08 setembro 2011

Sobrevivendo à um resfriado com (alguma) classe

Oi todo mundo!


Essa foto é minha escrivaninha no momento. Sem qualquer alteração, sem ser forjada e com nenhum pingo de açúcar ou glitter para adoçar a visão dos lençinhos usados ali no canto esquerdo. E, não, eu ainda não levei minhas xícaras de chá vazias lá para a cozinha.

Estou, sem licença alguma, resfriada. 

Incrível como resfriados podem fazer sua vida paralizar. Eu, por exemplo, estou desde domingo vivendo reclusa na minha casa, com o paladar indo e vindo, com um constante anseio por mel para acalmar a tosse e vivendo à base de vídeos do Youtube e filmes água com açúcar. Mais do que isso, posso assegurar vocês que tenho a constante impressão que meu nariz está correndo pelo meu rosto em direção ao chão de tanto assoar. Enfim. Nada glamouroso, mas 100% verdadeiro.

Como estamos passando por uma fase nada confortável de clima seco e mudança de temperaturas, imaginei que talvez algumas de vocês compartilhem da minha presente sina. Logo, veio a idéia de um post sobre como sobreviver - com alguma dignidade - ao seu resfriado.



♥ Hidrate-se 

Esteja com febre ou não, você precisa de umas doses extras de hidratação. Eu já vivo com garrafas d'água para tudo que é lado, mas quando estou doente, pode dobrar o número. Além disso, sou uma entusiasta da medicina chinesa e realmente acredito que um bom chá (de preferência com ervas frescas) faz maravilhas. Experimente colocar gengibre e canela para limpar as vias entupidas para não dizer de coisas feias, tipo muco!.

Cuide-se


Se você negligenciar alguns cuidados estéticos básicos nessa hora, não poderá culpar nada e ninguém além de você mesma se, mesmo depois do resfriado, você não estiver em seus melhores dias. Posso compreender muito bem aquela preguiça que nos toma, mas é fácil manter o rosto relativamente apresentável (ou futuramente apresentável):

Lave o rosto pelo menos duas vezes por dia com um produto gentil. Já percebeu que, quando doente, parece que nosso rosto adquiri uma certa aparência "pastosa", sem viço? Uma parte desse problema pode ser contornado ao lavar o rosto com um agente de limpeza suave, seja uma loção ou gel. É importante ressaltar a parte do suave/gentil, pois sua pele pode estar fina por causa de medicamentos utilizados no tratamento, ou mesmo sensível por causa do constante assoar do nariz. Meu favorito é a Loção de Limpeza da Cetaphil, que você encontra facilmente em farmácias. 

Combine produtos. Ao invés de seguir minha rotina normal, que inclui tônico-sérum-hidratante-protetor solar, eu uso um produto que me dê uma certa equivalência. O Aquaporin Creme Hidratante da Eucerin, por exemplo, é um hidratante maravilhoso, com fórmula leve, que realmente deixa a pele macia e cujas propriedades de reter a água nas células ganharam até o prêmio Nobel de Química! Além disso, tem FPS 15, o que é suficiente para eu ficar no sofá da sala sem me preocupar com nada. 

♥ Meus olhos pedem cuidados extras já normalmente, mas quando estou resfriada, estes dobram. A pele das nossas pálpebras já é naturalmente mais fina que a das demais partes do rosto e pede um cuidado especifico (comparativamente, imagine que a pele do seu rosto tem a grossura de uma casca de laranja, enquanto a da área dos olhos mede por volta de uma casca de ovo!). Sem querer fazer conjunto, mas como já é o que eu uso sempre, abuso um pouco mais do Aquaporin Active Olhos, também da Eucerin. Ele usa a mesma tecnologia e hidrata muito! Obviamente o globo ocular em si também necessita de cuidados, por isso eu uso à cada 3 horas meu Systane Ul, que é a lágrima artificial que meu oftamologista me recomendou. 

♥ Quando se respira pela boca, ela sofre muito! Hidratante muito, muito, muito! Meu preferido é o Carmex Cold Sores, que compro na perfumaria Audrey, lá da Liberdade. Ele tem uma função que alivia qualquer rachadura, ao mesmo tempo que mantém bem a camada protetora dos lábios. Uma opção nacional que sempre anda comigo é o Essential Care, da Nivea

♥ Outros cuidados que você pode pensar em tomar para seu conforto é usar um gel hidratante nasal, manter o cabelo afastado do rosto em um rabo de cavalo/coque/trança e usar sempre lenços de papel ao invés de papel higiênico para assoar o nariz. Acredite em mim, as abas do seu nariz vão te agradecer por esse último!

Então, eles querem que você saia de casa...

Por "eles", pode substituir o que você preferir: o seu chefe, equipe, namorado, mãe, cachorro, alguém. E, mais do que tudo, querem que você saia e pareça apresentável quando tudo o que você mais anseia é sua poltrona favorita e um pacote de biscoitos. Eu sei que você está com preguiça (eu também estou!), mas por vezes é necessário. Vamos ao kit básico para você fingir, em cinco minutos, que não está querendo matar alguém por ter te obrigado à sair da cama:


♥ Primer. Acredite em mim: um primerzinho pode suavizar as linhas de expressão marcadas, dar uma homogenizada na pele, segurar a oleosidade e fazer você parecer bem melhor do que se sente. Ultimamente ando testando o da Primer HD da Vult e gostando! Ainda tenho que comparar mais com o Primer da Koloss, que é meu favorito até agora. Pule a base e passe só o primer para manter o rosto um pouco mais fresco por mais tempo.

Corretivo iluminador nessas olheiras. De preferência, um que tenha fundo amarelado para contrabalancear o rosado ao redor dos olhos - se o seu corretivo tiver um fundo rosado, só irá acentuar o problema ao invés de disfarça-lo. Sou apaixonada pelo corretivo mousse Cover-Up da Duda Molinos

♥ Máscara, por favor. Uma de cor bem pretona, para deixar o branco dos olhos mais branco em contraste. Escolha uma fórmula resistente à água que dê um efeito natural, só o suficiente para abrir o olhar. A que estou usando bastante atualmente, e amando, é a Volumer Glamour, da Bourjois

♥ Uma cor nos lábios sempre vai bem. Seja em forma de gloss ou batom, escolha uma que seja neutra, mas que acrescente cor ao seu rosto inteiro. Particularmente despretensiosamente dos tons de pêssego, por serem naturais e despretensiosamente românticos. 

Se você vai de blush ou sem blush, depende um pouco de como sua pele reage com o resfriado. Por vezes, eu posso ficar vermelha como o Sr. Caranguejo. Noutras, sou uma filial das vistas do Pólo Norte. Se estiver no primeiro grupo, prefira pular o blush - talvez um bronzer lhe caia melhor, se quiser acrescentar dimensão ao rosto. Do contrário, um tom de pêssego é universalmente favorável e irá dar um toque de saúde extra na aparência. 



Desejo muita saúde à todas! No entanto, se você estiver no mesmo barco que eu... melhoras, e espero que o post tenha sido, de alguma maneira, útil! 

Comente com o Facebook:

20 comentários

  1. Adorei!
    Com esse tempo maluco, sortuda é quem conseguiu escapar de um resfriado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, estou exatamente do mesmo jeito.. desde terça feira sem sair de casa :~

    ResponderExcluir
  3. Amo seus post e como citei no twitter leria tudo o que vc escreve sem pensar 2 vezes! Amei as dicas! bjo #melhoras

    ResponderExcluir
  4. Maaaa eu te amo..hauhauha(super profundo)
    Sério virei fã mesmo, vejo seus vídeos quase todo dia(a 1 ano)e este é meu primeiro recadinho!!!rsrs
    Bom vc é minha inspiração e estimulo pra me maquiar todo dia...sempre me animo depois dos seus vídeos...Tb estou resfriada e eu adimiro o seu jeito de compartilhar "sem frescuras" o dia-a-dia de uma garota normal!!!
    Um beijo, muito sucesso e melhoras flor!

    ResponderExcluir
  5. Melhoras.. apesar de não estar gripadinha adorei todas dicas! =*

    ResponderExcluir
  6. Foi muito, muito útil Mari!!! Eu tou aqui morta de gripada... Quase morrendo mesmo... Parece q qnto mais passa o tempo, mais agente fica doente né naum? ouvir dizer lá pela minha faculdade q qnd a gripe parece pior é pq está indo embora!!! bom se for assim amanhã vou acordar ótema!!!kkkk
    Bjus,
    LeLe:)
    Blog: www.conselhosdamamy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Somos duas Mari !!
    Meu nariz e meus lábios pedem SOCORRO !
    Sabe como estou passando as minhas tardes ??
    Deitada na minha cama tomando um chá de camomila e vendo filme. (Estou vendo HP =D)
    Melhoras para nós duas =D

    ResponderExcluir
  8. Com esse tempo não há corpo que resista! rs
    Melhoras Mari!
    Amei o post!
    Bjs.

    Tem sorteio de maquiagem NYX e Jordana rolando lá no É Fácil Ser Bonita!
    www.facilserbonita.com

    ResponderExcluir
  9. Mari, não estou gripada(ainda), mas adorei as dicas, tenho certeza que me ajudaram num futuro não tão distante, pois com esse tempo doido...rsrsrs.
    Gostei muito das dicas dos hidratantes pois mesmo não estando gripada acho que me ajudaram, minha pele normalmente é oleosa mas sabe quando em algumas partes ela insiste em ficar seca?

    Mari sua querida, espero que você melhore logo...te desejo boa sorte com a gripe!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Até resfriada teu post sai muito bom, amo o jeito que você escreve, sem medo de escrever o post completo. A verdade é que muitos blogs acabam diminuindo o tamanho dos posts porque muita gente não lê se tiver mais de dois ou três parágrafos. Preguiça é uma coisa de doido...
    Bjos e melhoras, porque ficar resfriada ninguém merece, né?

    Mari
    http://pequenosretalhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Graças à Deus não estou resfriada, mais com esse tempo maluco, salve-se quem puder.

    ResponderExcluir
  12. Bah, Mari! Pior que é bem assim mesmo! Tu está lá, podre num cantinho, querendo só dormir e tem que trabalhar, estudar, etc. É barra! :/
    Essa semana eu fiquei gripadérrima durante um dia e meio apenas, mas a intensidade foi equivalente a uma semana inteira! Tenho uma pele atópica, então tu pode imaginar que nem lencinho de seda ia resolver meu problema de assadura no nariz! hehe! Ficou o ó! Tive assadura até na palpebra...e gripada só por um dia e meio! Haja hidratante e hipoglós nesse mundo! hahaha!

    Te desejo melhoras, querida! Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, post certo na hora certa! Hoje acordei resfriada e decidi entrar no seu blog. Acabei me deparando com este texto que me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  14. Ai, torço para que você melhore... peguei uma gripe muito feia em julho/agosto também e não conseguia fazer nada por semanas. Eu recomendo que você descanse e durma muito!

    Melhoras!

    ResponderExcluir
  15. Mari, obrigada pelas dicas (eu estava precisando mesmo ler um post assim!) e melhoras para você ♥
    Ultimamente o clima da minha cidade está me maltratando muito e essa mudança de temperatura repentina maltrata, principalmente, meu nariz e aí já viu!

    ResponderExcluir
  16. Melhoras pra vc, Mari! E valeu pelas dicas, muito úteis ;) Adoro muito seus posts aqui no blog! Queria pedir pra vc fazer um post com dicas de manicure/pedicure. Não sobre esmaltes ou nail art, mas sobre coisas como cremes pra mão, esfoliação dos pés etc.. Iria ser bem legal :)

    Beijos enormes, flor!

    ResponderExcluir
  17. Olá ! (:
    Já vai algum tempo que te sigo no youtube e agora descobri que tens um blog portanto, segui *.*

    Adoro os teus vídeos e acredita que me ajudam bastante.. eu sou de portugal e tenho 17 anos.
    e queria saber se tens algum vídeo a explicar como se coloca lápis preto no olho, eu comprei um que se chama "crayon automatique waterproof yeux" mas eu não sei meter :$ (sim tenho 17 anos mas não costumava meter maquilhagem e sou um nabo naquilo), se tiveres algum vídeo com isso podes meter-me num comentário ao blog ? :$ obrigadaa.. e desculpa o incomodo

    ResponderExcluir
  18. Muito útil pra quem tem rinite e vive atacada como eu! Rsrsrs... mas nesse clima louco de São Paulo, ninguém escapa da gripe, né?
    Valeu pelas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Mari, vc doentinha deve ser a coisica mais fofa do mundooo nho nho nho *-* mas nao estou dizendo q desejo isso pra vc ta?so fiquei aqui pensando kkkk fico super manhosa qnd doente, só querendo carinho (principalmente da mamãe) e caminha,maaas,as vezes quase sempre isso é impossibilitado =( achei as dicas super legais, e pode ter certeza de q vou aderir a elas nos meus proximos dias de manhosisse e gripisse,mas espero q eles demorem muuuito a vir =/ bejim bejim florzinha saudadezonaaaas
    BY HISINHA1012
    P.S: desconsidere esse blog q criei a anos em um momento negro

    ResponderExcluir
  20. Hahahaha adoreeei as dicas! \o/ Eu sobrevivi sem resfriado, mas quando tiver um (espero não ter tão cedo) vou seguir suas dicas!

    Beeijão Marizinha!
    Espero que já tenha melhorado...=))

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.