19 setembro 2012

Corretivos Coloridos: Quem, Quê, Como, Onde, Quando

Eu vou ser a primeira a admitir que corretivos coloridos podem dar medo; afinal, se algo der errado, você corre o risco de se ver verde-fungo, amarelo-hepático, lilás-hematoma ou ainda vermelho-sangrando. Nenhuma combinação que será realmente atraente ao olhar, embora tenham lá seu lado cômico para compensar a situação.

No entanto, a realidade é que é muito simples utilizar esses companheiros de correção. Se você já domina a teoria de cores (tenho um vídeo onde explico o básico dela aqui, se quiser relembrar um pouco como é) com certeza já ouviu falar das cores complementares. Elas são a maior das peças chaves para a utilização desses corretivos, e são os fundamentos que as regem que faz com que eles funcionem.

Logo, o quê diabos é uma cor complementar?, pode ser sua pergunta agora - e com razão, pois é a pergunta certa.

Essa belezinha aqui é a roda de cores, também conhecida como círculo cromático


Explicando de maneira sucinta, cores complementares são cores que se encontram opostas na roda. Toda cor na roda tem seu complemento. Quando se tem duas cores complementares lado a lado, elas se transformam em uma dupla poderosa, equilibrada e ao mesmo tempo contrastante. É uma combinação que requer cuidados, devido ao quão forte é, mas se usada corretamente traz harmonia e interesse visual inigualáveis. 

Ao olhar para a roda, é fácil localizar as cores complementares: basta traçar uma seta ligando sua cor inicial com a que estiver diretamente do outro lado da roda. Vermelho e verde, roxo e amarelo, laranja e azul.... E aqui vem o interessante no campo da correção: quando se sobrepõe uma cor com a sua complementar, ambas se cancelam! Nessas horas, elas são cores neutralizantes.

Logo, se você quer disfarçar uma espinha ou rosácea vermelha, irá utilizar o corretivo verde. Se seu problema forem olheiras amareladas, o lilás será o certo. Já com olheiras ou manchas roxas, o amarelo.

O corretivo vermelho pode gerar uma dúvida: afinal, a não ser que você seja um E.T. (e, nesse caso, gostaria de saber como aprendeu o português e se pode me dar uma carona até a lua), as chances são grandes de que você não tenha a pele verde, salvo algum infeliz hematoma sarando. Na verdade, o vermelho já é usado há décadas por drag queens e travestis como um dos segredos mais manjados na hora de esconder suas barbas. Mais ainda, ele é usado para cobrir manchas brancas, como as de quem sofre de vitiligo.

Mas como isso funciona? Barbas não são verdes - só em personagens de animê e olhe lá. E o branco então...? Pois bem, nada tema porque há uma explicação lógica para o caso: o vermelho é uma cor altamente luminosa, muito sensível para o olho humano e na captação de luz. Basicamente, isso quer dizer que ela irá trazer luz aos pontos escuros de uma barba, e preencher com maior escuridão as regiões esbranquiçadas de uma marca. Ou seja, o vermelho é a exceção dos corretivos, pois não trabalha com cores complementares/neutralizantes, e sim com a teoria de captação de luz pelas cores.

Como fica então sua tabela de correção?


Aqui, o termo "mancha" é usado para classificar qualquer distúrbio na coloração normal da sua pele.

Agora que você já sabe como eles funcionam e para que usar cada cor, chegou o momento chave: como usar um corretivo colorido. E essa é a hora que eu posso sorrir e falar que é muito simples; bastam alguns cuidados.

Sou uma adepta da ordem de base e depois corretivo, no geral. Isso porque acredito que ao utilizar a base primeiro, as áreas de correção se tornam menores, pois ela já tem um papel de cobertura. No entanto, se for utilizar um corretivo de cor "especial", gosto de usa-lo antes da base. Afinal de contas, você sempre deve utilizar um corretivo cor de pele após o colorido, a fim de igualar a sua cútis e evitar os efeitos hilários que mencionei no primeiro parágrafo desse post. 

Sendo assim, a ordem do dia fica: corretivo colorido + base + corretivo do tom da sua pele (e o pó de sua preferência para finalizar, translúcido ou no tom da sua pele). O primeiro é usado para neutralizar a cor que você escolheu esconder de vez. O segundo homogenizará o resto da pele e irá cobrir um pouco já da cor alienígena. Por último, o corretivo tradicional irá finalizar a correção.

Gostaria apenas de ressaltar que é necessário atenção máxima ao espalhar a base e corretivo do tom da sua pele por cima do tom extra: as palavras do dia são gentileza e cuidado, para que a cor neutralizadora não passe de uma área para o rosto para outra por descuido. Se possível, dê preferência à pinceis para a base e o corretivo, obtendo o máximo de detalhamento na aplicação desses produtos.


Outras dicas para se ter em mente:

♥ Uma pele feita com corretivo colorido não terá uma aparência super-mega-duper-luper natural, como se você tivesse usado apenas um hidratante com cor. Tenha isso em mente. Ela sempre será "mais feita". Não será um reboque - se você fizer da maneira correta - mas é interessante ter em mente que ela poderá ser mais pesada do que você está acostumada.

♥ Não utilize corretivos mais claros ou escuros que o tom da sua pele por cima do corretivo colorido. Ela já fará todo o efeito de neutralização necessário. Escolha o tom mais próximo possível ao da sua pele. 

♥ Assim como para corretivos tradicionais, existem diversas texturas de corretivos coloridos: em bastão, cremosos, líquidos. Como qualquer outro produto, você pode se dar melhor com um tipo do que com o outro.

♥ Da mesma maneira, eles existem em versões mais ou menos opacas. Quanto maior a pigmentação colorida, maior a correção e mais necessário será esconder a cor especial. O contrário também é verdadeiro para um colorido menos pigmentado.


Marcas que possuem corretivos coloridos:

!!!Não testei todas essas marcas e não me responsabilizo por recomendar nenhuma delas em especial nesse post. Irei fazer resenhas com os que possuo, mas aqui estão apenas listadas sugestões livres a fim de facilitar sua procura por esse tipo de produto.

Se você soube de alguma marca com corretivos coloridos e que não foi listada, por favor, me avise nos comentários. Assim podemos dividir informações com todos.

~Nacionais~
Vult
~Internacionais~
♥ Avon
Mary Kay
Kryolan
♥ MAC Pro
♥ ELF
♥ Physicians Formula
♥ Smashbox


Ufa! Chegamos ao fim desse longo, e espero que esclarecedor, post! Se você gostou e aprendeu algo, fico imensamente feliz e contente! Se quiser "curtir" esse texto e/ou deixar um comentário para que eu saiba que outros artigos gostariam de ver por aqui, irei adorar saber e, assim, dentro da minha capacidade, escrever outros guias mais completos. 











Comente com o Facebook:

18 comentários

  1. Nossa Mari o post mais completo e esclarecedor sobre corretivos que eu já li.
    Arrasou guria.
    Beijokas Mil

    ResponderExcluir
  2. A avon também tem uma paletinha de corretivos coloridos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas infelizmente não funciona tão bem :/

      Excluir
  3. Adoreio o post Mari, ficou muito bom
    Eu tinha feito o pedido dela no seu post de Top 5 corretivos :)
    Acho que ajudou a esclarecer as dúvidas de todo mundo, parabens lindinha

    Grande beijo e sucesso cada vez mais!

    Ah! e aprovei tbm o vídeo da rotina de cuidados com a pele :D

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre digo que maquiagem é arte na pele e aí está...Uma verdadeira aula de Teoria da Cor para que se aplique o corretivo.

    ResponderExcluir
  5. "Logo, se você quer disfarçar uma espinha ou rosácea vermelha, irá utilizar o corretivo verde."
    *suspiros mil*
    Muitíssimo Obrigada Mari!!!!
    Agora ja posso comprar feliz da vida!
    Foi um post muito esclarecedor e tão detalhado, parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei ... não sabia desse caso de drag queens com o corretivo vermelho. :D

    ResponderExcluir
  7. Mary kay tem o yellow e a kryolan tem todos :)
    Post ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Tem uma marca nacional chamada abelha rainha que tem corretivos coloridos(não sei se tem disponivel por todo o país, mas fica a dica). Inclusive o meu amarelo é dessa marca e eu gostei muito.

    Ótimo post.
    =D

    ResponderExcluir
  9. MELHOR explicação sobre corretivos coloridos que já encontrei! <3

    ResponderExcluir
  10. Toque de Natureza também tem,mas eu achei meio fraquinho

    ResponderExcluir
  11. Que legal ver a Mari tão ativa no blog e no canal *-*

    ResponderExcluir
  12. Arrasou...adorei esse post
    muito interessante e é uma dúvida ainda muito comum para as pessoas
    Muito direto, mas também muito exclarecedor

    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Olha só, até que meu ~medo~ de usar corretivo colorido deu uma diminuída agora que eu sei a ordem de aplicação...

    Não sabia que eles tinham esse poder todo!

    ResponderExcluir
  14. Eu leio o blog, e é como se eu estivesse ouvindo a Mari com sua voz tao doce falando!!!

    ResponderExcluir
  15. ai Mari, vc é sempre tão sucinta e esclarecedora =D eu sempre gostei de corretivos coloridos, mas as pessoas tem um pouco de preconceito gerado por medo as vezes ne? só uma pequena crítica saudável: acho que vc não deveria ter incluído Avon e Mary Kay na lista pois fazem testes em animais =(
    bejim bejim florzinha

    ResponderExcluir
  16. Olá Mari!!

    Simplismente ADOREI esse post,, muito esclarecedor sem ser complicado.

    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Estou começando a me interessar pela arte da maquiagem e suas dicas são ótimas! Super esclarecedoras! bjus

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.