04 novembro 2011

Os Dentes do Diabo; o que estou lendo

Oi todo mundo!

Não virei já com desculpas nas mãos para minha abstinência de quase uma semana; farei aquele jogo sujo de ignorar o fato e ver se vocês me desculpam por ele, enquanto pisco meus olhos de maneira parecida com a de um filhote de cachorro. Ou algo do gênero.

Visto que parte da minha tática para piscar de maneira adorável, sem que vocês de fato vejam meus olhos, inclui dar algo que vocês querem, aqui está: o que eu estou lendo!


A verdade é que passei vários meses sem comprar livros novos, e minha necessidade por narrativas jamais desbravadas pelo meu cérebro estava já chegando ao ápice físico. Uma certa tarde da semana passada, depois de comer uma carolina recheada de doce de leite, resolvi passar em uma das livrarias próximas aos campus da minha universidade. Entre tantos títulos, eu desejava todos. No entanto, um saltou na minha direção: Os Dentes do Diabo, de S. Casey.

Quem já viu o meu vídeo sobre "5 fatos que vocês não sabem sobre mim", ou apenas me conhece um pouco, talvez se lembre do pequeno pedaço de informação vital para minha escolha. Á saber: sou uma completa apaixonada por tubarões. Chego a dizer que o sentimento é basicamente de veneração, caracterizado tanto pela curiosidade inacabável, quanto pela admiração e o respeito. Sinceramente, me entregue uma especie que teve seus primeiros registros na Terra antes das árvores e eu te dou algo que vem se sofisticando por milhões de anos.

Ao contrário do que o filme Tubarão fez metade do mundo pensar (e de quebra ajudou diversas especies a entrarem na lista de perigo de extinção, graças à caça motivada pelo medo irracional. Obrigada, Spielberg), esses animais não são, de modo algum, máquinas comedoras de seres humanos. Acredite: mais pessoas morrem por causa de torradeiras, todos os anos, do que por ataques de tubarões. E vou além: enquanto ataques de tubarão matam 18 pessoas por ano, os seres humanos matam entre 65 e 165 MILHÕES de tubarões anualmente. Isso ai. Não centenas. Não mil. MILHÕES. O motivo? Recreação ou para fazer sopa de barbatana. Isso sim é um assassino, máquina de matar, que tira a vida de outros seres por ganância e apenas para seu próprio prazer.

Indo além do meu pequeno discurso - que poderia ser muito maior, acredite em mim - de defesa aos magníficos membros da Selachimorpha, vamos ao livro em si. É um livro-reportagem feito pela jornalista Susan Casey, que acompanhou o trabalho dos pesquisadores principais do projeto White Shark Research, nas ilhas Farallornes. Há também todo um background sobre a história da exploração humana nas ilhas e da relação do ser humano com o Grande Tubarão Branco. O centro da narrativa na ilha se deve ao peculiar e único fato de que é o único ponto conhecido até hoje de "encontro anual" de Grandes Brancos. Mais do que isso: vários espécimes voltam todos os anos e estes não são apenas medianos, e sim os alfas entre os alfas.

Posso dizer de um ponto de vista jornalistico de que está ai alguém que tem o que acho mais vital para um grande livro-reportagem: paixão pelo tema. Você simplesmente sente o sentimento em cada palavra. Mais do que isso, é recheado de um conteúdo impagável. Me emocionei, ao ponto de marejar os olhos, em certas retrospectivas históricas. Mesmo que os Grandes Brancos nunca tenham sido minhas grandes paixões entre os tubarões (sou completamente apaixonada pelos tubarões que vivem em corais, como o black tip e o white tip), minha visão mudou.

Vale aqui terminar o post com uma citação que a própria Casey usa na entrada de seu livro, que cabe bem àqueles que mais temem do que respeitam essas criaturas perfeitas do mar:

"Todo anjo é aterrorizante."
Rainer Maria Rilke

Comente com o Facebook:

26 comentários

  1. Mari, como é bom ter uma amiga que gosta de coisas semelhantes! Os tubarões são seres lindos, e acho tão fofo aqueles peixes que ficam junto dos tubarões. Eu não conhecia o livro e assim que tiver um tempinho sobrando vou procurar para ler!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. @Nereida

    Re, eu fico tão feliz que você também goste deles! Eu os acho magníficos... e o equilíbrio da natureza que os peixinhos mostram é o máximo também hehehehe Agora, vamos concordar que é uma boa mordomia ter um cardume de peixes prontinho para ser seu "lava rápido"! ^^

    Acho que você irá adorar o livro!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,
    Sou amante fascinada e apaixonada por cachorros, mas lendo seu post fiquei com vontade de ler o livro. Ser humano é uma "coisa" mesmo... Quanto mais convivo com os bichos, mais os admiro!
    xeru ^^
    Lia

    ResponderExcluir
  4. Oi,Mari!
    Tudo bem?
    Eu não gosto muito desse tipo de livro (livro-reportagem), mas acho muito legal você fazer esse tipo de post.
    Continua fazendo isso , ok?
    Beijos,
    Camila

    ResponderExcluir
  5. Amoooo loucamente tubarões, tenho um tubarão martelo tatuado na minha perna! Não conhecia o livro, mas amanhã mesmo vou até a livraria busca-ló... Obrigada por compartilhar essa maravilha Mari... E muito bom gosto!!!
    Vc é incrivel..

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari! Adorei esse post e fiquei curiosa em relação ao livro por dois motivos: Me formo em dezembro em jornalismo e por conta disso, adoro livros-reportagem e sou curiosa em relação aos tubarões. Este será o próximo livro que comprarei! :D
    Beijos Mari!

    ResponderExcluir
  7. olá, eu adoro seu blog, e vejo todos os seu videos, acho você a melho, suas resenhas sao perfeitas, vc explica bem direitinho e seus ultimos videos de moda foram otimos, quero lhe convidar a fazer uma visita em meu blog e se vc gostar seguir, beijooos !

    ResponderExcluir
  8. Mari você devia fazer um Skoob, é uma ótima rede social pra quem é apaixonado por livros *-* Assim você poderia compartilhar também com a gente os livros que está lendo e tal, os que já leu e os que pretende ler. É ótimo pra se organizar nisso também. Bom, só estou dando a dica. E adorei o que disse sobre os tubarões, te admiro muito por essa sua opinião em relação a todos os animais, eles são tão dignos de vida como nós, e concordo totalmente sobre quem na real são os assassinos. Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Recentemente criei um bog e gostaria que você desse uma passadinha por lá se dé :)
    http://papodemullher.blogspot.com
    bjo e obrigada

    ResponderExcluir
  10. Eu num gosto muito de livro reportagem sabe... Mas até q fiquei com vontadinha de ler? Num gosto nem de tubarões. Minha ama, vou comprar pra ela!
    Visitem meu blog: www.conselhosdamamy.blogspot.com
    Bjus,
    LeLe:)

    ResponderExcluir
  11. Olá Mari!!!

    Eu te acompanho há muito tempo apesar de não comentar... descobri uma coisa esses dias q me fez querer compartilhar com vc... O Lolita Lempicka e o Pricess Vera Wang... todos os dois possuem "almíscar" na sua composição... Descobri lendo o livro "O Guia das Curiosas" que almíscar é um perfume obtido a partir de uma substância de forte odor, secretada por uma glândula do cervo-almiscarado... hj em dia o comércio do almíscar está restrito a apenas 300 cervos por ano, pois teve um ano aí nao lembro qual, q eles quase entraram em extinção devido ao comércio desenfreado. Como sei q vc tb se preocupa com essas barbáries decidi te avisar.

    Bjs e adoro seus posts!!!

    ResponderExcluir
  12. Adoro posts sobre livros. Apesar de não gostar desse tipo de narrativa, adorei o tema do livro. Também acho que o Skoob é uma ótima opção de rede social para pessoas que adoram leitura. *-*
    bjkas

    ResponderExcluir
  13. @Zoey Swan

    Zoey, esse livro é o máximo, não é? Já namorei muito ele na livraria, mas ainda não me joguei...

    Sobre os perfumes, eu sabia e por isso dei uma pesquisada sobre se a Vera Wang e o Lempicka usam o natural ou o sintético, e ambos os perfumes são feitos com a base sintética do almíscar! Eu fiquei ligada nesse tipo de informação quando descobri que outras variantes utilizadas em perfume vinham de animais - até excremento de besouro entra na jogada... - e comecei a dar preferência pelos sintéticos. Se você pesquisar na internet os perfumes que gostam e os nomes das versões sintéticas dessas essenciais vinda de animais, dá para encontrar os que são feitos de maneira cruelty free!

    Obrigada por trazer o assunto à tona! Pode ficar tranquila que eu fico esperta com esse tipo de coisa... E vamos combinar: eu não quero cheirar à cocô de besouro! @_@

    ResponderExcluir
  14. Oii Mari, adoro seus videos, esses dias assisti aquele em que você mostra suas peças essenciais e lembrei de um lookbook com um estilo parecido com o seu (eu acho, rs)
    Olha só: http://lookbook.nu/user/25237-Mayo-W/looks Não é fofíssimo! (=

    ResponderExcluir
  15. Aham *-* o livro é incrível \o/ eu tb não li todo apesar de tê-lo aqui, mas de vez em quando pego e leio alguma coisinha ou outra XD no momento ando lendo mais literatura fantástica , estilo "fadas" "vampiros" "fantasmas" e "sereias" XD

    Ahhh poxa q bom q eles são sintéticos, pq eu comprei esses dois perfumes logo após ver o seu vídeo... na verdade o Vera Wang eu não achei para vender no Brasil, tive q esperar viajar para conseguir comprar... e ADORO todos os dois, quase chorei quando descobri isso sobre o almíscar XD

    E gente, o ser humano é incrível ne??? Pq como q ele descobre q coco de besouro, sêmen de veado e VOMITADO de baleia pode virar essência de perfume??? Só nós mesmo XD mas ainda bem q existem as alternativas ^^

    Vou usar meus perfumes tranquilamente agora XD

    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  16. Mari, vc viu o fotógrafo que tirou uma foto de um tubarão branco há 1,5m de distância???? LINDA FOTO!!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei Mari!!!
    Estava com saudade já dos seus comentários sobre livros! Beijoo

    ResponderExcluir
  18. Oiiiiiii mari..... adorei o seu blog.
    fala de Muita coisa. ja to Seguindo! Se tier tempo da uma passada no meu tambem
    www-coisas-demeninas.blogspot.com
    aguardo a sua Visitinha

    ResponderExcluir
  19. On flor amei o post! amo livros tbm, sei lá eu viajo pra quele lugar ou pra aquela determinada epoca!!!!
    Fiquei super interessada nesse livro, deve ser otimo,
    ah! to aqui na torcida pra vc ficar boa de novo e fazer tutoriais novamnete.... mil beijos saiba que vc é amada por tds nós.

    Bjs
    Lilica Lima

    ResponderExcluir
  20. Primeiro comentario meu aqui ! rsrs
    Adorei o seu blog, muito legal memso !
    Sou uma viciada em livros assumida, então não poderia escolher melhor post para o meu primeiro comentario! rsrs

    Até mais !
    Bjinssssssssss

    ResponderExcluir
  21. Mari,

    só de curiosidade, os livros do Gaiman você compra em inglês ou português? O que você acha das traduções, não só dele, mas em geral de livros (prosa e poesia)?
    Estou buscando opiniões, pra ver se passo a comprar em inglês ou não, e gosto muito da maneira que você expoe suas ideias, por isso agora pergunto a você diretamente ^^

    Adorei o blog, e você é muito doce! <3
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. NO ME GUSTA! haha. definitivamente, entre as milhoões de coisas que eu tenho em comum com a senhorita, o gosto por tubarões não é uma delas. o engraçado é que, quando criança, eu AMAVA ler livros sobre eles, e ver filmes, mas é um típico fascínio por algo que te assusta, sabe! tubarões sempre estiveram presentes nos meus pesadelos! - não tanto quanto cobras ;) mas isso não tem a ver a quantas mortes eles causam - cobras também não causam tantas mortes assim - mas apesar disso, acho que jamais seria capaz de fazer mal a nenhum dos dois!

    futilcomconteudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Mari, tudo bom?
    Também adoro tubarões. Meu marido diz que eu sou shark freak, porque passa um na TV e eu sei qual é a espécie. rsss
    Adorei a dica e com certeza vou anotar na minha caderneta!
    E se quiser, dê uma olhada no meu blog:
    www.fernandaconvida.blogspot.com
    bj

    ResponderExcluir
  24. Concordo plenamente na proteção de todos os bichos, independente de espécies, mas desculpe, Tubarões, não sou sua fã...

    Morro de medo e não faço questão alguma de ver um bicho desse na minha frente pelo resto da vida, mas HUMANOS ASSASSINOS, deixem os bichões em paz...acredito que "cada um no seu quadrado" ficaria bom demais...

    Amo teus vídeos e blog, fofa!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá Mari estou lendo Julieta Imortal no momento e adora ler...
    Tenho um blogger chamado www.animess-mix.blogspot.com gostaria que me disse-se do que acha...
    Obrigada e muitos beijos..

    ResponderExcluir
  26. Desde pequena eu tenho pavor de tubarão. Nunca consegui assistir qualquer coisa relacionada a eles. Mas mesmo assim, acho muito triste as pessoas que caçam esses animais, sou contra a qualquer tipo de violência a qualquer animal!

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.