01 fevereiro 2012

Criando vídeos; por que?

Não raramente eu recebo perguntas sobre como começar a fazer vídeos, qual a melhor maneira de iniciar, etc e etc. Visto que não tenho tempo para responder cada comentário e mensagem que recebo (embora adoraria! E com certeza cada um é lido com um carinho enorme!), decidi que poderia muito bem dar a minha opinião sobre o assunto em um ou uma pequena série de posts. 

Espero que notem que o "minha opinião" está em negrito justamente porque não tenho a pretensão de ser uma diretora profissional de vídeos, não acredito que ser blogueira/vlogueira é uma profissão para a vida e acredito que sou uma profissional do ramo apenas por realizar minhas atividades nele de forma integra, ética e transparente. Qualquer pessoa que falte com algum desses três adjetivos, para mim, não é profissional de coisa nenhuma. Ganho, como já disse, certa quantia através de parcerias, e consigo juntar um dinheirinho legal para conseguir me focar em estudar sem ter problemas financeiros, e até me dar uns luxos que de outra forma não poderia. Mas nada como os R$5, 10, 20 mil reais que algumas colocam no bolso.

Existem muitos posts por ai ensinando a transformar um blog/vlog em algo lucrativo, como fazer algo atrativo para empresas, etc e etc. Meus posts não falarão sobre nada disso. E, se você se interessar apenas em ter visualizações ou dinheiro, você não gostará muito desses meus textos. Estou aqui por um motivo diferente, vindo da esperança de que essas ferramentas magnificas possam ser vistas mais uma vez de forma confiável, transparente e que traga algo de bom

Dito tudo isso, acho vital começar falando do porque eu acho que vale a pena fazer vídeos e escrever posts. Fico feliz de dizer que comecei meus vídeos a pedido de amigas, e pretendo sempre me manter com uma mentalidade de que quem me assiste poderia ser a mesma garota para quem eu ligo para conversar, a pessoa que guarda meus segredos, para quem eu jamais mentiria. Claro que na vida do dia-a-dia as pessoas que estão me lendo não estão ali, do lado; mas estarão na minha consciência em tudo que eu vá realizar na internet. Logo, vale a pena fazer vídeos para dividir algo de positivo no mundo das pessoas que me cercam em todas as realidades. 

Em outras palavras, creio que não vale a pena fazer algo que não vá ajudar a diminuir a quantidade de energia negativa no mundo. Ao ensinar alguém como fazer algo novo, dividir uma criação que eu julgo bela, dar uma idéia que de repente pode ser considerada legal para roupas... Acredito, do fundo do coração, que isso ajudará a transformar o mundo de alguém em um lugar melhor. Para que dividir o ruim, a energia estagnada? Se não for para gerar o pensamento iluminado, a vida mais brilhante, qualquer raio de luz... Não é algo que já não exista nesse universo.

Logo, faça vídeos  caso você ache que tem algo legal a acrescentar na vida de alguém - ou mesmo na sua. Não faça por querer fama, dinheiro ou qualquer outra dessas ganâncias materialistas. Qualquer fama é volátil e traiçoeira, e o dinheiro no máximo pode ser a consequência de algo que você já faria se não fosse ganhar mesmo que um tostão por isso. 

Lógico que você fará mais caso veja que pode ganhar uma grana extra; acho normal pensar assim, afinal, todos precisamos pagar contas. Eu, por exemplo, posso fazer mais vídeos porque esses me dão a chance de ter um tempo livre para estudar com mais afinco e ter meus hobbies sem precisar de um estágio mal remunerado, onde não trabalhasse com o que amo e onde não pudesse me concentrar na faculdade. O fato de que um  hobby me ajuda a quitar o cartão no final do mês é maravilhoso, uma benção, e uma consequência do trabalho que já fazia antes sem ganhar qualquer dinheiro. 

Divida suas criações, suas paixões, suas palavras e alegrias pelo simples e único prazer de fazê-lo. As consequências materiais devem sempre - e eu me repito e me reforço aqui - consequências; não seu objetivo primário. Em um grande resumo, nada poético, faça vídeos para se divertir com seus hobbies. Crie posts para dividir algo genuinamente interessante. Veja a internet como uma forma de expandir seu mundo, não sua conta bancária ou seu número de amigos no Facebook. Se ela fazer isso, que seja por algo que você criou com a consciência limpa e o coração leve.

Talvez eu seja apenas uma idealista, mas me sinto feliz de dizer que sou grata por tudo que tenho graças à esse mundo: viewers maravilhosas e fiéis, leitoras inteligentes e sagazes, parceiros que me ajudam a me manter ao mesmo tempo que criamos algo diferenciado e prazeroso, o carinho de uma pessoa no metrô, o olhar de uma garotinha que me reconhece em uma doceria. Naquele olhar, naquele instante, tudo vale a pena. Meu maior pagamento foi um abraço, um "você me fez gostar mais da minha aparência", um "gostei" que me deu a certeza de fiz algo legal.

Faça vídeos. Escreva posts. Crie luz no seu mundo e divida-a com os outros. 



Comente com o Facebook:

37 comentários

  1. Gostei muito deste post :)
    Tem uma luz especial e transmite força a quem quer entrar para este mundo do youtube/blog!
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Poxa eu chorei com esse post. De verdade. Eu espero seus videos e posts, como se esperasse para conversar com uma amiga, espero que isso não pareça esquisito, mas é pura verdade.
    EU APRENDI MUITA COISA COM VOCÊ. "Te assisto" há mais de 3 anos, acho eu ia fazer 15 anos e queria aprender a passar delineador. Hoje eu tenho 17 e sei muuuuuito mais do que isso (adoro os videos de penteados.)
    Acredite que todo esse carinho e recíproco.

    Beijoooocas da sua leitora efiel! XD
    Misa_atashi

    ResponderExcluir
  3. Nossa mari, você explica com tanta delicadeza e tals, que isso me da alegria todos os dias,mais vou falar a verdade, ñ li o post todo por preguiça, mais de verdade, o tantinho que eu li, concordo com a sua opnião, realmente as pessoas ñ deveriam pensar em fazer videos ou blog, por fama, e sim pelo fato de transmitir algo para quem vê!

    Mari, adooro muito seus videos, deve ter 1 ano e meio que vejo seus videos, e desde sempre, TEADOOROO!! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Assisto a seus vídeos desde 2009 quando digitei no Google "coque bagunçado". Me identifiquei bastante com você, porque tem características físicas parecidas com as minhas (o que ajuda bastante nas dicas de beleza, já que é o mesmo tom de pele, tipo de cabelo, formato de olho etc.), gosta de balé (eu acho que vi isso em algum lugar,rs)...E faz jornalismo! (Ok, alguns assuntos não concordo e/ou não me identifico...rs)

    Ok, eu sou beeem mais velha (tenho 29), já sou formada,até já casei e infelizmente já não faço mais dança, mas continuo gostando muito de seus vídeos!

    Gostei especialmente deste post. Admiro sua dedicação no que faz, com certeza sua paixão pelos assuntos que aborda, o capricho com que prepara seus vídeos e o destemor ao se mostrar ao público te fez conquistar todas essas consequências!

    Parabéns e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente e assino embaixo. Você conseguiu expressar em uma frase tudo o que todo mundo deveria pensar: não vale a pena fazer algo que não vá ajudar a diminuir a quantidade de energia negativa no mundo. Simples assim não é? Sou sua fã ainda mais depois disso, mesmo não usando maquilagem - ainda tenho os vídeos de como usar!

    ResponderExcluir
  6. Eu achei muito inteligente da sua parte, aliás como sempre. Assisto seus vídeos de maquiagem e aprendi muito com eles sobre sombras, gloss e blushes, mas além disso tenho aprendido e visto a diferença com relação á algo muito importante quando se mostra uma imagem ao mundo: conduta. E a sua, Mari,é sempre louvável. Sempre centrada, humilde e verdadeira. Não esconde do público que consegue ganhar extras pelo hobbie, mas não ilude fazendo parecer que uma profissão sólida e uma faculdade não são necessárias. Apoio totalmente a idéia de fazer algo por prazer, por vontade de dividir algo que acha que vale á pena ser visto e lido.
    Eu sempre estou vendo seus vídeos, agradeço os ensinamentos e gosto de ler seus textos, eles sempre têm algo bom para ensinar e instigam a reflexão.
    Abraços, Rhay Viegas

    ResponderExcluir
  7. A sua linda por isso que te adoro s2
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente amo a maneira que voce trata desse assunto "delicado" com tanta firmeza, certeza em cada palavra! Voce e um exemplo! E por muitas vezes voce nao so nos ensina a compra um produto bacana, ou a fazer uma make bacana... Voce ensina muito mais do que isso... e pode ter certeza que voce consegue iluminar o mundo com a sua luz! Felicidade e muito sucesso na sua carreira!
    Alias, eu tenho um blog que conta sobre o meu intercambio... Ele esta meio abandonado, e o youtube tambem... Depois desse post acho que vou voltar a ativa! Hahahaha
    Beijos,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que palavras lindas. Adorei e concordo com cada coisa que você disse. Comecei agora meu blog e no primeiro post já falei um pouco sobre isso, inclusive o terminei dizendo:

    "Não sei se alguém vai ler, não sei se as pessoas vão gostar, mas vou escrever com carinho, pois se apenas uma pessoa ler o que eu escrevo e ficar um pouquinho que seja mais feliz, mais animada ou com mais vontade de se cuidar, já vai ter valido a pena."

    E eu sinceramente acredito que seja por aí mesmo, levar energia positiva para o mundo, melhorar a auto-estima das pessoas para quem sabe assim diminuir um pouco das coisas ruins que tanto vemos por aí como a inveja...

    Você tem um dom com as palavras. Seu blog é incrível e estou seguindo aqui com certeza. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari, vou ser sincera é a primeira vez que leio seu blog, mas já te acompanho no YT a algum tempo e é nítido que você não faz os vídeos pensando em lucro, pois sempre são feitos com a delicadeza natural que só você tem (você definitivamente não é deste mundo!).

    Adorei cada frase do post. Bem escrito e sério, sem perder a delicadeza (já disse que você não é deste mundo louco né).

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Mari, eu juro que chorei lendo o post.

    Recentemente voltei a postar no meu blog e tenho feito isso com uma paixão singular. Fazer vídeos pra mim também é uma coisa muito boa, como vc falou, mesmo que as pessoas que veêm são minhas amigas e minha mãe (heheheh). Estou fazendo algo de bom para o mundo, e isso é o que tem que ser mais importante =)

    Esse post foi uma inspiração!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mari! Adorei o post! Essas dicas vão vir em boa hora pra mim.
    Vc vai dar dicas de filmagem, edição, máquinas, etc? Pq eu to pensando em fazer um vlog pra uma ONG de proteção aos animais da qual minha mãe é presidente, mas n tenho a menor idéia de nada, nem por onde começar.
    Beijinho ;*

    ResponderExcluir
  13. Mari, suas palavras foram lindas e incentivadoras, eu criei um blog a pouquissimo tempo e não tem quase seguidores só que eu vou continuar escrevendo porque simplismente me deixa feliz, e sei que um dia outras pessoas vão descobrir meu blog, e le vai crescer e vai ter leitores que gostem do que eu faço. Afinal tudo é com o tempo não é? Seu vlog/blog me ensionou a me sentir mais feliz mais bonita com dicas de roupas, de cuidados com a pele, com seus videos você ajudou não só eu, mais muitas meninas a se valorizarem mais, a se sentir mais bonita com ou sem maquiagem, e o mais importante a se SENIR FELIZ DO JEITO QUE É, então a única coisa que eu vou falar é obrigada mari, por tudo s2

    girlsgarotasonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. gostei muito do que vc escreveu ,recentemente ,ja era tarde da noite e eu no aconchego do meu futon ( sim dormimos em futons aqui no japao ) eu peguei meu cellular pra responder alguns recadinhos que recebo ... e um me deixou muito xocada SIM porque Eu nunca pensei nisso quando comecei gravar videos ... era mais ou menos assim a moca tinha feito seu primeiro video e queria saber o que fazer pra ter visualicoes ... eu pensei sabe que quando fiz upload do meu primeiro video nao pensei nisso na verdade eu estava pensando nisso smomente por causa dakele comentario ... eu faco videos por uqe gosto .. se alguem ver e me deixar um recado fico muito feliz nao sou obsecada por nada gracas a Deus ... e vamos sim espalhar energia positiva fazer um dia de alguem melhor ... Mari vc faz isso brilhantemente !!!
    BJIM

    ResponderExcluir
  15. Olá Vixen
    amei seu post sera que voces do blog "Rendas de Metal" poderiam seguir meu blog:
    http://dicaslimitadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Adorei suas dicas, sinceras e maduras. Estou há algum tempo com ideias de gravar videos sobre makes, mas resisto muito em me expor... quem sabe um dia eu gravo! Seu post me iluminou e me estimulou para gravar mesmo! : ) Amei seu blog e já estou seguindo! Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Linda, vc tem um dom incrível com as palavras.

    E algo mais bonito que isso: suas palavras estão de acordo com sua conduta. Vc escreve sentimentos, e trasmite o que escreveu, sabe como é?

    Mesmo que vc não abordasse isso em Post, todas nós já sabemos dessa opinião que vc tem, pq vc VIVE ela e sentimos nos seus vídeos.

    Independentemente de qual profissão vc escolher ao longo de sua vida, vc terá sucesso pois td que faz vc se dedica com muita sinceridade.

    **PS: Suas resenhas são as melhores do universo.

    Beijo meu coração!
    Carol Medeiros - Poa/RS

    ResponderExcluir
  18. Eu realmente não sei como explicar o quanto eu gosto do seu blog, dos seus vídeos, de você.

    Aprendi muitas, muitas coisas com você. Minhas amigas sempre elogiam as minhas maquiagens e fico muito feliz e me sinto até mais bonita.
    Muito Obrigada!

    Criei um blog faz pouco tempo. Nele eu falo de coisas que eu realmente gosto, as minhas opiniões, etc.
    http://jessicasbeautycorner.blogspot.com/
    e espero que dê tudo certo.

    Já gravei vários vídeo de maquiagem mas ainda não encontrei coragem para postar eles = ( Espero que um dia eu tenha coragem.

    Bjoos.! Te adoro Mari!!!!!!.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Mari! Você fez um post belo, realista, sincero, com um toque muito pessoal e que ajudará muita gente (Espero eu). Por tudo isto parabéns! :)
    Sorrisos,
    Alexandra

    ResponderExcluir
  20. Nossa Mari, me vi no seu texto, confesso que fico muito chateada, com as pessoas que montam um blog ou fazem um vídeo visando apenas o dinheiro, nada como fazer algo que realmente ame e que aquilo sim lhe traga uma consequência positiva.

    adoro seus vídeos e posso ver nos seus olhos o quanto você o faz com amor e alegria, deve ser por isso que me identifico tanto com você =)

    beijão

    ResponderExcluir
  21. Nossa Mari, voce eh uma inspiracao pra mim, de verdade. Sempre tao fofa, doce e fiel a quem voce eh e ao que acredita. SEMPRE que leio seus posts ou vejo algum video seu me sinto com uma energia boa, como se estivesse com as forcas renovadas. Acho que eh porque voce me passa uma verdade e sinceridade em tudo que voce faz, uma alegria de viver e de se expressar do jeito que voce eh. OBRIGADA por me ensinar, nao so sobre beleza mas sobre algo maior que eu nao tenho nem palavras pra explicar o que eh, so sei que me faz bem.

    ResponderExcluir
  22. oiiie linda !!
    flor, geralmente vejo seus videos do canal. especialmente das melissas *--*
    agora encontrei seu blog, hehe
    ja estou seguindo é td lindo
    se gostar, me segue tbm? makesemelissa.blogspot.com
    bjuss

    ResponderExcluir
  23. Mari, eu criei o blog pelas mesmas razões que você citou, tenho muitas dúvidas se devo seguir em frente e sempre penso, antes de postar nele, se isso será interessante ou até mesmo importante.
    Adorei o seu texto, tenho que dizer que é muito difícil encontrar pessoas que transpareçam humildade e simplicidade nesse mundinho da internet, de vaidades, de aparência e ganância mesmo, é o que eu tenho visto em vários blogs por aí: FALTA DE HUMILDADE.
    Esses dias eu assisti um video de uma garota que aparentava ter dinheiro mesmo, ela faz make, fala sobre moda e muitas outras coisas. Enfim, gostei das coisas dela, quando li os comentários fiquei muito surpresa e decepcionada também, pois alí havia muitas críticas sobre sua situação financeira e seu jeito de ser. Apenas por ela realmente parecer ter grana, ela foi julgada como patricinha mimada e foi xingada de outras coisas... Porém é isso o que me deixa mais chateada com esse mundo, as pessoas não são obrigadas a seguir do jeito que esperamos, só por que ela aparentava ter dinheiro, não quer dizer que ela não possa dar suas dicas e ser uma pessoa humilde também!
    Enfim, espero que você não esteja passando por situações desse tipo...
    Adooooro muito as coisas que vc faz! Não pare, por favor!
    beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá lindoca do meu coração! Amei o post, você sempre arrasa!
    Vim dá uma passadinha rápida pra dizer que só restam poucos dias para participar do sorteio do Ladies Di! Participem que o prêmio vale a pena! ? http://theladiesdiamond.com/2012/01/sorteio-1-sorteio-do-ladies-diamond-em.html
    Beijos de diamante,
    Tuka Sampaio
    Blog / Fanpage no Facebook / Twitter / Youtube

    ResponderExcluir
  25. Mari, estava lá no seu canal pensando em te mandar um e-mail exatamente para te perguntar sobre o assunto deste post. Você esclaresceu muitas de minhas dúvidas mas o meu objetivo é poder mostrar minha opinião e ter uma relação mais próxima com as meninas que me seguem no blog.
    Adorei as dicas flor!
    www.belezadediva.blogspot.com

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito desse teu texto!
    Parabéns.
    Flores.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom teu texto mesmo^^

    conheci hoje teu canal do youtube, e adorei! tbm ja estou seguindo o blog.
    Muito sucesso a vocÊ!

    Beijos
    Mary Goulart
    bigcosmetico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Essa sua luz, serenidade e transparência contagia :) Sempre fico em paz quando leio o que escreve. Acho que você cumpre seu papel por esse mundo muito bem!

    ResponderExcluir
  29. adorei adorei adorei as dicas! e ninguém melhor para dar dicas assim do que você!
    é uma profissional do ramo siiim,e eu super amo os seus videos!
    beeeijões mari :*
    http://coisasdekim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Amei as dicas ,eu tenho um blog ,e eu ainda não me sinto preparada pra gravar videos ,mas gosto de escrever e mostrar pras pessoas que da pra ficar bonita sem gastar muito, amei seu post,bjs linda.

    juhbrandao.blogpost.com

    ResponderExcluir
  31. Por isso que me identifico tanto com seus videos! vc é original, linda, sincera, delicada :) e AUTENTICA! adjetivos que hoje em dia poucas pessoas admiram e sse vndem por dinheiro facil facil..

    ResponderExcluir
  32. Mari, por isso te admiro cada dia mais!! você é uma pessoa AUTENTICA coisa que hj em dia é muito raro acontecer!!!!

    ResponderExcluir
  33. Olá, muito legal o seu texto. Conteudo nota 10!
    http://docemakeupbyadriennecarla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Mari comecei assistir os seus videos a pouco tempo ,e conhecendo aos poucos o teu trabalho, a visão que você tem da vida, das pessoas... nossa te acho o máximo e tenho a mesma opinião sobre blog, videos. Parabéns menina ,que Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  35. Poucos são os vlogs que são assim "idealistas" hoje em dia. A maioria é apenas fachada para vender mais e mais. Vejo sinceridade em seus textos e seus vídeos, por isso, continuo seguindo! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  36. Adorei seu texto!!! Obrigada por nos "ensinar" a sermos pessoas melhores!!!

    http://makeup-ilove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.