02 março 2013

Métodos de Depilação: Uma Introdução Ao Mundo Sem Pelos

Não sei se eu tenho cara de quem tem nojinho de pelos ou se as pessoas é que estão carentes de mais informações e resenhas à respeito de depilação, mas o fato é que nos últimos meses esse tem sido um dos assuntos mais pedidos para eu abordasse no blog ou no Youtube. Pois bem: se a primeira teoria é a engrenagem que motivou as perguntas, vou admitir que ela é verdadeira e que acho que todas poderiam se beneficiar de um papinho de mulher sobre se livrar dos "apêndices filiformes e coniformes" (totalmente olhei isso na Wikipedia, por sinal) indesejáveis. 

Vamos conhecer os métodos mais comuns e bater um papinho sobre qual é mais indicado para qual lugar...

Brinco que é um "papinho de mulher", mas sinceramente acredito que pessoas de ambos os gêneros podem se beneficiar de umas penugens à menos. Tirando sua cabeça, que normalmente fica melhor recoberta de cabelos (embora, se for sua opção pessoal raspar ou se é careca, mais poder para você!!!) e as sobrancelhas, no geral não sou a maior defensora de pelos. Homem que parece ter um colete de tricot nas costas? Tô fora! Mulher que leva o gato preto (nada contra os gatos pretos - eu adoro bichanos de todas as cores!) para passear debaixo dos braços? Tô fora também! Mas isso é meu gosto pessoal.

Sim, pois embora retirar o excesso desses apêndices-ormes-alguma-coisa em algumas áreas sejam uma questão de higiene, em outras entra apenas a opinião estética de alguém sobre o que fica mais bonito ou não. Existem mulheres que acham que não depilar a perna é mais natural, e haverá com certeza pessoas que concordem e achem, de fato, belo. Não sou uma dessas, não vou fingir ser, mas também não tenho nojinho de quem é (só não me agrada aos olhos e ponto final). Acho vital deixar registrado que ninguém pode te pressionar a se depilar caso isso não seja do seu interesse. Seja lá qual for sua opção - e isso em qualquer aspecto da vida, por sinal - o importante é que tome a mesma de maneira consciente e por sua própria cabeça, não guiada por terceiros.

Já que estamos começando pela discussão de "depilação Sim vs. Não", quero já deixar claro que não é aconselhável que meninas se depilem antes da menarca (primeira menstruação). Antes disso, sua pele será mais sensível e você corre riscos maiores de ter alergias e mesmo sensibilizações depois de adulta - e não é bom arriscar, já que ninguém aqui pode prever o futuro e é melhor dar seu melhor no presente para que ele seja bom. Entendo que é justamente antes desse "acontecimento" que os pelos começam a incomodar, e iremos discutir um método (descoloração) que pode vir a ser útil nesses casos.

Peço que respeitem o ritmo natural do seu corpo e deixem a natureza tomar seu curso, ao menos nesse caso. Depois, serei a primeira a dar apoio se você quiser andar por ai com as pernas lisinhas: contanto, é claro, que faça tudo com segurança e com o apoio dos seus pais (nada de sair se depilando escondido por ai!!).

Depois desse papo inicial, vamos falar sobre a série de posts que virá:

Sobre quais métodos falarei nessa série?


Irei abordar todos os métodos que já experimentei; suas vantagens, desvantagens, possibilidade de fazer sozinha, quais os melhores locais para depilar com eles e seus custos. Serão os seguintes:

  • Laser (Lightsheer);
  • Cera quente e cera fria;
  • Cremes depilatórios; 
  • Lâminas;
  • Depiladores elétricos (Satinelle);
  • Descoloração;

Cada técnica terá seu próprio post, já que meu objetivo é passar o máximo possível de informações úteis e completas. Sinta-se a vontade para comentar por aqui e me contar qual método você gostaria que eu abordasse em seguida, pois será um prazer ouvir suas opiniões e tentar atendê-las da melhor forma possível.

No entanto, o próximo post sobre depilação será sobre os cuidados antes e depois. Novamente, não gostaria de que essa introdução se revelasse um monstro de tamanho que ninguém tem paciência de ler, e por isso há a divisão.  Considero importante começarmos a discussão sobre o assunto com uma boa base para entender o que virá em seguida. 

Os posts serão, muito provavelmente, colocados em dias saltados - assim, quem gosta de ver outros assuntos no blog não ficará órfão! Enquanto isso, em clima de quem andou vendo muito Game of Thrones... brace yourselves:








Comente com o Facebook:

26 comentários

  1. Adorei o post Mari! Queria que você tivesse criado ele alguns anos atrás pra eu não fazer cagada =( hahaha esperando ansiosamente pelos outros posts! Beijo, adoro o blog e o canal ^=^

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei da ideia, vou acompanhar!

    www.thaiinathios.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei do fato de você falar da opção de se depilar ou não. Eu me depilo, mas acho horrível isso ser uma obrigação de todas as mulheres e essa história de ser "anti-higiênico" é conversa, porque a maioria das alergias são causadas pela depilação, sem contar foliculite. Em geral, é uma coisa violenta e apoio todas as mulheres que decidem por não se depilar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou as palavras da minha boca <33 Penso exatamente igual.

      Excluir
    2. Acho que todas nós sabemos que essa história de ser anti-higiênico é conversa... todas nós aprendemos na escola que os pêlos servem pra proteção e toooodo esse mimimi. Mas, sejamos BEM francas. Pêlos retem calor e umidade, certo? Acho que essa é a última coisa que queremos em certos lugares e em certas épocas do mês.
      E é daí que vem a nossa vontade de "manter a higiene" nos livrando dessa sensação desagradável.
      Imagina fazer exercícios físicos sem depilar as axilas? Mais uma vez, o calor e a umidade não vai trazer uma sensação nada boa...
      É claaaaro, que 55% da nossa motivação pra depilar é mais estética do que outra coisa, por causa de toooda essa pressão da sociedade e todo esse blablablá. Mas já pararam pra pensar nisso que eu disse?

      Excluir
  4. Aii Mari, vc é um barato! Eu racho o bico lendo os seus posts... rsrs...

    ResponderExcluir
  5. Aguardando ansiosamente pelas dicas!!! Realmente não é um assunto que os tantos blogs de beleza tem tratado, e é uma coisa tão essencial em nosso dia-a-dia, não? E por mais que façamos isso a anos (como no meu caso, que já tenho 25 anos), sempre restam dúvidas e dicas a serem compartilhadas.
    =D
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. adorei o assunto, estou tendo receio e dificuldade em depilar o buço por causa do ruacutan. Mari como vc fazia quando estava em tratamento? Eu pensei em fazer a laser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adama, NÃO FAÇA O LASER! Pode te queimar legal...

      Desde o Roacutan (que, por sinal, talvez eu tenha que voltar a tomar - e daí irei reportar tudo no blog mensalmente, se for o caso... meio que desejo que seja, sendo sincera), eu só consigo tirar meu buço com creme depilatório para peles sensíveis. Quando está muito, uso cera fria - mas JAMAIS a quente.

      Cera quente não é uma boa, mas não tenha medo de investir na fria se for para peles sensíveis.

      Excluir
  7. Oi, Mari! Eu fazia depilação com cera quente nas pernas mas ficava cheia de manchinhas, daí unindo isso ao fato de estar tomando Roacutan e a cera arrancar minha pele junto, estou usando o Satinelle. Gosto bastante dele, é rápido e eficiente e as manchas melhoraram bastante... Porém, não dá pra fazer buço com ele e tudo que eu tento dá errado devido a minha pele estar muito sensível. Você usava o creme depilatório pra buço durante o seu tratamento? Não queimava a pele? Tenho medo de tentar usá-lo... Até tirando com pinça às vezes incha um pouquinho! :/
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. Eu tomo roacutan e tentei usar cera fria, fiquei toda queimada e com o buço inchado. Tenho medo de usar cremes depilatórios e me queimar também... Nunca aconteceu nenhum "acidente" com esse que você usa, Mari?

    ResponderExcluir
  9. Mari, pq talvez tenha que voltar a tomar roacutan? sua pele está linda, na minha opinião.

    Outra coisa, estou atrás de uma anágua armada com barra de renda (para ficar aparecendo) e não encontro! Queria um post completo sobre anáguas Mari... tipo "tudo sobre anáguas", com dicas para fazer em costureira.

    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane, infelizmente ela só PARECE estar linda por câmeras :/ Há dois meses, a acne começou a voltar e nada anda parando. Espero tomar novamente para que as coisas não voltem ao estado que estavam antes da primeira tomada...

      para você ter noção, ando acordando de noite, porque se as espinhas císticas ficam em contato com o travesseiro, dói tanto que me acorda :/ Tá complicado lidar DE NOVO com essa situação...

      Excluir
    2. eu tambem tive que tomar o roacutan novamente... no 4º ano que eu tinha acabado o roacutan as malditas voltaram.. mas ja que nada mais adiantava, foi o jeito ne.. graças a Deus ele ja acabou e agora estou tratando com acido pra tirar as manchinhas vermelhas que ficaram.. parece q essa vida de teenage nao acaba..

      Excluir
  10. Caramba, quero ver você falando de descoloração. Eu tenho alergia ALTISSIMA a descolorante e agua oxigenada, por isso dropei de descolorir os braços. Sempre que fazia me coçova muito e não aguentava nem dois segundos com o descolorante no corpo ;-;

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari! Boa Noite! Adorei o assunto, sempre acompanho o seu blog, e eu uso muito lâminas e cremes depilatórios.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post Mari, não sou fã de cera quente nem fria kkkk principalmente quente.Ultimamente tenho usado um creme da Avon, otimo por sinal o problema é, que ele não é nada econômico por exemplo para o corpo dura mais ou menos 4 utilizações. Já o de rosto a vida toda rsrs mais como eu não gosto de sentir dor ja tentei o satinele e quase morri então pra mim não rola lâminas me causam alergia. o negocio é continuar com o creme..
    Beijos Mari, vou acompanhar todos...

    ResponderExcluir
  13. hahahahaha'
    e hoje eu ainda pensei:"vou deixar um comentário no blog da viiixxxen perguntando sobre como ela usa o satinelle dela!" rs
    tenho dificuldades de usar o meu por sentir muita dor! :/

    adoro o seu blog e canal! ;)

    beijo

    ResponderExcluir
  14. Mari, como você consegue usar esse creme Veet? Eu acredito que ele seja umas das coisas mais fedidas que o meu olfato já conheceu... DETESTO!
    Estou ansiosa pela série! *.*

    ResponderExcluir
  15. Adorei essa série! Sempre fiz perna na gilete, buço no veet e sobrancelha na pinça...
    Mas aí então desenvolvi uma alergia bizarra ao veet e se minha pele fica um minutinho sequer em contato com o veet, ela queima LITERALMENTE. De deixar bolhas e tudo. E olha que eu usava o creme adequado à pele sensível do buço... então passei a fazer todas as depilações com cera quente, inclusive sobrancelha (que a minha dermatologista disse que essa história de que cera quente deixa flácido é mito. Só pernas e axilas que eu continuo na gilete, mas mais por questão de custo mesmo... minha ascendência árabe não foi muito boazinha comigo na questão de pelos, então se eu fosse depilar tudo o que gostaria na cera, deixaria uns 200 reais fácil por mês na depiladora.
    To pensando em fazer laser em algumas áreas críticas (if you know what i mean). Vou dar um pulinho na dermato pra ver o que ela acha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Uau! Adorei saber que você falará sobre esse assunto, eu já havia pedido em outros comentários. Que legal, estou super, ultra, mega, duper ansiosa!!!!

    ResponderExcluir
  17. Ah que bacana!!
    Quero só ver o que vai rolar por aqui... a medida que os temas forem subindo, vou falando um pouco sobre minhas experiências também nos comentários!!
    xD

    Beijinhos Mari, tenha uma ótima semana!!

    Blog O dia da Lila

    ResponderExcluir
  18. Mari, gostei muito da ideia de fazer uma serie sobre depilação. Notei a falta da luz intensa pulsada entre os métodos que você vai abordar. Houve algum motivo? Você não gosta/não recomenda?

    ResponderExcluir
  19. Eu uso lâmina e, pelos últimos 4 ou 5 meses, tenho ido em Fotodepilação (luz pulsada). Não dói, não deixa marca, funciona a partir do 3 mês (sessão!) .

    Se vc por bons métodos de hidratação e cuidados pra pele eu agradeço do fundo do meu kokoro ;U;

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho pouquissimos pêlos e eles são super-claros, minhas coxas mesmo não têm nenhum (há, invejem u.u) mas nas axilas e "outra área importante" uso gilete, preferiria cera pra ficar mais macio, mas não teria paciência de deixar crescer!!! De vez em quando faço o buço com cera quente, mas como são só uns pelos poucos e claros, dá pra tirar na pinça rápidinho...
    O problema é que depilar as pernas (leia-se canelas) com gilete corta toda a minha pele que é muito fina,,, pior que nem corta na hora, é tipo no outro dia ou no próximo, só coço e de repente "rasg!"! Tentei usar o maldito creme da avon, mas não faz efeito quase nenhum, só cortam o pêlo na metade...

    ResponderExcluir
  21. Vou acompanhar tudooo :)) assunto legal..

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.