18 agosto 2011

10 das Minhas Inspirações de Estilo

Oi todo mundo!

Várias meninas pedem mais vídeos de moda no Youtube e, como ainda não consegui me dedicar o suficiente ao projeto de realmente faze-los com maior frequência, o blog será uma ótima ferramenta para dividir um pouco mais das minhas aventuras e inspirações nesse campo. Ou, ao menos, assim espero!

Aqui vale dizer que moda, para mim, é muito mais do que tendência, do que conhecer tendências. Moda é história, é arte, é criação pessoal e, portanto, subjetiva do artista e de quem usa a peça. Moda ainda é social, é criatividade, é muito mais do que um conjunto dado por uma revista ou por aqueles que ditam o que está in ou out. É linguagem em uma forma performática, é arte que se pode colocar sob o corpo.

São palavras de uma apaixonada, coisa que sou muito. Não estou interessada em ser edgy e pouco me importa se o que eu gosto de usar virou "oh, so last season!" para alguns. Embora eu pudesse escrever aqui um post acadêmico sobre moda, deixaremos isso para outra ocasião em que espero dividir com vocês alguns livros muitissimo interessantes e que abordam o assunto de pontos de vista semióticos, linguísticos, sociais, filosóficos e históricos.

Vamos, então, focar o assunto um pouco mais em estilo e menos no conceito mainstream de moda. Estilo - na minha definição pessoal, ou seja, que pode ou não ter algo a ver com a definição de cada um e muito menos com a do Aurélio - é o conjunto que se forma baseado nas suas inspirações, na mensagem (olha a linguagem aqui!) que você deseja passar, no que você admira esteticamente e também na sua maneira de se expressar. Nada te obriga à se prender apenas em uma visão, especialmente porque ninguém aqui só tem uma face. O grande "x" da questão, para mim, é conseguir encontrar uma harmonia entre os elementos que passe um pouco do seu estilo (naquela definição que fiz acima).

Visto que estilo tem muito a ver com o que você admira, decidi fazer esse post e dividir com vocês 10 inspirações que eu tenho na composição do meu estilo! Infelizmente, nos meus vídeos de outfits, ainda não tive a oportunidade de mostrar algumas facetas minhas, mas as oportunidades sempre virão... Espero que se divirtam lendo e, quem sabe, se animem à fazer uma coletânea de suas próprias inspirações!



♥ EGL ♥ 


Misako Aoki para Baby, The Stars Shine Bright

EGL significa Elegant Gothic Lolita. Agora, vamos primeiro de tudo deixar claro que o lolita no nome não tem nada, nada, NADA a ver com o livro do Vladimir Nobokov e suas adaptações para filme. Qualquer um que conheça a moda sabe que não tem nada a ver com pedofilia, nem fetiche, muito menos busca qualquer sexualização. Muitissimo pelo contrário! A única coisa que ambos dividem é o nome, e apenas porque provavelmente as japonesas acharam que o som da palavra era fofinho.

Lolita é uma moda urbana japonesa surgida no final dos anos 80 e baseada nas roupas usadas pelas mulheres nas Eras Victoriano, Rococo e ocasionalmente na Eduardiana. O grande foco do estilo é uma aparência elegante, de jovem dama. Existem regras claras de que deve-se evitar mostrar o máximo possível de pele, pois é uma moda voltada para a feminilidade, e não para transformar a mulher em um símbolo sexual. Saias devem atingir os joelhos e decotes não são grandes.Também não envolve a infantilização, e sim a elegância que existia nesse período, aliado com o requinte e a elegância histórica, mesmo que os temas de diversas prints (estampas das roupas) possam ser baseadas em temas como histórias infantis, contos de fada e etc. Não é uma fantasia, nem um cosplay, e sim uma moda para ser usada diariamente! Existem diversos sub-estilos e os que sigo mais a rigor são o classical e o sweet, especialmente combinados em um sweet-classic.

Não utilizo muito outfits completos durante o dia a dia pela impracidade de andar de transporte público com eles, embora use bastante as peças de forma casual no dia a dia (mantendo os princípios). Quando uso EGL, me sinto como se estivesse sendo uma heróina do meu próprio conto de fadas. Logicamente pessoas podem comentar na rua, achar estranho, algumas nem sequer entendem. Mas eu sei como me sinto e isso é tudo que importa.

Misako Aoki posando para a Baby, The Stars Shine Bright (minha marca favorita! E, Deus, COMO EU QUERO AINDA COMPRAR ESSE VESTIDO!)

♥ Otome ♥ 

Fonte: blog da ETC, loja de Nagoya

Otome é outra moda urbana japonesa, embora bem menos excêntrica, por assim dizer. Otome basicamente envolve roupas fofas, que até poderiam ser somadas à um outfit EGL, mas não possui regras e nem uma silhueta típica. Shorts, calças, saias, vestidos, comprimentos longos, curtos... vale tudo, mas tudo é fofo e feminino! Vocês claramente conseguem enxergar nos meus outfits já postados em vídeos essa inspiração!

Os blogs da marca Emily Temple Cute de Nagoya e de Kyoto são minha maior fonte inspiração para esse estilo.

Fonte: blog da ETC, loja de Nagoya

♥ Grace Kelly ♥ 


Atriz e, mais tarde, princesa de Mônaco, Grace Kelly é um dos meus ícones de moda. Elegante, feminina, apropriada e a personificação de tudo que adoro dos anos 50. Sempre que desejo me sentir extremamente mulher, feminina e glamorosa, recorro aos ensinamentos da princesa Grace.

♥ Marilyn Monroe ♥ 


Há. Há. HÁ! Por essas vocês (talvez) não esperavam! Mas Marilyn é minha musa mor no que diz respeito à uma mulher sensual. Ela tinha essa beleza estonteante e ao mesmo tempo uma fragilidade nela que a faziam se tornam ainda mais poderosa. Quando o assunto é ser sexy, não existe quem consiga superar a Marilyn para mim. Adendo à isso, o corpo dela para mim era perfeitamente feminino: não exageradamente voluptuoso, mas cheio de curvas que ela sabia valorizar como ninguém. Ah, Marilyn... Goodbye, Norma Jean...


♥ Pinky L ♥ 


Me deparei com ela pela primeira vez através do Lookbook, mas também comecei a seguir seu blog depois. Uma chinesa muito fofa, que sabe usar inspirações românticas, com um toque de vintage e um ar de menina que simplesmente me deixam querendo saber chinês, ser amiga dela e ir para a China só para ter seus conselhos para fazer compras!

Não coloquei fotos aqui por não ter a permissão dela... mas aconselho muito que vejam o blog e o Lookbook!

♥ Pixie Late ♥ 

Ela eu vi pela primeira vez no Daily_Lolita, um fórum do Livejournal voltado para que as meninas que gostam de EGL possam postar seus outfits e receber críticas construtivas (e dividir, claro!). Me apaixonei pelas criações dela! São fantásticas, mesmo! E o guarda-roupa dela é um dos meus sonhos de consumo hehe

Recomendo checar o flirck dela, mas o Lookbook também existe. Novamente, como é uma pessoa, não colocarei fotos aqui por não ter a permissão dela.

♥ Katy Perry ♥ 


Apesar de, como já sabem agora, eu adorar heavy metal, eu adoro escutar Katy Perry! Claro, como já disse naquele post, acho que ser eclética só pode trazer coisas boas... uma delas é minha inspiração na Katy.

Seus outfits são divertidos, coloridos, com um toque pin up e ao mesmo tempo todo um jeito de que ela é um cupcake ambulante com roupinhas justas hehe Simplesmente adorável! E, sim, as vezes os outfits dela saem muito estranhos, mas ela não tem medo de seguir sua própria cabeça e, quando acerta, o resultado é mágico.

♥ The Clothes Horse ♥ 

Outra blogueira (que, por tanto, não terá foto aqui por causa de todo o lance de eu não ter autorização...)! Dessa vez, uma fonte perfeita para visuais femininos e vintages. Cheque o blog dela, pois vale a pena!

♥ Betsey Jonhson ♥ 

A própria Betsey


As criações mais do que o estilo da criadora em si, mas ela por si só também! Se navego pelo site oficial e loja online, eu desejo tudo que está por lá (mas, por certos motivo$$$$, não rola...); é um estilo tão autêntico, feminino, divertido... e cheio de GLITTER! Olha, posso não usar muito glitter em maquiagem, mas por mim todas roupas merecem uma dose extra de bling bling! E a própria Betsey é uma figuraça, como dá para ver em qualquer entrevista. Energética, alegre e dinâmica, como seus designs.
Preciso desses sapatos na minha vida!!! E desses vestidos! Alguma milionária ai gosta de mim???

♥ Doe Deere ♥ 

Blogueira e dona da LimeCrime Cosmetics, tenho minhas suspeitas de que ela realmente seja um unicórnio separado do bando ao nascer e se transformou em ser humano. Os outfits dela me fazem chorar glitter! Veja o blog dela, especialmente a parte do Style Diary, e entenda o que eu digo...



Comente com o Facebook:

29 comentários

  1. Mari, Mari!

    Eu adorei tu ter compartilhado isso...descobri de onde vêm tantas coisas que eu uso e adoro! Sério!! Tem tanta coisa que se pode extrair de um estilo né? E mais ainda (maaaaaais importante)a leitura que cada pessoa faz desses elementos! Enfim, há muitas possibilidades! Eeee! Me empolguei!

    ResponderExcluir
  2. Você é incrível! e mesmo sem te conhecer posso dizer que além de admirar também adoro você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ai Mari, você é TÃO fofa e todos esses estilos combinam muito com vc e com a sua personalidade. Pena que o meu corpo está meio distante do que você considera bem feminino - tenho muito volume. tipo,MUITO! Hahaha

    Meu sonho era ter um pouquinho menos de bumbum, de peito e coxa porque daí tudo isso que eu acho LINDO ficaria legal em mim também. :(

    Adorei seu blog! ;*

    ResponderExcluir
  4. @Tamara

    Ah flor, claro que é feminino ter um monte de cruvas! Não é porque o corpo da Marilyn é meu ideal que eu não consiga ver beleza e feminilidade nos demais ^^ Existe beleza em todas e todos!

    Aceite-se como você é, e tenho certeza que tudo que você acha lindo ficará lindo em você ♥ Existem mil modos de incorporar uma determinada inspiração: você só tem que encontrar o que funciona melhor para você! ^^

    ♥ Tenha certeza que você é linda e perfeita como você é.

    ResponderExcluir
  5. Eu fico tão feliz de achar uma blogueira que gosta das coisas japonesas, coreanas como eu *_____* Adoro as modas do Japão no geral, e sinceramente não consigo escolher uma preferida: decora, lolita, visual-kei, gyaru, fairies...Todas são interessantes <3

    ResponderExcluir
  6. Lindoooo! Parece aquelas bonequinhas de pano!!!Muitoo fofoo! Vc é Lindaaa !!!

    ResponderExcluir
  7. Mari, querida... Eu também adoro a moda lolita, a Katy e afins...
    Mas... Não querendo ser rude. D:
    A moda lolita surgiu no final da década de 70 e no início da de 80. Só para corrigir, desculpa. D:
    Pode até excluir este comentário depois.
    Mas de qualquer forma. Saiba que eu adoro os seus vídeos e vejo todos sempre!
    Você faz um ótimo "trabalho".
    Obrigado, bjs.

    ResponderExcluir
  8. @Andreza

    Andreza, ótimo ter outra amante de lolita por aqui!

    Embora a moda tenha começado a surgir nos final dos 70, as diretrizes do que conhecemos como lolita hoje só começaram de fato nos 80; mesmo old school, você só encontrará algo que REALMENTE pareça lolita à partir dos 80... Claro que isso vem até antes das brands (Baby veio só em 88, por exemplo), mas a moda como conhecemos realmente é dos anos 80...

    Claro que sempre podemos concordar em discordar, mas é assim que sempre vejo exposto em todas as fontes legais internacionais (lolita handbook e blogs bons, como o F*** Yeah Lolita, por exemplo...)

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, Mari. Adoro este teu estilo, romântica ("menininha"), mas ao mesmo tempo mulher (pelo menos eu vejo assim sabe, hehe). E ah, este blog está maravilhoso, venho aqui todos os dias :)

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de você , mas não sou milionária. Porém conheço uma costureira em Curitiba que os fariam iguais. rs

    ResponderExcluir
  11. O post foi uma aula e surpresa para mim, pois não sabia que a moda japonesa era tão autêntica. Já ouvi que a cultura japonesa (moda) estava sendo tragada pela cultura ocidental , mas particularmente a norte-americana. Ainda bem que não./ Eu sou seguidora de Grace Kelly e Jackeline Kennedy (esta pelo seu comportamento também). E confesso que fiquei BASTANTE surpresa quando li Marilyn Monroe, quase caí da cadeira hahaha.. O teu gosto por metal também.Beijo, Angela.

    ResponderExcluir
  12. Ei Mari, estou amando ler seus posts. Vc é muitooooo eclética... Gostaria de conhecer vc pessoalmente e ser sua melhor amiga... rsrsrs...
    Te adoro flor.
    :)

    ResponderExcluir
  13. Tenho a maior vontade de te desenhar de Lolita! ahhahaahahahahhaa =P

    ResponderExcluir
  14. Quee post tudo de bom! to começando a conhecer mais a fundo o estilo lolita agora e confesso que você é meio culpada disso tudo! ahsuhahusa, desse meu interesse.Adorei esse post! Gosto muito de rendas e gosto de me vestir com roupas que inspiram bastante feminilidade. Ótimas dicas de inspiração.Com esse post também deu para conhecer melhor suas inspirações nas make-ups e não só no estilo de se vestir ;)

    Beijão Mari!

    ResponderExcluir
  15. Ooooi, mari!! =]
    Queria dizer que adoro seu canal no youtube e agora também tô adorando o blog!
    Passei mal de vontade de comprar algumas roupas desse post...
    Eu queria, na verdade, te fazer uma perguntinha... Eu lembro de você falando que gosta muito da Zara (corrija-me se eu tiver errada), e eu também adoro!
    Mas depois de toda essa polêmica sobre a utilização de mão de obra análoga à escrava (vc deve ter lido sobre isso, né?), eu não sei se eu tenho mais coragem para comprar lá!
    O que você acha?
    Beijinhoos,
    Bebel

    ResponderExcluir
  16. @Bebel Diniz

    Bebel, obrigada pelo carinho e por me seguir! <3 Significa muito para mim...

    Sobre a Zara: primeiramente, tenho que dizer que essa história não é a única do gênero que se passa no nosso país. Infelizmente muita coisa é encoberta aqui, mas o fato de uma marca do porte da Zara estar envolvida me chocou, sim.

    Embora a dona da Zara diga que as pessoas responsáveis foram punidas, que irão ressarcir os trabalhadores, eu tenho uma postura de duvidar do que grandes marcas dizem. Não irei jogar fora nada do que comprei na loja, claro, mas minha postura no momento é que irei fazer minhas compras em outros lugares que não tenham seu nome ligado à uma prática desumana e cruel como essa.

    ResponderExcluir
  17. Lindas inspirações=) Eu gosto DEMAIS de cute-kei mas acho bom que não precisa necessariamente investir em roupas do japão, porque se acha em mais lugares.
    Também adoro várias coisas da Betsey Johnson<3

    Eu também me inspiro um pouco às vezes em filmes antigos. Adoro a Grace Kelly e a Doris Day!

    Ah, e fico feliz que vc conseguiu a saia! É preciosa!

    ResponderExcluir
  18. É tudo bem a sua cara mesmo, tipo...tudo tem uma delicadeza inteligente, da pra olhar pra todas elas(menos a katy pary) que além de mulheres lindas e de estilo bem delicado, elas transparecem uma inteligência incrível por optarem por usar coisas que a façam sentir bem!
    É aquela coisa: Eu sou mulher,delicada,bonita e inteligente, me visto assim porque me sinto bem!O que parece ter em comum em todas elas?o encontro do passado com o presente, o tradicional com o moderno,muito interessante ver história em visuais assim...afinal de contas...todas elas realmente contam história com a forma de se vestir!Amo a Gracy Kely, estilo único.Mari, acho seu estilo muito lindo, assim como você que é linda.Beijão amei o post

    ResponderExcluir
  19. Mari, primeiro, parabéns! Blog lindo.
    Adorei o post, só senti falta de Audrey Hepburn.
    Mari, será que vc tem alguma dica para me dar sobre vestidos de formatura nesse estilo mais romântico, delicado e elegante? Vou formar por agora e tô desesperada...
    Obrigada Mari, obrigada pelas dicas, por me apresentar a moda Lolita, pelas rotinas diárias com a pele, por me apresentar Avantasia,a lojinha Pokkuru....hehehehe...vc é minha guru Mari!

    ResponderExcluir
  20. @Tatiana

    Tati, uma delícia ler esse comentário cheio de carinho! Obrigada!!!

    Apesar da Audrey ser um ídolo maior para mim no que diz respeito à pessoa, eu devo dizer que o modo como me visto não é parecido com o dela; o minimalismo não é comigo! Logo, seria nada verdadeiro colocar ela nessa lista...

    Bem, a formatura será um vestido longo ou mais curto? :B A sua ou dos outros?

    ResponderExcluir
  21. Legal suas inspirações, Mari. Tudo isso me lembrou algo tipo Blair Waldorf, sabe? hehê.
    Olha, pena que só vi seu blog agora, adoraria ter comentado o post de HP (órfã também...) e das suas bandas, mas eu preciso falar rs: totalmente compartilho que NW era melhor com a Tarja. Não acompanho a banda mais há muito tempo...estou meio "Presa" nas músicas antigas. E Within Temptation também é uma das minhas favoritas, mas eu ainda não conheço Avantasia, vou tratar de conhecer! Você gosta de Epica, Mari?
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  22. Mari, é a minha formatura e o vestido é longo...tô sem idéias...

    Obrigada pela resposta!

    =)

    ResponderExcluir
  23. Viiixxxen,assim como vc sente amiga de alguem que as vezes nem viu,me sinto assim tbm.Por isso fico a vontade pra perguntar o que devo fazer pra encontrar um estilo quando já tentei demasiadamente e fico sempre me sentindo desfocada,feia...??Me ajude.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Oi, Mari! O difícil, infelizmente, é achar peças legais para compor esses estilos, principalmente o Lolita. :(

    ResponderExcluir
  25. Olá Mari,

    Vejo seu canal a alguns anos, e confesso que antes de vc não acreditava que olhos castanhos combinavam com maquiagem...vc nos abre um mundo de cores, delicadeza e feminilidade que muitas vezes duvidei que combinaria comigo, obrigada por acreditar em seus sonhos e compartilhá-los conosco, e muito obrigada por viabilizar minha maior conquista pessoal, aprender a fazer tranças embutidas!!! Um caminhão de bjos pra vc e sua família!

    ResponderExcluir
  26. Amei,o seu estilo é muito lindo,gostei do look da primeira foto do Otome *-* tem um ar de Branca de Neve,e esse vestido que a Misako usa na segunda foto é MARAVILHOSO!!,vi algumas fotos dos vestidos da Betsey Johnson e meus olhos brilharam de encantamento é um mais lindo que outro,agora eu te entendo Mari :D!!

    ResponderExcluir
  27. mari sempre assisto seus videos e quiria saber qual marca de bolsas japonesa são as suas bolsas

    ResponderExcluir
  28. Mari sempre assisto seus videos no youtube e queria saber qual marca de bolsas japonesa que você tem no seu armário

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 - marianasantarem.com.br - Todos os direitos reservados. LAYOUT E ILUSTRAÇÃO POR KÊNIA LOPES. PROGRAMAÇÃO POR SUGAR DANCE.