27 junho 2013

Como Usar Meias e Meias-Calças

Depois de vários pedidos, finalmente chegou ao ar o meu vídeo sobre como usar meias e meias-calças. Acho que, no final das contas, foi oportuno que ele saísse do forno agora: afinal, inverno acabou de começar e acho que as dicas serão bem úteis para essa época do ano. Mas não me contive apenas em falar sobre meias de frio, e tentei abordar meias para várias ocasiões, como escolher e, claro, como combinar a meia-calça com suas roupas.



No vídeo, explico com detalhes como penso em cada combinação para harmoniza-la e torna-la equilibrada, mas acho que também vale citar por aqui os tipos essenciais de looks que componho com esse tipo de acessório em suas três vertentes "principais" do meu dia-a-dia.



O Look e a Meia "Não Estou Usando Nada"


Look 1 (ainda não está no ar), Look 2, Look 3

Esse tipo de visual dá uma razão de ser minimalista e escondida para as meias-calças. Já declarei inúmeras vezes por aqui meu amor pelas minhas meias que não aparecem no visual, e foi o primeiro truque que mencionei no vídeo justamente porque é o mais útil na minha vida durante dias que não estão "nem lá nem cá" (tipo a meia nesse visual, que está e ao mesmo tempo não se faz notar!).

Basicamente, escolho uma meia calça com fio entre o 15 e o 20 para proteger as pernas, mas sem interferir no look. Não tem segredo, não tem mistério: o propósito é utilitário. Também é um tipo de meia super em mão quando você quer usar meias rendadas no inverno: basta sobrepor a rendada com a cor de pele, para evitar passar frio e não perder o efeito da trama vazada.

O Look com Meia Neutra


Look 1, Look 2 e Look 3 (ainda não está no ar)

Considero que os tons neutros principais de meias que toda mulher deveria ter (se gosta de meias, é claro!) são marrom, cinza, off white, preto e possivelmente o branco. Digo possivelmente pois conheço várias pessoas que preferem se esquivar das meias desse tom por ter um estereotipo que apenas profissionais da saúde poderiam usar a cor. Branco entra na minha lista (tenho em vários fios e várias texturas!) e realmente acredito que, feita a combinação certa, dá um resultado fantástico e bastante delicado. Vale ressaltar, no entanto, que acredito que depois dos 30 fica melhor optar mais pelos off-whites, que dão um visual mais maduro - mas siga o que balança seu barco, e não qualquer regra! 

Os tons neutros são ideais para combinar com sapatos de tons não muito contrastantes e alongar as pernas, além de oferecer uma base sem mistérios para outfits que, de outra maneira, faltariam a mesma para dar "a liga". Muitos visuais são como uma massa de bolo em que uma peça neutra será aquele tantinho de farinha que faz a diferença entre algo coeso e algo que está exagerado em outro ingrediente (nesse caso, muita cor e estamparia sem elemento de ligação). Se você tem uma variedade de tons e estampas, eles podem ganhar coesão através de uma peça de cor básica que converse com todos os demais elementos. 

São úteis para buscar tons de fundo de vestidos e saias, bolsas e outros acessórios, além de dar um toque mais clássico no visual. No entanto, minha regra pessoal (que ninguém é obrigado a seguir, é claro) é que eu não compro peças neutras nos tons mencionados sem textura: acredito que um trançado bonito, um vazado, um desenho diferente ou uma renda faz "a" diferença entre um neutro "ok" e um neutro que realmente compõe um outfit com interesse. 


As Meias Super Duper "Cheguei!"


 Look 1, Look 2 e Look 3 (ainda não está no ar)


Ah, eis a parte que mais divide corações: as meias super destacadas! No vídeo, explico um pouco mais como é minha lógica para fazer combinações equilibradas e não pesar a mão quando uso essas peças. Sem dúvida elas são menos democráticas, mas se tem a ver com seu estilo pessoal, são uma peça e tanto para criar um visual fora do comum.

No geral, a dica principal é a que mais repeti nesse post e no tutorial: harmonia. Utilizar as cores principais da meia no outfit, e não selecionar todas de uma vez e criar um arco íris desconexo. Perceba como, em todos os exemplos, não sai da cartela de cores que a meia me oferece:


  • No primeiro, o sapato é do tom de salmão da meia, o vestido puxa o tom base da meia, se torna coeso através do cinto marrom e a formação do degradê da cor mais escura do acessório está montado. Usei também uma boina offwhite para puxar esse tom da meia. 
  • No segundo, preferi chamar a atenção para o azul marinho da meia e utilizar o rosa como uma cor de destaque dos acessórios, complementada pelo branco (também presente na meia e no vestido). 
  • Ao invés de ir toda no azul ou no branco, que são os tons mais bases da meia, preferi puxar o tom de salmão dos querubins e complementar com toques do tom mais neutro que a peça me oferecia em suas cores.

Se mantendo fiel ao que você tem como base na paleta de cores do seu acessório, você tem muito mais chances de criar um visual harmonioso! Afinal, harmonia todos queremos, não é?


~♥~

Espero que essas dicas e o vídeo ajudem à todas que estão querendo incorporar mais saias e vestidos em seu inverno, e que precisam desse acessório maravilhoso para poder se manterem quentinhas. Também estou com a esperança que mais de vocês possam me escrever falando que perderam o meio de usar meias-calças... acredite, dou o maior sorriso cada vez que recebo um comentário desses!!


Infelizmente, minha tendinite está em crise novamente e por isso vídeos e posts estão demorando mais do que o normal para sair. Tenho que tomar cuidado para não forçar e acabar tendo que usar a tipoia por meses, como foi no ano passado... Obrigada pela paciência em esperar. Acreditem: tente colocar o meu máximo de esforço e coração em cada post e vídeo que vai ao ar! Espero que esse carinho chegue até vocês e lhes deixem tão felizes quanto seus comentários e apoio me fazem.

Comente com o Facebook:

30 comentários

  1. Mari, adoro seus videos. Vc me ajudou muito em um momento dificil, assistir seus videos me fazia bem, me distraia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari é a primeira vez que te escrevo e eu adoro seus vídeos porque você é inteligente. Rsrs...

    Gosto de quando você descreve as fragrâncias dos perfumes, as combinações de cores, dá pra sentir que você sabe do que está falando realmente. Tem credibilidade.

    Elogios a parte, adorei esse vídeo sobre as meias, porque eu acho lindos os looks, mas morro de medo de usar porque eu estou um pouco acima do peso e as minhas pernas são grossas e eu sou baixinha, tenho 1,64.

    Gostaria de alguma sugestão, de como incorporar essa peça no meu dia a dia sem parecer uma cafona que não tem idéia do corpo que tem. E também não queria parecer uma menininha porque já tenho 29 anos. (ai meu pai, tô chegando nos 30. Completei hoje por sinal, rs)

    Um beijo...

    ResponderExcluir
  3. Mari, sou uma apaixonada por meias e espero ansiosa o inverno para poder usá-las. Por sua causa comprei uma das meias degrade da Marisa, e adivinha? Todo mundo parava para ver. Realmente para usar algo diferente têm que ter confiança. Meu namorado adorou e a opinião dele para mim é a mais importante. Adoro seus posts sobre moda tanto quanto os tutoriais, e espero que esteja melhor, pois já estava com saudade de novidades por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Vc é mto fofa Mari *o* Pena que onde moro não dá pra usar meias...quer dizer, até q dá mas ia morrer de calor, prefiro andar com as pernas de fora, até pq aki ninguém usa meias-calça! rsrs mas são lindos seus look, amei!

    ResponderExcluir
  5. expiração lolita nao é ? voce tao fofa adorei o look de coraçao foi super fofo *-* amei o poste pena que me cidade eh quente q nem o inferno ¬¬ 32 graus todo dia =((

    ResponderExcluir
  6. Cada look mais lindo que o outro, eu amei, super fofos!

    Miiil beeijos e sucesso!
    http://gabriellanayra.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/gabsnayra

    ResponderExcluir
  7. Adorei, pena não ter esses vestidos lindos que você tem.
    Mari me tira uma duvida eu comprei uma meia xadrez roxa e não consegui usar ainda parece que tudo que eu coloco com ela não fica bem, sei lá,me ajuda nessa que cor você indicaria pra eu usar, ela é super roxa mesmo e sabe que nem com preto não gostei ficou estranho quero muito usar só se eu sair sem olhar no espelho rsrs.. Beijos mari amo seus vídeos você é um amorrr

    ResponderExcluir
  8. Amo, amo e amo seus vídeos. Morro de vontade de conhecê-la :). Bjs e melhoras

    ResponderExcluir
  9. Marii amei este video! Gosto mto de usar meia calça devo ter umas 20 uma de cada cor,estilo, rendas, trabalhadas, xadrezes, de corações, de poás. Aqui no RS é MTO frio, sempre precisamos de meias, aliás nesta época do ano é até difícil usar meias (as de fio 80 são de passar frio), uso as leggings térmicas como meia calça! heuheuehue

    Mas quando esquentar um pouco vou usar mais ainda as dicas que você dá pois são maravilhosas!

    Obrigada bjinhos :*

    ResponderExcluir
  10. Poxa Mari,eu adorei essa meia de anjo,é tão linda,tbm sou a louca das meias calças,tenho uma queda pela preta *-*

    ResponderExcluir
  11. Amei todas as dicas e o vídeo também!
    Acho que se tivesse feito um vídeo com 22 min., como disse que fez mas não publicou, o seu público iria assistir sim porque é um assunto interessante e abordado por poucas pessoas! Sem contar que a forma como você explica é muito simples e fácil de aprender!

    Beijinhos Mari, tenha um ótimo fds!

    ResponderExcluir
  12. Só tenho uma coisa a dizer... Amo meias!

    ResponderExcluir
  13. Mari, tenho uma pergunta se meias causas finas e grosas só podem ser usadas com vestidos ou saias?bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca fui muito fã de meia calça, mas recentemente tenho visto uns looks muito lindos com elas, to me convencendo a usar :)

    ♥ Blog Cerejas no Topo:
    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  15. Adoro meias, fico contando os dias para chegar o frio e poder usá=las, mas ultimamente só tem feito calor por aqui :(

    Mari, eu queria saber se você tem alguma dica quanto à conservação das meias. Eu tenho várias, mas parece que por mais que eu tome cuidado, lave à mão, cuide das unhas, tire os anéis para manusear, etc, aparecem bolinhas. Ou então, eu acho um fio puxado, sem ter a menor ideia de como isso aconteceu :(

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas,e amei os looks que vc usou tanto nas fotos quanto nos vídeos.E sou apaixonada pelo seu estilo de se vestir :D

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari. Adoro seu canal do youtube e tb o seu blog. Bom na verdade vim aqui hj te pedir uma ajuda eu adoro meias tb e tenho tenho quatro em tons escuros para o inverno fio 40 e depois de ver seu video eu gostei da ideia de usar meias mais claras na primavera pois tb sinto muito frio nas pernas. Porém já sai a caça delas aqui na minha região e só acho daquela "cor de pele" que me deixa laranja. vc tem alguma dica de loja on line confiável para eu estar comprando?
    Antecipadamente obrigada. beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas, porém tenho uma dúvida que queria tirar... não sei se acontece só comigo ou eu ainda não peguei uma meia calça certa, mas todo vez que eu uso meia calça- seja de qualquer tamanho- elas ficam descendo e eu conforme vou andando tenho que ficar arrumando para cima, e elas descem de um jeito que o cavalo da meia calça fica muito abaixo, e as vezes fica raspando e me machuca.
    Você saberia me orientar sobre isso? Ou ter alguma ideia do pq isso acontece?

    Adoro seu blog! Parabéns Mari, Bjs.
    Raquel E.

    ResponderExcluir
  19. Olá, me chamo Marcela, tenho 22 anos e sem querer encontrei um video seu no YouTube sobre sua historia com o roacutan. Depois acabei vendo que você tem muitas outras postagens interessantes, mas enfim eu estou vindo aqui porque estou precisando urgente me consultar com um dermatologista, e no vídeo você mencionou passar os dados do seu medico para quem precisasse. Eu preciso muito pois assim como você eu estou a meses tomando antibióticos e nada resolve, tenho uma acne resistente e já usei todos os produtos e remédios que você mencionou no seu vídeo, menos o roacutan. As pessoas olham pra mim e dizem que eu estou deformada, e é vedade. Por isso peço por favor, se possível me enviar os dados do seu dermatologista para o meu e-mail f7marcela@gmail.com pois não tenho facebook nem estou nas outras redes sociais. Estou muito depressiva, desesperada e enfim... Vou ficar muito agradecida! Muito obrigada, Marcela de São Paulo capital.

    ResponderExcluir
  20. Oi Mari!
    Parabéns pelo blog! =) Seus looks são muito fofos!
    Gostaria de saber onde compra as meias 5/8. Também usa as 7/8??
    E também gostaria de saber se essas meias 5/8 japonesas não escorregam =/ , porque as nacionais vivem escorregando nas minhas pernas e é horrível toda hora ficar puxando elas!
    Tem alguma dica sobre isso?
    Mas acho elas lindas =)

    ResponderExcluir
  21. Mari, eu adorei, porém senti falta de como usar meia-calça com shorts =/ se vc puder dar essas dicas! E tbm gostaria muuuuito de ver vc dando dicas sobre como usar coturno... amo seus videos de moda! <3 linda!

    ResponderExcluir
  22. Oi Mari!

    Comecei a ver seus vídeos por indicação da Carol do Chilly Store, desde então me apaixonei, seus vídeos transbordam fofura além da sua voz me exprimir calmaria <3~

    Vc é uma inspiração, vou usar muitas meias calça no frio! :3 ahhaha

    Comprei um tripé pra não ter mais desculpas pra não gravar vídeos e vou me inspirar nas doçuras dos seus!~

    ResponderExcluir
  23. Que batom é esse que você usa no vídeo? :)

    ResponderExcluir
  24. Eu também AMO meia-calça! Comecei a usar por necessidade (tinha muitas marquinhas de alergia nas pernas) e acabei me apaixonando! *-*
    Adorei as dicas! ;)
    Bjs
    ;****

    ResponderExcluir
  25. Oi Mari!
    Adoro seu blog e suas dicas... Essa semana encontrei esse site com essas meias... caso você não conheça acho que irá adorar as opções de estampas...Eu nunca comprei desse site, encontrei pelo blog da amanda http://troqueinachina.com.br. Imediatamente lembrei do seu vídeo.
    http://www.romwe.com/accessories-tights-c-36_37.html?page=3
    Beijo
    Carol

    ResponderExcluir
  26. Ooi marii, adoro seus videos sempre assisto ;D me segue no meu blog tbm pingos-de-rubi.blogspot.com.br Bejoos

    ResponderExcluir
  27. Mari adoro voooocê! Vou assistir o vídeo, deve estar bem legal :)
    eu adoro meias calças, acho muito chick haha

    O.B.S.: Estou começando com um canal no youtube, de uma passadinha por lá migre.me/fssRF

    MIL BEIJOS

    ResponderExcluir
  28. Eu adorei o video. Acho que eu vou conseguir montar o look de acordo com a minha personalidade e eu sou a apaixonada por saias com meias...

    ResponderExcluir
  29. Magina... eu te ouviria falar por 22, 44, 88 minutos! como vc disse, não tenho seu estilo, mas vc fala de coisas q abrangem qualquer estilo, e suas dicas sempre são mto úteis pra mim! adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  30. Eu amei seu blog, amei todos os seus looks !!!

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.