16 outubro 2012

Top 5: Livros de Fantasia

Finalmente voltando ao novo-normal ritmo de postar! Justo com este Top 5 em particular, que já deveria ter sido escrito há tempos; mas que se provou extremamente complicado de eleger. Afinal, livros de fantasia não são apenas a grande maioria na minha pequena e sempre crescente biblioteca particular, como também são os responsáveis pela minha paixão por leitura e também são, sem sombra de dúvidas, o maior refúgio que encontro quando esse mundo "real" fica mais pesado do que gostaria.

A magia contida nesses livros vai além da conjurada por cajados, varinhas, criaturas fantásticas e suas pegadas por páginas e mentes. Tal como as palavras mágicas por ventura ditas, essas histórias trazem luz, imaginação, outros mundos. Me ensinaram que estrelas iluminam encontros, que você pode ser mais forte do que imagina, que há mistérios e aventuras para se viver.

Rivendell na leitura de Allan Lee (esq.) e John Howe (dir.)

Virar na segunda estrela à direita e seguir direto até a manhã. Possuir anéis que mudam destinos, entram em outros mundos e criar novos.  Se você se privou de livros de fantasia durante toda sua vida, cometeu o grande erro de deixar de entrar em guarda-roupas, ler bussolas fantásticas, nadar com sereias e conhecer o Sonho. De desbravar uma terra desconhecida, ser levado por tornados. Encontrar lealdade, amizade e esperança no meio das trevas.

Aos que consideram esse tipo de literatura infantil, só cabe meu sentimento de pena. Pois me faz crer que deixaram sua capacidade de sonhar e de acreditar jogada na infância; esse lugar maravilhoso onde temos certeza de que nosso talismã nos levará até elfos e fadas. Perder a capacidade de sonhar e acreditar, pelo tempo ínfimo que for, nos outros mundos e no poder dessa mágica é mais do que triste: é o lamento de uma alma que deixou de ver a magia na imaginação. Existem mil mundos em que eu acredito - todos estão à uma virada de folha de distância. Esses aqui são alguns deles.



"So I look into myself
To the days when I was just a child
Come follow me to Wonderland
And see the tale that never ends
Don't fear the lion nor the witch
I can't come back
I'm lost, but still I know
There is another world"
~*~
("Então eu olho dentro de mim mesmo
Para os dias em que eu era apenas uma criança
Venha me seguir para o País das Maravilhas
E veja o conto que nunca termina
Não tema o leão e nem a bruxa
Eu não posso voltar
Eu estou perdido, mas ainda eu sei
Existe um outro mundo")


Fiz uma contagem rápida e entre os quase 400 livros no meu quarto, pelo menos 150 são exclusivamente de literatura fantástica. Logo, foi uma tarefa complicadíssima escolher minhas recomendações - e confesso que "burlei" a regra dos cinco de uma maneira ou outra.

Entre os que estão aqui, todos significam para mim uma fase dessa magia única que é a fantasia. Se houver interesse de vocês, será com o maior prazer que posso fazer mais edições desses aqui! É apenas pedir. E, sem mais delongas, iremos agora começar esse Top 5.


Não farei sinopses de livros - isso você pode ler em qualquer lugar. Prefiro descrever o que sinto sobre eles; que é muito mais único da Mariana, embora eu nutra a esperança de que você compartilhe um dia dessas emoções comigo e some as suas próprias. 


AVISO: Livros sempre são melhores que suas adaptações cinematográficas na humilde opinião dessa que vós fala.


♥ Saga Harry Potter - J.K. Rowling


Esse aqui não é segredo para ninguém. Se você já viu minha tatuagem e leu seu significado, já sabe muito bem a importância da saga para mim. Por isso mesmo não farei delongas sobre meu amor incondicional pelos livros - ele já está, literalmente, escrito na minha pele.

HP e a Pedra Filosofal foi o primeiro livro que comprei, quando tinha 9 anos. Foi o que abriu as portas da literatura e de mundos cheios de magia. Foi meu amigo quando senti que não havia outros, foi meu conforto, meu professor, minhas unhas roídas por 8 anos até o lançamento do último livro. Cresci com os personagens e aprendi com eles mais do que posso colocar em palavras.

Não importa o que de ruim aconteça, sei que Hogwarts sempre estará lá para me receber em casa.


♥ Trilogia Fronteiras do Universo - Philip Pullman


Eis aqui uma trilogia que contribuiu imensamente para o meu amor por leitura e criou minha paixão imensurável por tudo que o Pullman escreve. His Dark Materials é maravilhoso em todas as instâncias - e o filme foi uma negação, especialmente porque termina na altura de 2/3 do livro porque o final foi considerado muito "adulto". Então não faça um filme para crianças, ora carambolas!

Contada com maestria, delicadeza e com uma capacidade visceral de mexer com suas idéias e emoções, é um livro que indicaria para qualquer um que aprecie uma leitura fantástica (pegou a jogada com palavras, heim, heim?). Quando li o terceiro e último volume, aos 10 anos, estava em choque e emocionada demais para conseguir captar tudo que os livros queriam dizer. Ao mesmo tempo, estava encantada, tocada e com uma nova visão sobre a alma, o amor e a vida dos seres humanos. Até hoje releio e encontro novos significados e sentimentos em cada palavra.

Aqui possivelmente devo dizer que pessoas fanáticas religiosas consideraram o livro uma heresia e o queimaram e etc. Sinceramente? Heresia é ter a mente tão fechada ao ponto de perder essa leitura. Não se engane jamais: uma mente fechada é uma alma presa e um coração asfixiado. 


♥ O Silmarillion - J. R. R. Tolkien


Ah, Mestre Tolkien. Não direi que foi uma completa dificuldade escolher um livro dele pois estarei mentido - meu amor pelo Silmarillion é tão luminoso quanto as próprias Silmarils! (para os entendidos: ó declaração de amor boa essa!)

Tenho quase todos os livros desse gênio incrível e imensurável que é o sr. Tolkien. Acho que qualquer fã de fantasia sofre de alguma doença bizarra se não consegue ver a genialidade, detalhe, semi-megalomania e grandiosidade contida na obra do Mestre. Sim, Mestre. Pois não há outra maneira de considera-lo.

Me aponte outra pessoa que criou um mundo tão detalhado como Arda, com idiomas como o quenya e sindarin, biografias e trabalhos complementares tão abrangentes, e te mostrarei que era apenas uma caricatura do incrível Tolkien que falhaste em reconhecer.

Se não teve a chance de começar sua jornada pela Terra Média, recomendo entrar logo com O Silmarillion. É complexo, cheio de informações, uma leitura para ser saboreada e degustada; e te apresentará um mundo tão rico, mas tão rico, que não duvido que você feche o livro e ache que pode andar até Rivendell. Até hoje ainda estou tentando achar meu caminho de volta para esse mundo real.


♥ As Crônicas de Nárnia - C.S. Lewis


Nárnia: por que diabos meu guarda-roupa ainda não me levou até ti, Nárnia? E porque nenhum tio meu tem um anel que possa me levar? Juro que não acordaria feiticeiras brancas!

Talvez eu deva culpar esse livro por me fazer acreditar que tudo é possível. Nárnia é um livro cheio de luz. Mesmo quando há trevas, existe a luz - a nova aventura, o mundo de Aslan. Se você procura um livro de fantasia que não te faça arrancar fios de cabelo, diria que esse aqui é o que tem menos possibilidade de te fazer careca. Nárnia me faz feliz. Me ensinou a ouvir o chamado, a viver minhas aventuras. Nárnia tem um gosto maravilhoso de infância. 

Não direi que até hoje o dilema de Susan não me incomoda (os que já leram entenderam; os que ainda não, um dia entenderão!), mas vejo-o com várias brechas de esperança ainda. Afinal quem é coroado rei ou rainha de Nárnia sempre será rei ou rainha. É assim que me sinto sobre quem decide entrar nesses mundos fantásticos. 


♥ Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho - Lewis Carrol


Foi a primeira história que de outros mundos que ouvi na vida; e até hoje é uma das minhas favoritas. O pesadelo-sonho de Alice me faz me encontrar nas minhas próprias imaginações enquanto durmo. Posso me encontrar na personagem tão bem quanto em um espelho - ou através dele...?

Sempre digo que o País das Maravilhas é algo que parece que enxergo com minha mente. E esse mundo real misturado com as aventuras de todos os livros aqui é, para mim, como uma frase que aparece em Através do Espelho: 

"'It seems very pretty,' she said when she finished it, 'but it's rather hard to understand!' (You see she didn't like to confess, even to herself, that she couldn't make it out at all.). 'Somehow it seems to fill my head with ideas - only I don't exactly know what they are!'"

("Parece muito bonito", ela disse quando ela havia terminado, "mas é um tanto difícil de entender!" [Você vê que ela não gostava de confessar, mesmo para si mesma, que não conseguia compreender-lo mesmo]. "De algum modo parece que enche minha cabeça de idéias - só que não sei exatamente o que elas são!")



BÔNUS! Porque não havia como não escolher meu favorito do Neil Gaiman para mostrar. E porque era mais do que justo mostrar minha fantasia nacional predileta.


♥ O Livro do Cemitério - Neil Gaiman


Já afirmei em um vídeo e repito: para mim, Gaiman é o melhor contador de história atual. Independente do livro que se escolha, é certeza de que será contado com a delicadeza dos fios da teia de uma aranha - e com a mesma incrível capacidade de prender. 

The Graveyard Book entra porque ele foi a resposta para um conto ("The Witch's Headstone") que há no meu livro favorito de contos do autor, M is for Magic. Ter a chance que ele nós dá de entrar nessas histórias acabadas/inacabadas é ao mesmo tempo angustiante e fascinante. E o conto de Nobody, que apresento aqui, não é nada menos do que apaixonante. 


♥ A Batalha do Apocalipse - Eduardo Sphor


A capa mostrada não condiz com o livro, eu sei... Mas é que o meu BdA está atualmente emprestado com um amigo: logo, impossível fotografa-lo para esse post. Decidi representa-lo com outro livro do autor, Herdeiros de Atlântida (outro muito bom, por sinal).

Quando li pela primeira vez Batalha do Apocalipse, há dois (?) anos atrás, me surpreendi com a riqueza e o fôlego literário! Nunca fui uma grande fã da literatura fantástica brasileira, mas digo com muita felicidade que Sphor abriu as portas desse outro mundo para mim junto do mundo dos anjos: hoje, sempre fico de olho nos lançamentos nacionais e já inclui vários na lista de queridões.

Obviamente, tenho um fraco por batalha épicas. Também devo confessar que tenho um outro fraco pela angeologia e por todos os outros seres místicos como anjos que encontramos em tantas crenças e religiões pelo mundo e pelo tempo. Logo, me joguei de cabeça no universo da Batalha; e não poderia ter ficado mais imersa na história. Se tornou um desses autores dos quais eu comprarei todos os livros assim que forem lançados. 


E você? Qual universo sua mente se jogou apaixonadamente? 




















Comente com o Facebook:

50 comentários

  1. Olá Mari! Adoro Adoro ler.. Vou tentar não deixar meu comentário gigante! haha

    Adorei seu top livros, me identifiquei muito!
    Primeiro, Harry Potter: sem comentários haha minha paixão *-*
    Segundo, sou apaixonada por Crônicas da Nárnia, mesmo mesmo. Acho um livro mágico!
    Terceiro, estou lendo A Batalha do Apocalipse nesse momento, e concordo com você, é de tirar o fôlego. Não vejo a hora de terminar para começar a ler Filhos do Éden..

    Qual a sua opinião sobre A Guerra dos Tronos? Comprei os dois primeiros livros, mas ainda não li..
    E livros de romance, você gosta?

    bjbj

    ResponderExcluir
  2. Mariiiiii
    Também sou loucaa por Harry Potter! Fez parte da minha infância e me acompanha até hoje.. Vou ler esses que vc indicou, com certeza! Estou lendo "divergente" por indicação sua (e que livro bom, viu?). Adoro o seu blog e me identifico muito!
    bju

    ResponderExcluir
  3. Ahh, aproveitando... Tenho uma certa dificuldade em ler livros depois de ver os filmes. Prefiro sempre fazer o contrário.. Vc acha que daria pra ler a bússola de ouro numa boa mesmo ja´tendo visto o filme?

    ResponderExcluir
  4. Mari, comecei a ler Harry Potter depois de ver você falando em alguns videos em anos passados... E só tenho que te dizer MUITO OBRIGADA Por ter me apresentado a Hogwarts (e Avantasia).

    Também sou apaixonada por As cronicas de Nárnia. E fiquei muito curiosa para ver os outros, Quem sabe você não desperta em mim outra paixão? hehe >.<

    Mas o livro da minha vida é O pequeno príncipe. Muito lindo!

    ResponderExcluir
  5. Mari, leia super-ultra-hiper urgentemete A Crônica do Matador do Rei (O Nome do Vento e O Temor do Sábio). Acho que você vai amar! É enfeitiçante - e sei que você vai amar porque aparentemente temos os mesmos gostos literários-fantásticos. Adoro todos os livros que você citou, menos os de Tolkien pois ainda não tive chance de ler nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A crônica do matador de rei pra mim é o melhor livro de fantasia ja escrito. É simplesmente incrível e o kvothe é perfeito, um protagonista carismático e inteligente! Recomendo muitíssimo.

      Excluir
  6. Amei o post...
    Ler sempre foi meu refugio "quando esse mundo "real" fica mais pesado do que gostaria",
    Os quatro primeiros citados, eu já li e amo!
    Ainda não li nenhum livro do Neil Gaiman, mas meu filme preferido é uma adaptação de um livro dele (Stardust - O misterio da estrela).
    É muito bom saber q tem pessoas q se emocionam com esses contos...
    É uma pena q o preço dos livros ainda não me permitam ter uma biblioteca maior(tenho em torno de 50 livros, só)

    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Amei o post Mari, Amo ler tambem, meus livros favoritos são os de romance os de fantasia vêm em 2º lugar hahha beijosss
    http://www.coisasdedoll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Mari, só li harry Potter de todos que você indicou, mas anotei tudinho e vou começar a ler logo logo!
    Obrigada por compartilhar tudo isso! Não tem preço!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Legal, Mari!
    Você podia escrever 1 vez ao mês que filmes/seriados você assistiu :)

    ResponderExcluir
  10. Acho que por termos a mesma idade "passamos" pelos mesmos livros em épocas parecidas. Li A Bússola Dourada depois de HP e me decepcionei, não gostei. Acho que depois de HP minhas expectativas estavam muito altas. Harry Potter tem um lugarzinho especial no meu coração, haha.

    Sugiro que você leia Mariah Mundi do GP Taylor, acho que você vai gostar :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, primeira vez que comento por aqui. Não sou de comentar, mas depois que vi que seu gosto de leitura é super parecido com o meu, resolvi escrever, rs..
    Dos que vc citou, li Silmarillion, saga HP (tbm tenho um super carinho especial), Nárnia e Alice. E li todos os livros do Neil Gaiman (menos Sandman, acredita? Rs), que eu AMO, AMO, AMO, AMO de paixão, é meu escritor favorito da atualidade, sou muito fã mesmo!!
    Agora vou começar a ler As Crônicas de Gelo e Fogo, assisti às 2 temporadas (apesar de odiar ver filmes-baseados-em-livros antes de ler os livros, rs) e curti muito!
    Ah, tbm gostaria de dizer que vc foi a primeira blogueira de make que eu assisti no YT, há um tempão atrás! Do jeito que vc ensinava parecia tão fácil de fazer em casa, rs!! E foi aí que comecei a me interessar pelo assunto (hoje me maquio legal, modéstia à parte, rsrs). Um super beijo!!

    ResponderExcluir
  12. Mari, muito boas as dicas. Como já foi comentado, leia A Crônica do Matador do Rei. É muuuuuito bom, e prende mesmo. Logo que terminei o primeiro livro precisei partir pro seguinte e estou louca pelo terceiro. Ah, e já que tens um fraco por batalhas épicas, leia URGENTEMENTE algum livro do Bernard Cornwell. Recomendo As Crônicas de Artur, é apaixonante. Até meu pai, que nunca tinha pego um livro na vida ficou viciado. Sem contar que ele é o rei das narrativas de batalhas. Consigo ouvir as espadas batendo nos escudos com esse homem. E, pra teres uma ideia, após terminar essa trilogia, parti pr'O Hobbit. E larguei ele no meio porque achei a primeira batalha muito insossa e continuei com Cornwell. E, convenhamos, desde quando Tolkien é insosso? Enfim, leia, vai se apaixonar.

    ResponderExcluir
  13. Não consigo acreditar que o google comeu meu comentário. Maaaas, ótimas sugestões, Mari. Preciso reforçar o comentário acima a respeito d'As Crônicas do Matador do Rei. E indicar QUALQUER livro do Bernard Cornwell. Esse cara é um gênio da ficção histórica. Lembrei dele quando tu falou das batalhas épicas. As Crônicas de Artur ainda são meus livros favoritos dele, mas em nenhum ele decepciona.

    ResponderExcluir
  14. Me identifiquei muito com o seu gosto em relação a literatura fantástica, dos autores que vc citou só não tive a chance de ler dois( mas já estão na lista de querências esperando a vez deles). Seria muito bom se vc fizesse mais posts como este( top 5 romances, biografias, etc.)1 por mês seria legal. Sempre me empolgo quando vejo pessoas em quem eu confio na opnião, falando sobre meus assuntos favoritos... amei o post. ;)

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari,

    Faz pouco tempo (cerca de 3 meses) que acompanho teu blog e YT. Não costumo comentar em blogs, mas dessa vez senti que deveria!

    Também amo Literatura e principalmente Fantasia! Cresci com HP, também foi meu grande amigo de infância e isso continuará comigo para sempre! No entanto, meu grande amor é a Terra Média! O que sinto pelas obras de Tolkien é mágico, é meu segundo mundo, é para onde fujo quando preciso, é de onde tiro inspiração e onde reconheço valores. (Mega ansiosa pelo filme do Hobbit... apesar de sempre preferir os livros).

    Mas a real razão desse meu comentário no teu blog é para parabenizar pelo ótimo trabalho que fazes, sempre muito rico em detalhes e carinho! Mesmo acompanhando a pouco tempo já percebi que temos muitoos gostos em comum (poderia listar... mas o comentário ficaria mais gigante do que já está... hehe). Nossa, vi em um vídeo que Loreena McKennitt é tua cantora preferida... não conheço muita gente que conhece o trabalho dela, mesmo!!

    Bom, parabéns! Continue assim! E muita felicidade e sucesso pra ti!
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá Mari, sou evangélica e gosto muito da trilogia "Fronteiras do Universo" (infelismente não consegui concluir a leitura do último livro); O fato de eu ler coisas coisas diferentes e até contrárias muitas vezes às minhas crenças não faz com elas mudem, pelo contrário! Também gosto muito das Crônicas de Nárnia. Não li os livros do harry Potter mas vi todos filmes em uma maratona de 4 dias com meu marido e adoro! Também cheguei a ler vários livros da coleção "Desventuras em Série" quando era sócia da Biblioteca Municipal e estava amando. Ultimamente tenho preferido comprar livros ao envés de emprestá-los mas não tenho poder aquisitivo para adqirir todos que eu gostaria de ter. Também dei um tempo de comprar, para conseguir ler os que já tenho. De nada adianta uma biblioteca cheia de livros que "você" não leu não é verdade?

    ResponderExcluir
  17. Ah, Mari, vários em comum, outros que nunca li mas vou tratar de ler assim que der. Fantasia sempre será meu gênero favorito! Seguido das distopias - aliás, faz top 5 dos seus preferidos destes hein? hein? Vou amar!

    Meu top 5:
    Harry Potter - Always.
    A Batalha do Apocalipse - é incrível, incrível, incrível! Quase acredito em tudo aquilo. Herdeiros de Atlântida tbm é o máximo. E ainda é nacional! *o*
    Senhor dos Anéis - é Mestre né, Mestre.
    Crônicas de Nárnia - sempre um suspiro de infância.
    Percy Jackson e os Olimpianos / Heróis do Olimpo - duas séries distintas, mas complementares de Rick Riordan, não sei se vc conhece... Sua base é a mitologia grega, pela qual sou apaixonada, bem como pela Grécia em si - sonho da minha vida ir lá - e gosto basicamente por isso (apesar de achar que a escrita deixa a desejar, a história tem um grande apelo pra mim).

    Vou roubar tbm, posso? rsrs

    "As crônicas de gelo e fogo" tbm entraram com tudo entre meus favoritos, só não coloquei no TOP 5 porque ainda estou no segundo livro - péssimo ter os livros e não ter tempo de lê-los e nem poder carregá-los pra todo lado sem ter sérios problemas na coluna.

    É isso Mari, aguardo ansiosamente o top 5 - ou mais - de distopias! Apesar que acho que já sei sua preferência por uns 2 desse gênero, será que sei? Quando vc fizer o post - se fizer - eu digo se acertei.
    Bjs bjs!

    ResponderExcluir
  18. Mari, seu top 5 foi maravilhoso. Sempre fico emocionada quando vejo alguém descrever a paixão por um livro, acho que muito dos livros que li foram escolhidos devido a descrição de fãs apaixonados. Inclusive, eu comprei e li A Batalha do Apocalipse depois de ter assistido a um vídeo seu.
    Gostaria que tivesse mais posts sobre livros, são os que eu mais gosto.
    E também queria te indicar uma nova série, "A maldição do tigre" livro de fantasia maravilhoso, me lembra muito A Bela e a Fera.
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Olá! A coisa mais rara é eu comentar postagens, mas não poderia deixar de declarar aqui o meu amor à saga "A Sétima Torre" de Gath Nix.

    São 6 livros pequenos e uma história incrível! Já li diversas vezes, mas o livro foi impresso em pequena escala e por isso ainda não consegui comprar todos ='( mas qualquer biblioteca tem, vale à pena a leitura.

    ResponderExcluir
  20. Mari!
    Já sou super fã do seu canal e adoro quando você faz posts ou vídeos com minha paixão da vida: LIVROS! Adorei suas indicações e, assim como sua coleção, a minha é dominada por fantasias (pouco mais de 400 livros, estamos bem a frente da média nacional, que sonho se toda casa tivesse isso de livros). Preciso ler As Crônicas de Nárnia!

    Beijo!
    >> Nine
    Estante da Nine

    ResponderExcluir
  21. Oi Mari linda ! com toda certeza " As crônicas de Nárnia" me fazem viajar além da Arquelândia e se eu pudesse moraria lá para todo sempre amém.
    A história de vida do autor do livro C.S.Lewis também é fascinante, sabia que ele era muito amigo da autora de " O Senhor dos Anéis"?,pois é, e foi através dela que Lewis começou a escrever histórias imaginárias, apensar de eu achar sinceramente e com toda minha consciência que são reais kkkk
    O cara era muito ateu, porém, vivia em constante turbulência pssicológica, o que fazia dele um cara muito só.Até que em um belo dia ele se converteu ao cristianismo e começou a ver a vida de outra forma, inclusive ele tem mais alguns livros maravilhosos que recomendo : Surpreendido pela Alegria e O mais relutante dos convertidos.
    Não sei se você tem o costume de ler a bíblia ou mesmo se acredita, mas se traçarmos um paralelo entre As crônicas e a Bíblia verá que existem muitas semelhanças: Jesus como Leão, feiticeira branca como o diabo entre outros.Sabe a parte em que Aslam é morto na mesa de pedra e depois ele ressuscita ? rsss, pois é, Jesus morreu na cruz e ressuscitou 3º dia !!! ai eu amo todas as histórias de Nárnia e choro toda vez que releio a parte do Cavalo e seu menino quando ele esta no deserto e o Aslam fica ao lado dele a noite toda ! meu Deus, é , "suspiros" emocionate demais...bom é isso, adoro seus posts! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, que delícia saber que você também adora Crônicas de Nárnia! Meu livro favorito de todos provavelmente é A Viagem do Peregrino da Alvorada...

      Só me perdoe, mas como fã de carteirinha tenho que corrigir: J. R. R. Tolkien era um homem! hehehe

      Excluir
  22. Ô Mari, que lista mais linda. <333

    Harry Potter é e sempre será minha saga de livros favorita, mas não posso deixar de dizer que His Dark Material abriram e MUITO minha mente para outras questões. Essa série é incrível e eu recomendo-a a absolutamente todo mundo! Li Nárnia no começo do ano (tenho o mesmo volume que você) e fiquei encantada com a delicadeza com o que o C.S. Lewis trata de assuntos sérios e como os livros me deixaram feliz. Não sou católica nem sigo nenhuma religião, mas nem por isso deixei de apreciar estes livros (como sei que muitos outros fazem).

    Sobre o Neil Gaiman... é meu atual escritor de fantasia favorito. Dos livros dele, li apenas o American Gods (um pouco arrastado, talvez, mas ainda assim incrível e rico em detalhes do jeitinho que eu gosto!!), mas estou ensaiando comprar The Graveyard Book e Neverwhere há bastante tempo. Não sei se você gosta de quadrinhos, mas, caso sim, recomendo urgentemente que leia qualquer coisa do Sandman - a obra prima dele, na minha opinião. INCRÍVEL, em caps lock mesmo hehehe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Mari, eu usei as fotos desse post por terem boa qualidade e coloquei-as no meu blog com os DEVIDOS CRÉDITOS! Se você por alguma razão pessoal, se incomodar, é só avisar e imediatamente irei tirar as imagens...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Mari!
    Será que você poderia fazer um post ou até me responder por comentário mesmo se você tem algum livro de mitologia grega para indicar, algum que conte tudo, desde a árvore cronológica entre eles e as histórias que têm por trás de cada personagem. Poderia ser um top 5 de livros de mitologia ou algo do tipo :)
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Mari quando você descreveu o livro Divergente em um dos seus videos eu fiquei com tanta vontade de ler, mas com tanta vontade, que sonhei que comprava ele como quem sonha com doce. Eu estava na Saraiva e o abraçava, mes que vem vou compra-lo.
    Uma saga que eu adorei foi o Caça-Feitiço, são livros curtos, acho que não passa de 200 paginas mas muito bem feito. Lembra o O Aprendiz de Feiticeiro mas Balthazar Blake é frio e as aventuras são perigosas. Aprendi junto com o Thomas a matar Ogros e prender feiticeiras.

    ResponderExcluir
  26. LOTR com certeza!! *-* Ainda vou morar com elfos nas terras além mar! *O*

    ResponderExcluir
  27. Mari, realmente não sei como seria minha vida sem os livros de fantasia, eles já fazem parte de mim, e são meus tipos favoritos de livros, sempre!
    Sou tão apaixonada por esse mundo que escrevi meu primeiro livro, se chama Ninho de Fogo, coloquei os 4 primeiro capítulos em meu blog:
    http://ninhodefogo.blogspot.com.br/

    Ficaria muito feliz se você desse uma olhadinha qualquer dia.
    Caso consiga publicar meu livro, te mando um de presente!

    Te adoro :)

    ResponderExcluir
  28. Muitas vezes a fantasia se torna a melhor ferramenta de criticar e mostrar a nossa realidade. Entrando no campo da ficção científica remeto à 1984 e Admirável Mundo Novo, ótimas críticas para a sociedade positivista da época. Agora quanto à Fantasia, não tenho palavras para descrever. Embora o professor Tolkien não gostasse de alegorias sua visão de mundo cristã mostra claramente a realidade em que vivemos, o Homem facilmente corruptível buscando de todas formas ter um poder para dominar os outros, mas mesmo nas trevas a amizade prevalece, e é o próprio mal que se destrói, afinal foi o perdão e piedade (conceitos cristãos) que destruíram o Anel.

    ResponderExcluir
  29. Mari, eu tenho uma dúvida sobre a ordem dos Senhor dos Anéis (trilogia senhor dos anéis, hobbit, O Silmarillion e contos inacabados), qual vem primeiro? Eu quero muito ler por sua recomendação, mas não sei por qual começar.
    Parabéns pelo seu blog, canal do youtube, tudo, você merece tudo isso. Te adoro!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  30. Ai Mari! Sei que o post já não é tão recente! Mas eu simplesmente AMO ver/ler como o seu amor/sentimento por Harry Potter é "similar" ao meu! É exatamente isso que sinto... Hogwarts sempre estará lá! E meus amigos tb! Me sinto quase "traída" de saber que o tempo passou e o Harry cresceu sem mim! rsrsrsrs Eu sei que é só um personagem para a maioria... mas eu queria continua crescendo e vivendo com ele! Morro de medo de um dia reler algum livro e sentir menos encantamento do que da primeira vez! Amo infinitamente essa serie! Bjs Samila Sousa

    ResponderExcluir
  31. Adorei Mari, compartilhamos gostos! :]
    Vou procurar cponhecer esses da literatura nacional, são novidade para mim.
    Só vou te dar uma dica, leia a série Mundo de Tinta (se é que vc já não conhece ^^). Ela está na minha lista de preferidos pq mostra em cada página a magia da escrita. Como as palavras são mágicas e tem poder e como a leitura pode mudar o cursos das coisas. ;)

    ResponderExcluir
  32. Oi Mari! Adorei o post!
    Sou apaixonada por esse mundo de fantasia que os livros não só abrem as portas, mas parecem nos transportar para dentro enquanto lemos. Adoro HP, Alice, Nárnia e como o seu gosto é parecido com o meu vou procurar conhecer os outros que vc indicou! :]
    Vou te recomendar uma leitura também. Leia a triologia Mundo de Tinta (se pe que você já não leu xD). Acho a história maravilhosa, com a trama baseada no próprio munda da escrita e da leitura, mostrando a todos o poder que as palavras tem e como elas criam mundo paralelos cheios de vida! Vale muito a pena! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Olá Mari!
    Amo, amo, amo literatura, ainda mais esses de fantasia! Apesar de ser uma balzaquiana, não vejo problema nenhum em gostar desse gênero. Me sinto atá mais novinha....kkkkkkk!! Recentemente li os livros O nome do Vento e O Temor do Sábio, de Patrick Rothfuss, e espero ansiosamente pelo último livro dessa trilogia, que está previsto só para 2014... :( Vc conhece? Se não, recomendo mutíssimo! Parabéns pelo blog!
    Bjoks!!

    ResponderExcluir
  34. Bom fora o Senhor dos Anéis que dispensa comentários, escolheria "A primeira regra do mago" do Terry Goodkind (no Brasil infelizmente lançaram apenas esse , são vários livros da série) e também "O Castelo Animado" da Diana Wynne Jones, tem o desenho mas o livro é muito melhor.
    Não gostei das crônicas de nárnia, digo o livro como um todo mas amei o Príncipe Caspian e uma história de gêmeos. O hobbit tb não me apaixonei, li o senhor dos anéis praticamento só parando para dormir agora o hobbit demorou muuito mas o filme acho que dará mais ritmo, acho que tb li meio resistente queria o um anel, frodo, o aragorn e cia de volta kkk e não rola já que a história se passa antes

    ResponderExcluir
  35. Harry Potter tem lugar especial no meu coração

    ResponderExcluir
  36. Estou horrores de feliz por seus livros terem batido com os meus!
    The Dark Material, Harry Potter, Tolkien, mas o mais incrível... SPOHR! Nunca conheci alguém que também amasse o trabalho dele, estou muito feliz de ter te achado :D

    ResponderExcluir
  37. Já leu "O Senhor da chuva" do André Vianco??? É tudo de bom também, um dos meu preferidos de toda a minha coleção... =D
    Beijos =**

    ResponderExcluir
  38. Fala serio!!!! São poucos livros que vc citouu que não li!!! Gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
  39. Mari!!! Lembrei de um livro que a senhorita pode gostar!!! Se chama ANTES DO EDEN de um cara chamado Mark Littleton. Da uma olhada. Eu acho que vc vai pirar.

    ResponderExcluir
  40. Por favor >.< ainda que não seja com foto e todos os detalhes que a mari sempre deixa em seus caprichados posts me faça essa exceção ok?!
    Pois é, tenho 15 anos... estou me apaixonando por livros agora (uma longa história de trauma na hora da aprendizagem literária me impediu que a paixão viesse antes)e gostaria da sua lista dos maaaaais recomendados autores de livros e nomes de livros... fico perdida ao tentar encarar esse mar de letras que nos leva à outro mundo, confesso q é preciso de muita coisa para me animar numa leitura, e confio no senso e bom gosto que sempre teve.... ah claro, só pra avisar... adoro tudo que posta, seja em vlog ou blog... te sigo como posso, em make, roupa, moda, culinária e literatura... pois é pois é u-u te adoro
    Beijos da Juh

    ResponderExcluir
  41. Aiya!
    Eu devo dizer-lhe que seu Top 5 foi o mais justo que tenho visto pela rede. Destes livros os quais vc apontou, eu só não tive oportunidade de ler os do Pullman, do Gaiman e do Spohr, embora tenha, claro, ouvido falar.
    Vc colocou o Silmarillion que é o meu livro preferido 9e preferido do próprio Tolkien, mas eu diria que se não fosse O Hobbit, eu não teria me apaixonado pela singeleza e, ao mesmo tempo, riqueza de detalhes presentes na narrativa tolkieniana. Em um ano eu li O Hobbit e O Senhor dos Anéis e comprei este ano o Silmarillion, mas não terminei de le-lo (vestibular, vc deve saber, é meio corrido!). Acontece que nessa jornada rumo à fantasia, lendo tantas histórias surpreendentes, eu decidi que quero fazer isso da vida. Escrever histórias. Já até comecei. E claro, do gênero fantástico. Eu fiz o seguinte: como tenho mtas ideias para por no papel, criei pseudônimos/heterônimos conforme o estilo de escrita. Meu nome é Douglas Pereira Nazário e meu pai se chama Pedro, portanto criei o pseudônimo Mornen Agasah Nazari Sardion, ou Mornen A. N. Sardion, porque Douglas significa "rio escuro", ou em inglês, "black stream", e em Quenya fica "Mornen". Agasah e Nazari são meu sobrenomes em hebraico. Eu não sou judeu, mas acho essa língua especialmente interessante, e o "Sardion" é a junção do Quenya "Sardo", a tradução do nome Pedro, de "sar" pedra + -ion que significa "filho". Esse pseudônimo é para assinar livros de fantasiaa. Mas como eu sou uma pessoa nada normal, também penso em escrever histórias distópicas (principalmente depois de ter lido Jogos Vorazes) e par isso criei outro pseudônimo: Franc Dunant, porquê "Franc", significa "franco, livre" e Dunant é o meu nome em galês. Há umterceiro pseudônimo que eu criei nem sei pra quê: Luther Enneldor, a partir da língua que eu estou criando (é mais viciante que escrever um livro) e o sindarin. Luther significa "madeira", da raíz luth- + terminação masculina para nomes próprios -er, e enneldor é a junção de "en neldor", "de faia" em sindarin. Portanto "Madeira Defaia" (?). É meio maluco eu sei, mas o meu sonho é ser reconhecido como escritor. Minha narrativa possui muitas influências do Tolkien mas também do José Saramago, um escritor português de livros meio polêmicos mas que eu gosto muito (no momento estou lendo "Ensaio sobre a Cegueira"). As vezes eu penso que é pura frustração sonhar assim, pq no Brasil não tem muito "público" pra fantasia nacional, mas ao memso tempo tenho esperança. Foi lendo fantasiaa que eu passei a acreditar nos meus sonhos. Dê uma olhada no site (em inglês) onde se encontra o léxico da minha língua (não é um site muito elaborado pq eu não sei mexer com códigos, mas deu pra "quebrar" o galho, uso mais como um "pendrive virtual"). É este: http://yarenilexicon.ucoz.com/ . Eu já me formei no Ensino Médio no ano passado, tenho dezoito anos e estou me preparando para o Enem (fazer Letras, Filologia, meu sonho!), mas não tirei boas notas pq fiquei o ano inteiro esboçando capítulos nas aulas de Física. Muita parte da história está formada na minha cabeça, eu acho a trama incrível, mas tenho medo de acharem que estou copiando (pq na história tem Elfos como nas histórias do Tolkien, mas eles nem são muito importantes, os principais são os Mestiços, o povo com sangue tanto de fada quanto de elfo, os Yaren). Se vc entrar no site vc vai entender mais ou menos como funciona, eu peguei imagens da internet para ilustrar aproximadamente como eu imaginei esses personagens. Estou escrevendo essa história desde 2011 (sempre nas aulas de Física rsrs) e muita coisa foi aprimorada, mudada. O meu problema é que eu tenho que estudar ao invés de escrever, mas se nãoescrevo, a ideia fica me enlouquecendo. Sabe o que é mais engraçado? Ainda nem comecei a estudar Física. Eu venho na internet pra estudar e acabo criando umas dez palavras da minha língua.

    ResponderExcluir
  42. adorei por mim eu assistia sempre

    ResponderExcluir
  43. Oi Mari , numa procura louca por um presente especial , pensei no livro Silmarillion , sendo que com essa capa igual ao seu não acho em lugar algum . Qual é essa edição pra eu poder procurar com um rumo rs melhor que , Ah não era essa capa aqui não rs

    ResponderExcluir
  44. Leia eragon tenho certeza de que você vai gostas.

    ResponderExcluir
  45. A maldição das crônicas de Arthur... Esse livro é uma maldição, não consigo ler outro do gênero. Aconselho a ler essa crônica por ultimo porque se ler antes, todos os outro leram até a metade. Como disse G.R.R. Martin " Cornell, cria cenas de guerra melhor que qualquer escritor, vivo ou morto"

    ResponderExcluir
  46. eu me surpreendi ao ler Dragões de Éter.
    sendo um livro brasileiro eu não tinha muitas expectativas, erro meu.
    os 3 livros são ótimos os personagens cativantes, o desenrolar da história é incrível e ao final do terceiro eu fiquei esperando mais um, pois há muito potencial para a historia, porem não há sinais de que haverá continuação

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.