20 abril 2013

Maquiando e Escolhendo Produtos para a Pele Acnéica

Como alguém que já sofreu com acne resistente e cística, entendo muito bem a necessidade que uma pessoa pode sentir de ter uma cobertura de maquiagem legal para esse problema, ao mesmo tempo que sei bem a frustração que é tentar achar produtos que não piorem a situação. Conseguir camuflar as espinhas e não interferir no seu tratamento pode parecer uma via de mão dupla impossível de conciliar, mas com os produtos certos você não irá piorar sua acne e conseguirá disfarça-la quando necessário.

É vital que você conheça sua pele e esteja aberta à possibilidade de precisar fazer alguns testes, mas quando você finalmente encontrar a combinação certa, posso assegurar em primeira mão que será de ajuda inestimável para aqueles dias em que as benditas acnes querem derrubar sua auto-estima. Obviamente é vital que você tente trabalhar sua confiança em si mesma sem a necessidade da ajuda "protética" da maquiagem, mas quando você está sob tratamento e dando o melhor de si para mudar a situação, acho mais do que justo que isso coincida com a vontade de aparentar seu melhor em situações sociais. Só não vale ficar usando maquiagem até dentro de casa e nunca deixar sua pele ver a luz do dia, okay?

Tenha em mente e pratique:



  • Não importa quão boa seja sua base, pó e corretivo, você precisa tirar toda sua maquiagem antes de dormir sempre. Não pode deixar de fazê-lo nem um diazinho se quer. Por que? Porque a maquiagem que passou o dia no seu rosto foi a camada que recebeu todas as impurezas e poluições do dia, e se você manter essa poluição na sua pele de noite, ela irá se juntar com a produção de sebo (oleosidade, trocando em miúdos) e se transformará em um super monstro de óleo e impurezas. E você não quer isso na sua pele, quer? Lave seu rosto antes de dormir todos os dias, independente de ter ou não usado make - e, se usou, anteceda a lavagem com um bom demaquilante sem óleo (oil free).
  • Sempre escolha maquiagens sem óleo (oil free) e não comedogênicas (que não entopem os poros). Mesmo que sua pele seja mais seca, existem outras maneiras que colocar hidratação dentro dela que não através de óleo, e optar por ingredientes suaves e leves que não irão causar poros entupidos é não negociável. Mas calma: esses dois fatores costumam estar escritos na embalagem dos produtos, então é fácil descobrir se um produto tem essas características.
  • Para uma cobertura máxima, você precisará de primer, base, corretivo e pó. Não tente esconder todas as manchas e erupções apenas com um produto, pois o efeito será de argamassa no rosto. O ideal é construir camadas leves que se complementem
  • "Ouça" sua pele. O que eu quero dizer com isso é que veja se há algum ingrediente ativo em comum nas bases que costumam piorar a condição das suas espinhas. Como regrinha geral, evite a família dos "isopro-" em ingredientes ativos, assim como o manteiga de coco e de karitê nos emolientes. E perceba por experiência própria quando algo irrita sua pele. Por exemplo: algumas pessoas se dão muito bem, mas eu tenho uma reação de leve à moderada sempre que uso uma base com protetor solar físico Octinoxate. 
  • Teste antes de comprar. Grandes marcas e lojas muitas vezes tem amostras (embora aqui no Brasil, infelizmente, essa ainda não é uma prática comum), mas você pode até levar um potinho pequeninho (pense em uma metade de um compacto de lentes de contato) e pedir para o gerente se pode colocar uma quantidade mínima do produto lá, para testar em casa e ter certeza que gostará. Muitas vezes você precisa usar a base por um período maior de tempo para perceber se ela irá irritar sua pele ou não.
  • Persista. Existe uma maquiagem que dará certo na sua pele, confie nisso! 

Aplicando a Maquiagem e Corrigindo a Pele com Acne:


Complementando esse post e vice-versa, há o vídeo com algumas outras dicas sobre como aplicar produtos para disfarçar a acne e também falando um pouco mais sobre os diversos acabamentos dos produtos e técnicas envolvidas no processo:


Produtos Usados no Vídeo:


  • Primer POREfessional - Benefit
  • Corretivo em bastão Verde - Vult
  • Base Mat Velvet Plus na cor 20 Ivory - Make Up Forever
  • Corretivo Boi-Ing na cor #01 - Benefit
  • Pó HD Razor Sharp - Urban Decay

Outros Produtos Que Recomendo...


Bases


  1. Base Superbalanced - Clinique. É uma base de cobertura de leve à mediana que funciona muito bem para as peles mistas. Espalha e mescla super bem na pele, embora seja um pouquinho transferível no verão. Oil Free, não comedogênica, sem fragrância, textura bem líquida.
  2. Base Perfectly Real - Clinique. Essa aqui já fica forte no lado "mediano" da força, sem pisar nem no leve e nem no completo no que diz respeito à cobertura. Perfeita se você gosta de um acabamento o mais natural possível, e é deliciosa de ser aplicada. Oil Free, não comedogênica, sem fragrância e com textura mais cremosinha.
  3. Mat Velvet + - Make Up Forever. Melhor base com acabamento matte que já utilizei, justamente por ser um matte mais natural. Duração é de fora desse mundo, fotografa maravilhosamente e também fica fantástica sob a luz do sol. Cobertura mediana à mais alta. Carinha, mas vale o investimento; além de ter um gama de cores fenomenal. Oil Free, não comedogênica, base aquosa, fragrância super suave (quase imperceptível), textura líquida que seca rápido e por isso tem que ser trabalhada rapidamente.
  4. Segunda Pele - Contém 1g. Muito parecida com a Perfectly Real da Clinique, mas com uma cobertura mais suave. Um pouco mais hidratante, então melhor para peles mistas. Desliza suavemente, mas tem um cheirinho mais perceptível. Oil Free, não comedogênica, textura de líquida à cremosa.
  5. Base Capricho - O Boticário. Textura muito fina e gostosa de ser aplicada. Cobertura leve à mediana, acabamento matte natural e cheirinho agradável e suave. Infelizmente, a seleção de cores é bem pequena; mas se você encontrar uma no seu tom, é fantástica!
Vale dizer aqui: eu não recomendo bases da MAC para pele com acne. TODAS as que testei, com exceção da Face & Body (que é hidratante demais³ para quem sofre com espinhas), me irritaram a pele e me geraram novas chatonildas no rosto. 

Corretivos 



  1. Boi-Ing - Benefit. Ótimo corretivo para o rosto todo, sendo que tem acabamento natural e uma ótima duração na pele. Mescla muito bem e tem uma boa seleção de cores (esse mês chegam duas tonalidades mais escuras no Brasil).
  2. Corretivo Mineral - Contém 1g. Escolhendo o tom ideal, ele é fantástico² para espinhas inflamadas (ou seja, com pus). Disfarça melhor esse elemento horrível do que qualquer outro produto que eu já usei. Se suas espinhas, em sua maioria, são assim, vale o investimento nesse potinho - só lembre-se de não utilizar o aplicador que vem nele, para não contaminar o produto. 
  3. Studio Finish - MAC. Se por um lado eu não recomendo bases da marca, por outro eu sou a primeira a dizer que esse corretivo é a maravilha das maravilhas no que diz respeito à cobrir manchas. Se seu maior problema for a hiperpigmentação, vale a pena investir nesse produto de máxima cobertura e fixação maravilhosa.
  4. Full Cover - Make Up Forever. A prova d'água, conto com esse corretivo sempre que preciso que a maquiagem dure a noite inteira. Infelizmente o produto não é disponível na seleção da marca no Brasil, mas se puder compra-lo, é o máximo para espinhas e para manchas igualmente.
  5. Corretivo Intense - O Boticário. Muito bom para espinhas ativas não inflamadas, embora não funcione tão bem com manchas. Tem uma textura fácil de mesclar na pele e uma duração bem okay. 

Espero que o post, vídeo e sugestões seja útil para alguém que esteja passando por uma situação similar a que eu já estive no passado. Lembre-se de tentar se manter positiva, manter a cabeça erguida e continuar firme no tratamento para melhorar. Acne é algo que, para quem sofre com a pré-disposição, sempre estará à espreita: mas que pode, sim, com esforço, dedicação e disciplina, ser controlado. 



Comente com o Facebook:

21 comentários

  1. Mari, adorei o vídeo, me ajudou muito! Você poderia fazer um vídeo falando sobre pálpebras oleosas? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mari adorei as dicas, serviu bastante pra mim pois minha pela tem acnes e é bem oleosa! bjss

    li-darcadia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari amei o vídeo era tudo o que eu estava precisando! E também descobri que sempre cobri minha espinhas de forma errada OMG! E desde já estou esperando o vídeo sobre as Bases e sobre como cobrir as tão horríveis olheiras!
    Beijiinhos Mari ♥ tudo de bom Pra ti *.^

    ResponderExcluir
  4. Ei Mari, nossa adorei o vídeo, não sei mas o que fazer com minha super pele bacon . Por favor faz um vídeo ensinando a escolher a base certa, até hoje não consegui encontrar a minha base perfeita. O tom da minha pele é amarelado, e as bases nacionais não focam muito nesse tipo de pele. Obrigada beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o vídeo, vc como sempre e muito fofa.

    ResponderExcluir
  6. Mari querida, vc é uma benção! Tudo o que eu estava precisando era saber como disfarçar essas "coisas" no meu rosto! Muito Obrigada! ^_^

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari, tudo bem? Assim como você tive por alguns anos sérios problemas com acne, hoje consegui "controlar" minimamente a situação, mas ainda tenho muito medo de usar maquiagem na pele, geralmente uso somente na região dos olhos e um batom (salvo em ocasião especial)Minha dermato me indicou o uso do pancake, mas ainda assim não me sinto totalmente segura. Gostaria de saber se esse produto/remédio que você utilizou sobre a espinha contem acido, pois nesse caso só poderia ser usado durante a noite.
    bjs e parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  8. Você é sempre perfeita!!!
    Fico encantada quando assisto os seus vídeos e leio os seus posts, pois além de interessante, você escreve/fala muito bem, diferente de outras blogueiras que vejo por aí... Você demonstra "conhecimento de causa" e isso passa muita segurança para nós leitoras.
    Parabéns pelo seu impecável trabalho!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Mari, gostei muito do post e do video, no entando, acho que faltou a informação sobre alternativas de primer.
    Aquele da Koloss, que aparece em alguns dos seus videos, pode ser uma boa alternativa?

    Beijos! =*

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, me ajudou bastante! Geralmente eu costumo usar só base, e muita das vezes percebo esse efeito "reboco" e lá vou eu retirar o excesso com um lenço. |:
    O video também está ótimo.
    Beijos ((:
    http://docemetafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho apele oleosa na zona T e nunca tive espinhas mas acabo tendo muitos cravos, uso um minimizador de poros e ajuda bastante a "quebrar a oleosidade". Amei essas dicas a mais.

    ResponderExcluir
  12. Mari, o que vou dizer não tem nada a ver com o post, e aliás não me recordo de ter comentado em seu blog. Acompanho a anos, te admiro muito, mas não tenho o costume de comentar. Falha minha, sim! Mas voltando ao assunto pelo qual vim comentar, já te disseram que você se parece com a atriz Rachel McAdams do filme "Para Sempre"? Acredito que sim, pois realmente parecem irmãs gêmeas. Ontem assistia ao filme, e percebi que ela me lembrava muito alguem, de repente notei que era você! Pelo menos nesse filme, ela parece muuuuuito com você, ainda com o corte de franjinha, mais ainda. Olha os lnks de algumas fotos:

    http://www.google.com.br/imgres?um=1&sa=N&hl=pt-PT&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=KnF-Z7GM0K40NM:&imgrefurl=http://veja.abril.com.br/multimidia/videos/37&docid=ktv_YHFRMWksgM&imgurl=http://mats.abril.com.br/thu/11/eac19ea23e21a4fdbb63b0c67290cf0a&w=854&h=480&ei=MxJ1UZj_KOuz0QH_tIDYBg&zoom=1&ved=1t:3588,r:12,s:0,i:119&iact=rc&dur=312&page=2&tbnh=168&tbnw=299&start=12&ndsp=17&tx=175&ty=86

    http://www.google.com.br/imgres?um=1&sa=N&hl=pt-PT&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=4HGExw4rIo9JEM:&imgrefurl=http://rachelmcadamsbrasil.tumblr.com/&docid=z-3yNdAKyxonyM&imgurl=http://25.media.tumblr.com/tumblr_lyl81jHuKN1rowgdoo1_500.png&w=500&h=250&ei=MxJ1UZj_KOuz0QH_tIDYBg&zoom=1&ved=1t:3588,r:26,s:0,i:170&iact=rc&dur=744&page=2&tbnh=159&tbnw=318&start=12&ndsp=17&tx=208&ty=45


    Ah, e se você não assistiu ao filme, recomendo fortemente, é um lindo romance. Beijos, e parabens pelo lindo trabalho que faz...

    ResponderExcluir
  13. Mari, não sei se já existe, mas faz um post com as suas bijuterias favoritas ^-^

    http://cultura-cute.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem ??
    Sempre fui apaixonada pelo seu trabalho , acho você uma fofa e te admiro muito .
    Sou maquiadora a um tempo e agora resolvi fazer um blog pra divulgar o meu trabalho .
    Hoje valorizo mil vezes o trabalho de vocês , cada dia se dedicando mais e sendo reconhecida de maneira que merecem .

    Se você puder me dar a sua opinião sobre o meu Blog ficarei muito agradecida , aceito criticas kkk apesar que é assim que agente aprende .
    http://sabrinalimamakeup.com/

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Ameii as dicas....
    Sou tipo super preocupada com minha pele que é bem oleosa e acneica... e amei esse post.
    beijos

    fabi penellope
    Blog: fabypenellope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Tem uma base que eu amo de paixão pele oleosa e acneica, que é ant acne solutions da clinique.

    ResponderExcluir
  17. Mariana é a primeira vez que vi seu blog e gostei demais, você é ótima, gostaria de pedir para você fazer um tutorial ensinando a fazer uma preparação de pele que ja teve muita acne e que ficou com marcas ( buraquinhos e crateras rsrs)bjs Márcia

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do post, mas infelizmente gostaria de te pedir para que nos próximos posts postasse também o preço dos produtos !!!
    Amo seu trabalho, você é uma fofa, suas dicas me ajudam muuito

    ResponderExcluir
  19. Adorei todas as dicas, dificil encontrar posts para pele com acne e maquiagens especificas, ja que a maioria menciona o produto usado, mas muitas vezes nao serve para nosso tipo de pele!! Muito bom!! Bjoos!!

    mibeaute.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas do seu vídeo. Muito boas. Gostaria de saber se a base da Mary kay ou da Maybelline são boas para pele com acne. Até mais

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.