30 julho 2013

Excursão no Mundo das Fadas ♥ Meeting Pastel Colors

São Paulo foi agraciada por um final de semana muito feliz para quem curte moda urbana japonesa. No sábado, ocorreu o segundo Harajuku Fashion Party, que juntou fãs de vários estilos de j-fashion em um evento muito² lindo e caprichoso. Posso comentar dele mais tarde, ao falar da moda japonesa que uso com mais frequência (que muitos já conhecem pelos outfits através do meu tumblr). Hoje, vim falar um pouco mais sobre o primeiro Pastel Colors Meeting, que foi no domingo e que já partilhei vislumbres dele no meu Instagram.

Na versão curta de uma história longa, o Pastel Colors foi um encontro para quem curte dois estilos em particular: fairy kei e pastel gothic. Apesar de admirar ambos à distância, nunca havia me aventurado a usar nenhum deles. Decidi colocar o pé nessas águas por diversos motivos: a) sair da minha zona de conforto, o que sempre rende novas inspirações e um sopro renovado de criatividade b) tenho uma amigona de coração que é uma diva do fairy - seria um prazer tentar aplicar um pouco da inspiração que ela me passa em um outfit prático. E o resultado? Foi um dos looks mais "extremo" de fofura que já usei e, mesmo que não seja o meu dia-a-dia, gostei muito de me jogar no mundo das fadas.

Foto roubada da Heidi Michel pelo meu Facebook 8D

Para quem não está familiarizado com modas alternativas, certamente o estranhamento é grande. Mas vale manter em mente o termo usado no começo da frase anterior: são modas alternativas. Não é fantasia, não é cosplay. É um modo de se vestir que está mais ligado em desenvolver sua criatividade e senso estético do que em te fechar no que é esperado de você pela sociedade - seja o que ela dita para sua idade, peso, profissão ou o que mais se valha. É sobre uma liberdade de expressão através das roupas que é ainda muito estranha para a sociedade ocidental, mas que não torna as roupas estranhas. É diferente, sim. Só que o diferente não é ruim - qualquer filme do Tim Burton te contaria isso. 


Lado esq. com pastel gothic e na dir. o lado fairy da Força

Diferente de certas modas japonesas onde existem linhas guias claras sobre o que pertence ou não ao estilo, o fairy dá bastante espaço para a subjetividade e tem como base uma temática ligada aos tons pastel e aos anos 80. Senti que faltou elementos 80's no meu visual, mas acredito que criei uma mistura entre o meu estilo usual e otome ("jovem dama") com traços do fairy-kei. Depois tive uma conversa muito produtiva com a minha amada Kakao sobre as diferenças entre fairy e pop-kei - um outro estilo em que há mais cores fortes e nem tanta ligação direta com os desenhos e fofuras de três décadas atrás. As divisórias entre um e outro parecem tênues, mas já sabem a regra geral só de olhar a foto em grupo, não é? Doçura, fofura, por-em-um-chá-para-adoçar. 

Já o Pastel Gothic é muito mais auto-explicativo: uma mistura de elementos típicos do visual gótico que, embora ocidental, é bastante popular no Japão, com elementos do "fofo". As vezes, esse fofo é chamado de "creepy cute": ou "fofo medonho", em uma tradução livre feita por esta que vós escreve. Morceguinhos, cruzes cor-de-rosa, zumbis fofos. Está tudo valendo. Ainda planejo dar uma volta nesse outro mundo e tentar achar um balanço de expressão interessante entre meu lado mais pesado e a doçura. Certamente dividirei por ai quando isso acontecer - porque o que não me falta, graças a Deus, são leitoras lindas me pedindo para dividir um pouco mais desse meu mundo fora da norma!  

Foto roubada da minha amiga Jujuba.

Agora, a moda japonesa não é apenas uma expressão estética para mim. Desde que entrei no meio, fiz grandes amizades e não seria exagero dizer que uma boa² parte dos meus amigos mais chegados hoje em dia foram conhecidos através dos encontros dentro dos estilos alternativos. Não é apenas questão de termos um gosto parecido para roupas, nem de longe: aprendi muito com pessoas profundamente diferentes de mim e também com outras que são bizarramente similares! Tenho a chance e a benção de conviver com criaturas maravilhosas que enchem meus dias de felicidade e glitter - e em grandes encontros, tenho a chance de conhecer ainda mais.

Junto da Kakao, minha outra musa inspiradora de fairy é a Luly. Se você ficou interessada em saber mais sobre esse estilo em particular, pode se jogar no blog dela e encontrará o que eu julgo ser a melhor fonte sobre fairy em português. Logo, eu vou admitir aqui que stalkeava a mulher, coitada hahaha Tive a chancer de conhece-la no sábado durante o HFP e no domingo foi uma felicidade poder conviver um pouco mais. Ela é uma simpatia de pessoa e tem um abraço delicioso! É sempre bom conhecer ao vivo alguém que você admira e se surpreender tão positivamente ao descobrir que esse alguém é ainda mais legal, fofo e super cheio de açúcar do que você já notava virtualmente.

Foto roubada do Instagram da Luly (onde, se você caçar, achará uma foto minha do dia anterior em que estou fazendo careta...).

O meeting começou durante a tarde, quando passeamos pelo bairro da Liberdade, tiramos fotos, comemos e comemos um tico mais, e acabou se estendendo para o karaokê depois. Vivo indo no karaokê, especialmente se você considerar que eu canto mal pra xuxu. Dessa vez foi no Kampai, que normalmente não é meu favorito mas que ganhou meu coração graças à bola disco e palco que existem na sala onde ficamos. Olha, posso ser desafinada, mas não resistoooo a oportunidade de fazer uma boba de mim mesma em um palco! 

Engraçado foi que quase ninguém me reconhecia por causa da peruca rosa: passei a noite com meus amigos me virando pelos ombros para olhar na minha cara e checar se era eu mesma. Acho que essa é uma das graças em estilos diferentes: se reinventar, vestir um lado novo de você mesmo, expandir quem você é e criar uma nova versão para cada dia. E por que não implementar essas resoluções na sua rotina e nas suas roupas diárias? Afinal, qual é a graça de viver no cinza se você anseia pelo amarelo? Se dar a chance de experimentar com sua própria expressividade, sempre que possível, é uma das alegrias de estar vivo. 

Pode falar: minha amiga é lindona e tem olhões! Kakao e yo.

Rundown do Outfit:


  • Vestido estilo salopete: Le Carrousel
  • Cardigã: Antix
  • Anéis de laço e cupcake, pulseira e colar de macarron: Pokkuru
  • Bolsa: Le Café
  • Boina: Le Café
  • Laço na boina: Devas Acessórios
  • Meia-calça: Lupo
  • Sapatos: Secret Shop


Nem sempre temos a sorte de poder nos mostrar em nossa forma mais pura e experimentar com ela. Logo, quando temos a chance preciosa de sermos a versão mais extrema da nossa criatividade, não há motivo entre a terra e o céu para não fazer bom uso dessa oportunidade. Como já disse diversas vezes: alguns olharão, vários não entenderão. Só que um sorriso verdadeiro é uma linguagem universal que quebra mais barreiras do que imaginam. E acredite em mim: uma das melhores razões para sorrir é ter a certeza de que se está sendo fiel à si mesmo.




Comente com o Facebook:

27 comentários

  1. Own Adorei!
    Adoro estilos alternativos, coisinhas do japão e afins!
    Deve ser por isso que não me decide em seguir nemhum estilo! Amo todos, se pudesse seria tudo de uma vez! kkk
    Bjs Mari *-*

    ResponderExcluir
  2. Owntiii ki fofa! ^^
    eu adorei:D
    http://confienounicornio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei!!!Vocês parecem feitas de algodão-doce!! :*

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh, eu amei! *-*
    Confesso que sempre torci o nariz pra essas modinhas japonesas (apesar de AMAR o Japão, vai entender... rs), mas adorei esse estilo fairy, é muito fofo! ♥

    ResponderExcluir
  5. nossa que lindas, vários looks lindos e bem impossíveis de se ver nas ruas fora do Japão.
    amei mesmo
    ótima noite.
    www.misturasdafabi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Deve ter sido muito bom o evento,e vc ficou encantadora de fairy,combinou com vc que é tão meiga.
    Eu sou novata na moda Lolita,sempre usei moda alternativa,mas demorei bastante para entrar em lolita,tinha receio por causa da minha idade e tal,mas eu adoro.

    ResponderExcluir
  7. Owwwwwwn eu AMEI te conhecer! Tu é uma fofa linda d+ e fiquei tão feliz de te ver no pastel colors,teu outfit ficou lindo e tu combina tanto com fairy <3 quero ver mais outfits hein!

    Obrigada por mencionar meu blog e tb por ter ido ao meeting <3333

    xoxo
    Luly~

    ResponderExcluir
  8. Adorei. fala mais, estou super curiosa para descobrir mais, é tudo muito fofo ou seja tudo que eu amo.

    ResponderExcluir
  9. Kakao e Luly divando, pfvr~
    Acho que você deve mesmo bater nessa tecla Mari. Quebrar esse preconceito bobo que as pessoas tem com o diferente. Qual o problema de usar cor, de colocar uma saia volumosa, usar meias divertidas? Algumas pessoas tinham é que se libertar desses pré-conceitos e até experimentar e tentar um pouco mais. A gente nunca sabe do que é capaz se não tentar, não é?
    E queria ver seu out do HFP completo :<
    Beigos :3

    ResponderExcluir
  10. Uau Mari, que lindaaaa!
    Entre pastel goth e fairy kei eu prefiro para mim pastel goth, mas acho lindo também fairy kei e tons mais clarinhos pastéis *-*
    Pirei demaaaaais com a bolsa preta de está no chão na segunda foto, pena que não dá pra ver certinho T_T
    Fale mais de moda alternativa no seu blog, por favor! Você entende muito e eu adoro o assunto, com certeza outras garotas que visitam aqui também gostam do tema.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Posso dizer que vc ficou a "fada" mais encantadora que eu já vi?! Vcs todas (os) são lindos e parecem algodões doces saltitantes. Me sentia a Agnes (de Meu Malvado Favorito) assim que vi a 1ª foto (ainda no instagram). "É tão fofinho que eu vou morreeer!!!"
    Vc é linda Mari. Parabéns por ser sempre VOCÊ!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. OI Mari
    eu não conheço muito nada do tema
    mas olha, de Tim Burton, esse sim!!!
    amei que você gosta. Eu amo/piro
    adorei as fadinhas mais góticas tmbm
    vc estava uma fofura só!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi flor!

    Falou em mundo das fadas, e cá estou eu rsrsrs, te achei sem querer!
    Vc é muito fofa, e eu amei seu blog.Me chamou muito a atenção este texto, em que vc diz que devemos ser fiéis a quem verdadeiramente somos. Que bom que vc é super jovem e já tenha percebido isso.
    Me encantei, e vc ganhou mais uma seguidora :)
    Beijinhos fadinha.

    Flores e Luz.

    PS: desculpe se o comentário aparecer 2 vezes, mas é que acho que o anterior não foi :(

    ResponderExcluir
  15. Mari! Uma verdadeira fadinha, arrasou no look!!

    Linda mesmo sua amiga!!

    Bjos linda!

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu look,muito lindo parece até uma boneca :D

    ResponderExcluir
  17. Lembrei de vc semana passada, Mari... Estava justamente indo para a estação de metrô da Liberdade qdo vi um grupo de meninas com perucas rosa, em todo seu glamour Fairy Kei (acabei de aprender o nome!). Meu noivo disse: devem ser apresentadoras do Quintal da Cultura (ou de qualquer outro programa infantil). E eu: já vi esse estilo antes na net (onde será!? :D), é uma moda urbana japonesa, meu querido...
    Supercute!!!

    ResponderExcluir
  18. Oie Mari!
    Eu amei sua peruca cor de rosa! Queria saber aonde você compra suas perucas.
    Adoro muito você e seus videos.
    Beijos para você Mari
    Veja a pagina do facebook: Amooo Viiixxxen

    ResponderExcluir
  19. Você é muito fofa. Faz um vídeo falando sobre os estilos japonês em geral? Beijos

    ResponderExcluir
  20. que coisa mais amada esse teu texto ♥ acho muito importante essas oportunidades que temos de extravasar nossa personalidade e gostos livremente através das roupas! é delicioso e divertido, sinceramente.

    Amei teus outfits do HFP e do Pastel Colors; foi uma pena não ter falado muito contigo nesses dias. Fiquei feliz por teres usado a minha foto que tirei de ti! ♪
    beijinhos,

    Heidi / anachronie

    ResponderExcluir
  21. Ai Mari quanta doçura, você e esse seu mundinho lindo me fascinam cada dia mais e mais... Adorei o post muito obrigada pela confiança que deposita em nos
    leitoras por abrir a porta do seu mundo....
    Adorei as roupas,perucas amei tudo principalmente suas sábias palavras...
    Millll beijos...

    ResponderExcluir
  22. Waaaa q post mais lindo e cheio de amor!! Adoro a forma q vc escreve, ninguem nesse mundo discordaria de estilos alternativos se lesse isso! hahah <3
    Obrigada por linkar meu blog e pelo meeting mágico, vc ficou mto linda e delicada em tons clarinhos! <3

    Bora repetir \o/

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela confiança de vestir algo que você GOSTA, independente do que qualquer um diga. Ficou lindo!!
    OBS: TEM UMA CONHECIDA MINHA NA SUA FOTO =O

    ResponderExcluir
  24. Linda Mari, parece uma boneca!
    Adoro seu blog.

    meninas visitem meu blog, tenho posts bem legais http://permita-se7.blogspot.com.br/
    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. cara, tudo, mas tudo mesmo por essa expansão de horizontes, de dar vez ao que é diferente que você faz, Mari. Todo o apoio, admiração, força, respeito, etc, etc, etc. e um oi pra quem atacou a cozinha atrás de marshmellows antes de acabar de ler o post.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.