06 janeiro 2014

Dicas da Mari: Fazendo o Make Durar no Verão

Pois é. Não dá para culpar o calor de agora pelo blog ter estado dado como morto durante ação (se você me segue pelo Facebook, deve saber um pouco sobre como foram atribulados para mim os últimos meses), mas nesse começo de ano foi o calor que me inspirou a criar o primeiro post em muito, muito tempo. 

Recentemente, em uma foto de outfit do dia do Instagram eu recebi diversos comentários com uma pergunta em comum. Dá para criar uma frase amálgama com a essência geral do que vocês queriam saber:

Como, em nome de Jesus, Maria, José e o burrinho da manjedoura, eu consigo usar maquiagem nesse calor e ainda por cima manter a bendita no rosto? 

Entendo perfeitamente a sensação de que essa maldita bendita sensação térmica de 37 graus (ou 50, se você for um carioca que ainda não derreteu... Aguente firme ai!) é a coisa menos incentivadora possível para usar make. Verdade seja dita, no verão realmente me jogo de cabeça nos "dias de cara lavada". Só que nem todo dia eu quero que seja assim. Logo, há um pequeno arsenal de produtos e 6 dicas principais que regem todo meu "regime de maquiagem" naqueles dias em que sinto inveja de todos os usuários do tumblr que reblogam fotos de nevascas.


    1. Texturas Opacas, Oil Free e Leves são amigas. 
E o bom ditado diz para manter seus amigos por perto, logo todos os produtos que uso no meu rosto como "base" para o make - seja o hidratante, protetor solar, primer, base, corretivo... - tem que se manter fiel aos três princípios listados. Deve ser opaco, para poder afastar a oleosidade da minha pele por mais tempo. Oil Free (ou seja, que não possui óleos na composição) é sempre fator não-negociável para quem tem pele oleosa, e no clima úmido e quente isso se torna ainda mais vital. E tudo que for leve, fluído e suave não pesa na pele mesmo! E ninguém deseja passar o verão com uma máscara pesada na face, não é? 

Só que vale dizer que essas são características que devem ser somadas: se você adquirir uma base opaca e pesada, ela ficará muito desconfortável para o verão. Se, em outro caso, usar uma base leve e de acabamento muito acetinado, irá parecer uma bola disco assim que o sol do meio dia subir. Por isso, una essas especificações para encontrar o produto ideal para o clima. 

Na foto: hidratante Effaclar Mat, da La Roche Posay.

    2. Primer é um presente dos deuses para os seres humanos com peles oleosas e que vivem em áreas tropicais. 
Faça valer esse presente, então! Seja qual for seu tipo de pele, usar um primer no verão faz toda a diferença. Meus favoritos para essa época do ano são os com base aquosa com silicone, super leves na pele e que impedem o brilho de aparecer de maneira super eficiente. 

Nunca abro mão de primer na região dos olhos, e esse clima ele se torna ainda mais essencial. É o único jeito de evitar que as sombras não digam adeus logo na primeira hora de uso!

Na foto: Primer verdito da [quem disse, berenice?] e também o primer facil Primer Potion da Urban Decay

     3. Produtos que valem por mais de um são fantásticos!
Não é meramente pela questão de poupar tempo, mas também pelo efeito psicológico incrível de que você está usando menos make. Talvez seja só comigo, mas sempre gosto da sensação que usei menos produtos no rosto... Além disso, itens como BB Creams, hidratantes com coloração de base e filtro solar, e tintas para bochechas e lábios são uma mão na roda nos dias de preguiça. Um bônus para esse último tipo de produto: a duração é fantástica e a cor se mantém por horas e horas, sem retoque e sem peso na pele.

Na foto: Cha Cha Tint, da Benefit e Sheer Moisture com FPS20 da Stila. 

   4. Bronzer foi feito para o verão, então escolha o certo.
O verão foi feito para o bronze, especialmente o opaco! Ao invés de expor sua saúde ao sol e arriscar um câncer de pele, invista em produtos auto bronzeadores e pós estilo bronzer. É vital escolher um tom que não seja muito acima da sua pele, e mantenha em mente que os opacos ou com pouco brilho irão parecer mais naturais. 

Um dos meus truques prediletos, quando uso uma quantidade mais generosa de auto bronzeador (eu sei, eu sei: continuo com cor de palmito, mas é bem menos pior!) é misturar um pouco do bronzer com meu pó translúcido matte. Assim há uma diluída no tom, para não pesar, e uma segurada extra na zona T. 

Na foto: Super Matte Loose Powder da Make Up For Ever e Bronzer Solei nº1 da Vult

   5. Produtos resistentes são a companhia mais querida dessa época do ano. 
Aquele produto que é um sacrifício para sair será também o produto que ficará no seu rosto durante horas, no geral. Se você quer que o look se mantenha no lugar, precisa de produtos com fixação altíssima. Agora, cuidado para não cair na armadilha de achar produtos com super fixação muito opacos e que tiram o viço da pele. 

Na foto: base Mat Velvet + e corretivo Full Cover da Make Up For Ever, máscara para cílios They're Real da Benefit

  6. Se pode ser a prova d'água, use a prova d'água.
Depois do primer, esse é o item mais importante na minha lista. Nem em pesadelos eu uso um produto sem ser a prova d'água no verão se tenho a opção de usar um da mesma categoria que seja ao menos resistente a H2O. Isso não significa apenas o suor, mas também que ele se manterá mais intacto ao enfrentar umidade do ar, chuvas, tempestades, granizo de verão e o que mais suas aventuras diárias te reservem. 

Se tem a opção, use aqueles que não te deixarão na mão no momento em que a umidade abafar tudo e você se sentir sendo cozida no vapor. Vai por mim: funciona! Afinal, ninguém merece parecer um pandinha por causa da máscara borrada abaixo dos olhos, não é mesmo? 

Na foto: Top Coat para Máscaras a prova d'água (transforma qualquer máscara em uma mais resistente) e delineador preto, ambos Make. B/O Boticário 


Somando esses fatores simples para o verão, consigo ter o prazer e a liberdade de usar a make mais elaborada que for, se eu quiser, com a segurança de que ela permanecerá no lugar. Prometo também me segurar no lugar para não deixar mais o blog abandonado e vocês na mão... Obrigada pelo carinho, apoio e companhia de sempre. 

Se mantenham hidratadas e que seu dia seja mágico! Se tem qualquer outra dica essencial de verão, divida comigo nos comentários: adorarei saber :) 

Comente com o Facebook:

16 comentários

  1. esse Top Coat para Máscaras a prova d'água do boticário funciona mesmo????

    ResponderExcluir
  2. uohdodhfoisdhf eu li isso tudo com sua voz.
    é.
    saudades ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li ouvindo a voz da Mari... Saudades (2).

      Excluir
    2. Eu também li ouvindo sua voz , isso é incrível rsrsrsr

      Excluir
  3. Que saudade Mari!! Que 2014 seja o ano mais feliz da sua vida e que venham muitos postes assim. Vc pode fazer resenha desse primer da QDB? Obrigada por ser sempre tão fofa e meiga, que transmite sempre coisas boas apesar dos momentos difíceis.

    ResponderExcluir
  4. Que saudades Mari, que 2014 seja o ano mais lindo e mágico da sua vida. Que venham muitos posts como esse e que vc volte com tudo para o blog. Gostaria de pedir a resenha desse primer da QDB ;)

    ResponderExcluir
  5. Já voltou com super dicas, né?!
    Amei tuudo!
    Beijos

    roberttasouzza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aeeeeeee \o/ que saudades Mari!!!
    E que post maravilhoso! Tudo tão bem explicado, e as dicas são demais! Pra mim esse tipo de assunto interessa e muito, visto que moro no lugar mais insuportavelmente quente e abafado do Brasil: Cuiabá =(
    Muitoo obrigada mesmo sua linda =D

    Ahh, uma pergunta: o Super Matte Loose Powder da Make Up For Ever é melhor ou tão bom quanto o pó matificante De-Slick, da Urban Decay?

    Um super beijo no coração Mari, e que vc tenha um ano supimpa de tão maravilhoso, viu!

    ResponderExcluir
  7. Sou carioca e sei o que é sofrer com o calor, não consigo por nada na cara no calor, talvez eu consiga com essas suas dicas. o/

    ResponderExcluir
  8. Ai Mari que saudadesssssssssssssss Adorei o post muito útil pra mim que sempre fico na duvida quanto a maquiagem com esse calor. Muito obrigada pelas dicas um super beijo no coração que 2014 seja um ano maravilhoso pra você...

    ResponderExcluir
  9. Opa voltou :) yey!
    ótimas dicas!
    Recomendo tbm aquelas bases que parecem que secam de imediato na pele, como a Maestro da Armani ou a Nude Magique da Loreal (preço muy mais amigo), tenho usado essa da Loreal e como seca rapidinho na pele, tenho dispensado o pó :D
    Num tem no Brasil ainda eu acho, mas as lojinhas onlines sempre tem... são ótimas p pele mista ou oleosa.

    ResponderExcluir
  10. Mariii, só pra vc ter uma ideia , eu amo os seus videos,acabei de assistir uma agora, e tipo .. sao quase cinco da manha e Ainda nao durmi kkkk x;
    Queria muito que vc me dess euma dica , eu adoro contos , tipo o espantalho e seu criado , vi no seu video q vc tem ele e MUUUUITOS outros livros! Vc ppde me ajudar dando dica de algum conto q eu possa ler?
    Acho q vc entende mt d livro, entao.. kkkk se vc conseguir , me indique um ?
    Eu e minha amiga alline , adoramos seus videos
    um beijooooo , espero q o seu dia seja magico :3

    ResponderExcluir
  11. Oiiiii mari
    sei que nao entra no assunto desse post , mas eu queria te pedir uma ajuudinha , eu andei vendo os seus videos , na verdade eu vi faz uns dez minutinhos, e ja sao quase cinco da manha , mas enfim... Queria te edir uma dica pq , eu queria mt ler um conto , acho q vc pode me indicar algum ne ( eu gosto do estilo do espantalho e seu criado q vc mostrou no video da sua prateleira).
    Bom , é isso !
    Eu e minha amiga Alline, gostamos muito de vc e dos seus videps , faz um encontrinho,se der .
    Obs:espero q vc tenha um dia magico :3

    ResponderExcluir
  12. Mari, sei que você, como eu, tenta evitar comprar produtos de empresas que fazem testes com animais. Também tinha esse hidratante, mas resolvi parar de usar pq ouvi dizer que a "La Roche-Posay" é uma dessas empresas. Você saberia me dizer se é verdade?

    ResponderExcluir
  13. Oi mari querida! Adorei o post, vou tentar comprar uma base melhor para o verão e aplicar direitinho as dicas. Que bom que voltou a postar, estarei sempre aqui conferido! bjao!

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.