. Eu aprendi rapidinho que o que importa para o professor é chamar atenção para o que está explicando, então nada que saia muito da média, nem para mais nem para menos, daí, ninguém se distrai. As suas escolhas foram ótimas.

    ResponderExcluir
  9. Mari...que post lindo! Eu sou professora de Português, sigo seu blog e seu canal no youtube há anos, e amo! Amei o visual Mari Básica, a escolha das cores e tons são incríveis!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse post! Vou guarda-lo com carinha pra quando precisar :)

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.