20 agosto 2011

De pele desidratada à pele feliz em quatro passos

Oi todo mundo!

Esse post deveria ter sido feito antes, porque não há tempo mais inapropriado para ele do que hoje! Apesar das semanas sem fim e sem chuva que tivemos em São Paulo esse mês, hoje deu até trovoadas por aqui. No entanto, como essa umidade extra não durará por muito tempo (e como o resto do país ainda continua sofrendo com a secura), decidi fazer um post que, espero, ajude esteticamente quem está sentindo na pele - literalmente! - os problemas do tempo.



Primeiro Passo: Hidrate-se de dentro para fora  

Talvez isso possa parecer óbvio, mas o fato é que muitas não se hidratam como deveriam: especialmente porque não bebem água o suficiente. Acredite em mim, nenhum hidratante, por melhor que seja, irá fazer efeito algum se você não se cuidar de dentro para fora... por mais clichê que isso possa soar.

Não consigo entender, mas algumas pessoas simplesmente não gostam de água. Se esse for o seu caso, sugiro sucos, de preferência naturais, mas vale até misturar os de pózinho com água. O importante é constantemente colocar líquidos saudáveis para dentro do seu corpo, para mantê-lo em equilíbrio.


Segundo Passo: Hidratação potente 



Deve-se aliar uma hidratação exterior com a interior, logicamente. Mesmo que você tenha a pela oleosa, não se engane pensando que ela não ficará desidratada: muito pelo contrário! Se você já não tem o hábito de hidrata-la constantemente, pode ser que ela fique com aparência de ameixa seca e ao mesmo tempo sua pele pode tentar combater a situação produzindo mais óleo. Em outras palavras, é uma situação onde não se ganha nada. 

Alguns dos meus hidratantes preferidos e potentes para o inverno são:

(Note que todos os produtos listados aqui são os que eu já testei e aprovei. Logicamente há outros no mercado!)

Pele oleosa-mista (estão listados em ordem crescente de poder de hidratação)

~Procure por produtos que sejam oil-free (livres de óleo) e não-comedogênicos (que não entopem os poros). As fórmulas em gel, gel-creme e fluído são as mais indicadas.~


Pele norma-seca (estão listados em ordem crescente de poder de hidratação)

~Você ainda tem a opção de, caso necessário, usar um sérum hidratante por baixo do seu creme hidratante normal, caso precise de uma energizada extra.~

Hidratante Facial 24horas Revitalizante de Rosa Mosqueta ~ Korres]
♥ Hidratante Aquaporin ~ Eucerin
Creme Hidratante Angélica ~ L'Occitane

Quando NADA mais resolve e a situação já está critica, começando até a surgir descamações, eu sugiro² o Fisiogel A.I. Existe a versão em creme, para peles secas, e a fluída, que encara bem as peles mistas. Ele conta com a ação anti-inflamatória e faz milagres. Sempre tenho um frasco do fluída em casa, porque é maravilhoso também para pós-depilatório, áreas machucadas, queimaduras de sol e alergias.



Terceiro passo: Máscara Hidratante 

Eu ADORO uma boa máscara para a pele! Além de potencializar o uso do hidratante, ela pode ser uma boa para quem já está naquele estado que se coça inteira.

Para àquelas que preferem algo pronto, recomendo a Máscara de Rosa Mosqueta da Korres, a Máscara Facial Immortelle da L'occitane e a Máscara Renovadora da Tracta. Já para quem curte um DIY, ai vai uma receita simples que eu costumo fazer em casa:

♥ 2 colheres de sopa de mel (orgânico é o melhor, mas use o que tem em casa)
♥ 1 colher de sopa de iogurte natural sem sabor

*Extras: pode colocar uma colher de sopa de aveia se quiser adicionar mais textura sem colocar algum ingrediente muito abrasivo!*

É só misturar e aplicar no rosto recém lavado e seco. Deixe agir por 20 minutos e fica uma belezura! Ainda tenho que fazer vídeo sobre ela... Se o seu caso estiver particularmente problemático, sugiro aplicar a máscara até 3 vezes por semana.


Quarto passo: Manutenção e o "porque eu não falei para esfoliar a pele" 

Vamos começar respondendo a pergunta do "Por que eu não falei para esfoliar a pele?". Simples: sua pele está frágil e provavelmente mais fina devido ao frio. Esfolia-la nesse estado poderia arranha-lha de uma maneira que te causaria muito mais problemas. Por isso, é melhor - ao menos no período de crise - evitar esfoliantes, especialmente os mais agressivos.

Para ter certeza que você não voltará à parecer alguma fruta que pudesse ser encontrada em um panetone, tenha certeza de continuar com os cuidados sempre, diariamente (apesar reduzindo a frequência da máscara).



Espero ter ajudado em algo e cuidem-se nesse finalzinho de inverno!




Comente com o Facebook:

17 comentários

  1. ADOREI AS DICAS.VOU TENTAR SEGUIR.SOU MEIO PREGUIÇOSA PARA HIDRATANTES.

    ResponderExcluir
  2. Ah Mari! Adorei esse post... Foram informações muuuito boas que vou passar a levar em consideração mais agora... #partiuprahidratação! hihihi
    Beijos!

    Seu blog ta muito bom viu... e youtube nem precisa dizer q eh o melhor canal neh.. ^^

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, Mari!!! :)
    Esta máscara que vc faz não dá espinhas neh?! Ia adorar um video com maiores detalhes sobre ela.
    Lembra um video que vc fez uma máscara de argila?? Onde posso comprar aquelas colheres medidoras?
    Minha pele tem sofrido com este frio, mas não relaxei com a hidratação. Eu só não sei mais o que passar nos lábios. Tem alguma sugestão?? Comprei o Ceralip (La roche), mas não surtiu muito efeito. Vc conhece algum hidratante labial melhor?

    Beijinhos e bom fds!!

    ResponderExcluir
  4. @Leca Suzuki

    Leca, tente comprar Bepantol (é uma pomada para bumbum de neném...) e passar uma camada grossa nos lábios antes de dormir. Fica branco, mas hidrata muito.

    Fora isso, a máscara não me dá espinhas não! E você encolha colheres medidoras daquelas em qualquer mercado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari! Adorei as dicas.. e uma coisa que você diz, e que todo mundo sempre leva no clichê mesmo, é a água; depois que comecei a tomar com mais frequência notei um diferença não só na pele, mas no organismo todo :) Enfim, adorei todas as sugestões e vou testar esta receita da máscara.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Já testei essa máscara da Clinique, que você postou a foto, no quiosque. É perfeita *_*
    Só não comprei porque o preço dela não é muito amigo, hahaha.

    Esse post veio em boa hora, já que eu tô com a pele super irritada/ressecada pelo tratamento pra acne. Já tem 3 dias que não uso o medicamento de tão feio que tá =/
    Vou testar essa máscara de mel e iogurte \o/

    Beijo :*

    ResponderExcluir
  7. Oi mari... Adorei seu primeiro comentário, BEBA ÁGUA!

    Eu tinha um problema com acnes que estava começando a me preocupar, fui a um dermatologista e ele me disse que eu tinha que beber bastante água (o que não tinha o hábito de fazer) antes dele me recdeitar remédios e tratamento... e funcionou muitoo! Fiquei mega feliz, até porque existem alguns remédios pra acne que tem efeitos colaterais muito fortes e estava assistada quanto a isso. Mas resolveu. Amei o seu post, mas o difícil é seguir uma rotina, né?? sou meio preguiçosa (tá, muito preguisoça). E fiquei mega feliz e saber que você fez um blog!
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  8. Oii Mari adorei as dicas .. Amo seu blog ! To te seguindo.. se puder retribuir agradeço!

    Beijinhoos..

    http://tluisla.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ameiii todas as dicas!
    O blog tá cada vez melhor!
    Parabéns, Mari!
    Bjs
    Tem sorteio rolando lá no Fácil Ser Bonita!
    http://www.facilserbonita.com/2011/08/sorteio.html

    ResponderExcluir
  10. Nossa... eu odeioo vídeos de youtube, mas vi os seus e AMEEI, você é muito fofa e simpática, e sua voz é linda =) aí vim conferir o blog e fiquei feliz, porque também tenho inspirações japonesas, gosto de metal e adooro coisas de mulherzinha, amo ler e também quero seguir jornalismo... haha (:
    ameei seu blog *-*

    ResponderExcluir
  11. Que felicidade esse post, mari. Adoro ler sobre cuidados sobre a pele, porque a minha é muito difícil. Tenho a pele muito oleosa e só uso coisas oil-free... mas não hidrato (além da região dos olhos) vc acha necessário? e esses produtos que vc recomendou não podem entupir os poros? vou tentar!

    Gostei que vc comentou no meu blog tbm!<3 vc é muito fofa! Que bom que vc conheceu a chacona do bach, e eu acho que ela não é nem TÃO famosa assim. Fico feliz quando as pessoas gostam desse tipo de post, pq às vezes eu tenho medo de errar o público alvo do blog e por isso não faço tantos posts assim.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. ah, ótimas dicas! aqui em brasília está MUITO seco mesmo!

    www.tofucolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Viiixxxen adooro o seu canal!!!
    tenho 4 perguntinhas!!:
    *com que endereço,ferramentas,ou melhor,como você fez um blog tão lindo?? quero detalhar mais o meu.

    *Posso publicar os seus videos como dicas para as minhas leitoras??

    *No blog,as vezes eu falo que tenho saudades de vc q vc é muito querida.....posso fazer isso??rrsrs

    *vc publica muuito o meu blog??? por favor!!
    quero ter um blog de sucesso!
    eu queria pedir pra vc seguir o meu blog e tambem comentasse! me ajuda por favoor!!
    olha ele diariamente,ok??

    por favooor me responde. preciso dessas respostas.
    bjmmssss!! s2
    o blog é:www.garotasitgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. @Nereida

    Oi Re! Aaaah, eu adoro seu blog! Não comento mais porque sou relapsa mesmo, desculpe! ;-;

    Eu acho bastante necessário hidratar porque é a chave principal, só perdendo para protetor solar, para prevenir o envelhecimento precoce da pele. Além disso, mesmo na pele oleosa, ela pode ter tendência á MAIS oleosidade se você não usar um hidratante.

    O chato é que, pelas primeiras duas semanas, sua pele pode "estranhar" ser hidratada, se ela nunca foi antes. Meu maior conselho iria ser usar o hidratante Dramatically Difference Moisturizing, a versão em Gel, da Clinique - ele é o único que eu usava quando minha pele pingava óleo. Outra opção seria o da linha Visage Young, da Nivea, que é mais em conta e tb tem um resultado interessante... (e as duas não testadas em animais, claro!).

    E por mim você faria MUITO mais desses posts de música clássica! ♥

    ResponderExcluir
  15. Nossa Mari bem elucidativo esse seu post, eu gostei muito do vídeo que você fez ensinando como fazer a máscara de argila, você poderia fazer dessa também! Até que enfim alguém me deu um explicação razoável sobre o porquê de não esfoliar a pele no inverno.Cai nessa besteira e minha pele ficou meio machucada e por causa disso fiquei meio com medo de passar qualquer outra coisa com medo de piorar, conclusão: minha pele do rosto está péssima, já até marquei dermato, no entanto, agora entendi. =)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Mari... Eu não canso de ler sobre os assuntos que aborda.. Hoje tive mais tempo e li todo seu blog.. Aprendo muito com você e me sinto muito feliz! Você é extremamente carismática.. Gostaria de agradecer! Muito obrigada por ser essa menina tão dedicada em tudo o que faz! Bjinho

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.