04 dezembro 2012

Máscara Facial Clareadora de Argila

Há mais de dois anos atrás, coloquei no ar um vídeo mostrando a receita que usava na época para fazer máscara de argila em casa. Desde então, recebo algumas perguntas com certa frequência divagando se ainda uso aquela mesma combinação de ingredientes: e a verdade é que aquela não funcionou mais tão bem para minha pele durante o tratamento com Roacutan e depois dele. Passei mais de um ano e meio sem usar argila, mas nos últimos dois meses acabei brincando bastante com receitas e achei uma que está sendo perfeita para mim!

Apenas três ingredientes: Água Termal, Argila Verde e óleo essencial de Laranja Doce

Minha pele hoje em dia é considerada mista (oleosa na zona T - testa, nariz, queixo - e normal no resto do rosto) e, mesmo o remédio tendo cortado para praticamente 1% das espinhas que tenho, de vez em quando ainda aparece uma ou outra que me incomodam bastante. Quem já sofreu com acne grave e/ou resistente entende o medo de que ela volte e você tenha que passar por todo aquele stress, desgaste e tortura emocional de novo. Além de me ajudar significantemente na prevenção de novas borbulhas, percebo que essa máscara está ajudando um bocado a reduzir as manchas dos fantasmas das acnes passadas. 


Os Ingredientes:


  • Água Termal: calmante, cicatrizante e suavizante. Pode-se usar água purificada (ou seja, que você beberia sem medo!), caso você não queira gastar dinheiro na termal. Eu, particularmente, acho mais suavizante com ela - mas algumas pessoas não notam nenhuma diferença.
  • Argila verde: ajuda a combater a oleosidade e tem ação levemente esfoliante. 
  • Óleo essencial de Laranja Doce: equilibrante e desintoxicante, tem ação clareadora quando combinado com a argila.

!!Super importante!!!!

Nunca se exponha ao sol ao utilizar essa máscara. O óleo essencial de Laranja Doce é altamente fototóxico; ou seja, ele sofre alterações ao ser exposto ao sol, podendo irritar seriamente a sua pele! Utilize essa máscara apenas de noite

Caso sua pele seja mais seca e você busque hidratação ao invés de controle da oleosidade, recomendo a substituição da argila verde pela argila branca. 


Cuidados Com Ingredientes e Utilização:


  • Como já dito, não utilize essa máscara ao se expor no sol.
  • Guarde o óleo essencial em local protegido da luz do sol (um armário que não receba muita luz solar seria o ideal).
  • Cuidado para não comprar ESSÊNCIA de Laranja Doce ao invés de ÓLEO ESSENCIAL. São produtos totalmente diferentes. O óleo é um extrato puro e deve ser sempre 100% natural, enquanto que a essência é uma combinação várias vezes sintética que recria apenas o perfume da substância natural na qual se espelha. 
  • Não coloque suas mãos no pote de argila para retirar a mesma, assim evitando a contaminação do produto que não será utilizado. É fácil colocar a quantidade certa na palma da sua mão sem ser necessário a utilização de outros utensílios.

Meu óleo e argila comprei em uma loja de produtos naturais que fica bem próxima da minha casa. Ambos são da marca World's Natural Fragances e podem ser encontrados também em uma loja virtual oficial. Nunca comprei pela loja, então infelizmente não sei dar um feedback preciso do serviço - mas os produtos são de alta qualidade. 

Quantidade do tamanho aproximado de uma moeda de R$0,25 que uso para cobrir meu rosto inteiro.

A Receita:


  1. Coloque uma quantidade de argila do tamanho aproximado de uma moeda de R$0,25 na palma da sua mão.
  2. Acrescente água termal/purificada até obter a textura que mais lhe agrada. Lembre-se: uma máscara mais grossa será mais concentrada, enquanto uma mais leve será mais suave. Recomendo testar primeiro com uma máscara mais aguada e, conforme sua necessidade, customizar para ser mais ou menos forte.
  3. Coloque UMA gota de óleo essencial de Laranja Doce na mistura.

Uma gota pode parecer pouco, mas o bichinho é potente que só! Uma gota é a dose ideal para minha pele fina e mais sensível. A dose máxima seria de duas gotas para uma pele mais grossa e resistente.

Como Utilizar:


Uso duas vezes por semana no meu rosto inteiro, em uma camada uniforme, de noite, assim que terminei de retirar minha maquiagem. Mantenho a máscara no rosto até que toda, ou a maior parte, tenha se transformado de um verde escuro para um verde clarinho. Em seguida lavo com meu gel de limpeza habitual e sigo com minha rotina normal de cuidados com a pele (que você pode ver aqui).

Caso eu tenha alguma espinha em ativa, utilizo diariamente em cima do problema até que suma e que a mancha deixada suavize. Faço uma quantidade super pequena e consideravelmente mais grossa da máscara - e ao invés de uma gota completa de óleo, mergulho um palito de dente para obter só um pouco do produto.


Espero que essa receita possa ajudar alguém e que vocês vejam resultados tão bom ou melhores do que os que consegui até agora! :) Se você tem uma máscara "caseira" favorita, divida comigo nos comentários: adorarei saber!









Comente com o Facebook:

11 comentários

  1. Mari, onde eu compro esse óleo de laranja doce, em farmácias?

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,

    Essa mascara pode ser usada por gestante?

    Bjos

    Fe

    ResponderExcluir
  3. Mari, também estou fazendo tratamento com Roacutan e estou com muito medo de as espinhas voltarem =/ Vc acha que no seu caso é porque teve acne resistente? Ou pela dosagem? Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mari, as argila verde é só para pele mista e tem alguma específica para pele oleosa? Ou para pele oleosa pode usar a verde mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Oi mari, eu também tive muitos problemas com acne, mas eram problemas hormonais ):
    Infelizmente o remédio não ajudou 100%. Já experimentei diversos tratamentos, mas elas sempre acaba voltando uma ou outra. )': Gostei da dica da argila, vou experimentar. ^^ Obrigada :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Poxa..gostei..vou tentar tb..tenho algumas manchinhas q quero tirar

    beijossss

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de usar a branca mesmo tendo a pele mista. Quando usei a verde parecia que ela estava puxando minha pele, achei muuuito forte! Fora que a vendedora me disse que por ela puxar era perigoso estourar uns vasinhos que eu tenho perto da região dos olhos. Sei lá se era papo dela (acho que não, é uma farmácia que confio).

    Na minha mistura eu coloco uma gota de óleo de menta, e esse sim tem que colocar uma gota só. Já pinguei 3 e cheguei a chorar! hahaha

    o/

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da receita e achei tudo muito bem explicado! Parabéns!
    Eu sei que existem receitas de argila clareadora para o corpo tbm, para reduzir manchas de depilação... Será q é só adaptar essa receita com a argila indicada?

    ResponderExcluir
  9. Mari adoro o seu canal no youtube e seu blog também está de parabéns ,mas eu queria saber se você fará mais makes inspiradas em game of thrones ?

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari! Que receita ótima. Eu uso máscaras faciais porque minha pele é oleosa e atualmente uso a de argila branca da Amazon bath+body. Já usei a da Sejaa também e é ótima. Vou tentar fazer a sua com óleo.

    ResponderExcluir
  11. Mari,
    Vc conhece a argila roxa dessa mesma marca?
    Pela descrição do site, fiquei com vontade de testar ...
    BjoO

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.